Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos

Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores, Viga, CorrimãoOden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores, DormitórioOden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores, MesaOden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de InterioresOden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Mais Imagens+ 24

Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos: 0E1 Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roberta Gewehr
  • Arquitetos Responsáveis: Ana Cristina Castagna, Anna Carolina Manfroi, Gabriel Giambastiani, Mario Guidoux
  • Programa: Academia de Jiu-Jitsu
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Roberta Gewehr

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Oden Jiu-Jitsu Academy foi encomendada por um cliente que procurava um espaço de para prática da arte suave mais inclusivo e diverso. O projeto da academia é inspirado nos aspectos culturais e ritualísticos do esporte, criando um ambiente único e inspirador para atletas de todos os níveis.

Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Roberta Gewehr
Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa
© Roberta Gewehr
Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Imagem 26 de 29
Planta - Térreo
Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Roberta Gewehr

Uma das características mais notáveis da academia é o seu sistema de iluminação difusa. Essas "paredes de luz", como as chamamos, são formadas por superfícies de policarbonato translúcido com iluminação embutida e emitem uma luminosidade uniforme por todo o espaço, criando uma atmosfera acolhedora e convidativa. As paredes de luz exigiram um processo de montagem complexo, usando montantes de madeira verticais posicionados a cada 90 cm para criar um espaço livre na parte interna para instalação de LEDs. Além disso, foram projetados dois tipos de aberturas para o espaço: uma porta corrediça de policarbonato com armação metálica e iluminação interna para a área do tatame, que se integra à superfície quando fechada, e vão aberto para os vestiários.

Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Roberta Gewehr
Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Imagem 27 de 29
Planta - 2° pavimento
Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Roberta Gewehr

Este projeto buscou traduzir os rituais da prática do jiu-jitsu em espaço físico e, portanto, estabeleceu um caminho pelo qual os praticantes atravessam três ambientes de iluminação distintos. Começando do lado de fora, os atletas entram no dojo através de uma entrada de vidro, que proporciona uma conexão com o exterior. Em seguida, eles se movem ao longo do térreo, ao lado da área do tatame, guiados pela luz natural e pela parede de luz. Conforme sobem as escadas para o mezanino, a iluminação é reduzida, criando uma atmosfera mais focada e introspectiva. O mezanino apresenta uma caixa coberta de policarbonato retroiluminado, que abriga os vestiários, de onde os visitantes saem como atletas. Ao voltar para o térreo, o percurso passa por trás da parede de luz e chega ao tatame pela porta retroiluminada.

Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores, Armário
© Roberta Gewehr
Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Roberta Gewehr

A área do treino é projetada para acomodar várias sessões de treinamento simultaneamente, com aulas para grandes grupos no térreo e sessões individuais no mezanino, onde uma área de lounge oferece um espaço para os atletas relaxarem e socializarem antes e depois do treino, promovendo um senso de comunidade e pertencimento.

Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Imagem 28 de 29
Corte perspectivado

As paredes da academia são preenchidas por obras de artistas locais, criando um ambiente visualmente estimulante que adiciona uma riqueza cultural ao espaço. As exposições irão variar ao longo do tempo, proporcionando uma experiência dinâmica e em constante evolução para atletas e visitantes.

Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Roberta Gewehr
Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Roberta Gewehr

A Oden Jiu-Jitsu Academy é um centro para entusiastas de  e de cultura em geral, contribuindo positivamente para a comunidade. As "paredes de luz", compostas por superfícies de policarbonato translúcido com iluminação embutida, emitem uma luz difusa, resultando em um ambiente bem iluminado e acolhedor. A simplicidade da aparência externa desses divisores contrasta com a engenhosidade da montagem dos elementos, proporcionando uma experiência verdadeiramente única para os visitantes.

Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa
© Roberta Gewehr

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Oden Jiu-Jitsu Academy / 0E1 Arquitetos" 13 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004545/oden-jiu-jitsu-academy-0e1-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.