Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop

Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de ExteriorCentro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Exterior, VigaCentro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Interiores, Viga, Terraço, Corrimão, FlorestaCentro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, VigaCentro Dia Casa Comprida com um Engawa / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Mais Imagens+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1585
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Naomi Kurozumi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aica Kogyo Company, C.I. TAKIRON Corporation, SEKINO, TAKEMURA INDUSTRY, channel original
  • Arquitetos: Kentaro Yamazaki (YKDW), Kenji Nakamura
  • Projeto Estrutural: Shuji Tada Structural Design Office
  • Projeto De Instalações: Yamada Machinery Office
  • Projeto Luminotécnico: Bonbori Lighting Architects & Associates Inc
  • Projeto Paisagístico: Inada Landscape Design Office
  • Cidade: Yachiyo
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Exterior
© Naomi Kurozumi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Lembrando o que esquecemos através da arquitetura | "Casa comprida com um Engawa" é um centro de cuidados para idosos. O cliente, Sr. Ishii, é um cuidador que pratica um estilo de cuidado que permite às pessoas viverem suas vidas normalmente, mesmo com condições graves como demência. Ao projetar este projeto, o objetivo era criar um ambiente em que o envelhecimento não fosse pensado de forma isolada da vida cotidiana, mesmo com demência ou outra deficiência.

Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Naomi Kurozumi
Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Exterior, Viga
© Naomi Kurozumi
Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 27 de 27
Planta
Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Exterior, Viga, Janela
© Naomi Kurozumi

O terreno é longo e estreito na orientação norte-sul. A área de construção foi limitada pelas normas para construção em terrenos em desnível. Apesar das condições desfavoráveis, decidimos colocar um piso tipo varanda de 2,5 ken (4,55 metros) de largura em linha reta, recebendo a comunidade com a estrutura principal de madeira e uma varanda aberta que pode ser acessada de várias maneiras. O prédio contém espaços externos com três funções principais: um café e oficina para moradores locais, uma "sala de estar" para idosos e uma sala de tatame e banho que ecoam um tradicional hanare (quarto separado). Pequenas paredes e volumes foram inseridos para contrabalançar a estrutura monumental, criando uma dispersão de espaços pequenos, mas de escala humana.

Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Exterior, Viga
© Naomi Kurozumi
Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Viga
© Naomi Kurozumi

Uma atenção especial foi dada ao projetar os limites entre os elementos arquitetônicos através das janelas. Por exemplo, uma cama de uso diurno foi colocada perto da janela entre o café e o terraço, e as dimensões, acessórios e materiais foram selecionados para que as pessoas possam descansar seus corpos nos nichos, criando um ikata (modo de estar no lugar) que permite que as pessoas passem tempo com os outros, mesmo que estejam sozinhas.

Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Naomi Kurozumi

Com a cooperação de organizações locais sem fins lucrativos e da empresa do Sr. Ishii, este prédio está destinado a se tornar um lugar de pertencimento para muitos tipos de pessoas. Todos esperamos que ele se torne um espaço seguro para famílias monoparentais no bairro que precisam de ajuda ou para crianças que não estão frequentando a escola. Conexões estão começando a se formar entre idosos, pessoas com deficiência, crianças e outros vizinhos que se reúnem aqui.

Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Interiores, Concreto
© Naomi Kurozumi
Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Fachada
© Naomi Kurozumi

Para que a instalação se integre gradualmente à comunidade, o lago do jardim e a cerca de bambu foram criados com a cooperação dos moradores locais. Através de um workshop vivo, pudemos vislumbrar como pessoas de todas as esferas da vida podem compartilhar seu tempo neste lugar. A arquitetura se assemelha a uma ponte ou a um templo. Ao assistir as pessoas sentadas no alpendre desfrutando de seus onigiri (bolinhos de arroz), parece que esta arquitetura é um lembrete de algo importante que o Japão moderno perdeu.

Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Fotografia de Exterior, Viga
© Naomi Kurozumi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yachiyo, Chiba, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Dia "Casa Comprida com um Engawa" / Yamazaki Kentaro Design Workshop" [Long House with an Engawa Senior Daycare Center / Yamazaki Kentaro Design Workshop] 07 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004723/centro-dia-casa-comprida-com-um-engawa-yamazaki-kentaro-design-workshop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.