Escola La Croze / rue royale architectes

Escola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Exterior, FachadaEscola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão, PilarEscola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEscola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, CadeiraEscola La Croze / rue royale architectes - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos Responsáveis: rue royale architectes
  • Cidade: Billom
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Escola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Vladimir de Mollerat du Jeu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira intenção é integrar o projeto o máximo possível ao seu contexto. Neste caso, não se tratava apenas de abordar as especificidades de um terreno, seus vizinhos ou sua topografia, mas de abri-lo para o entorno e materializar uma mensagem sobre o lugar e o papel da escola na cidade. Com isso, o projeto se torna um elemento significativo e estrutural da vida comunitária, acolhedor e aberto. A escola "aberta" é uma ferramenta educacional que treina as crianças para se tornarem cidadãos do futuro.

Escola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Vladimir de Mollerat du Jeu

A escola é construída no declive, aproximando-se o máximo possível da topografia do terreno. Um térreo constituído por dois "meio-níveis" se eleva da parte inferior e horizontal do terreno. O andar superior é perpendicular a ele, absorvendo a diferença de nível e minimizando as terraplanagens necessárias. A escola está imersa na natureza que, neste contexto, é generosa e eclética. Ela oferece uma ferramenta de ensino formidável. Por isso, a arquitetura se funde à paisagem graças à várias características adicionais como os terraços verdes semelhantes a um prado, a horta e o pátio com árvores.

Escola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Vladimir de Mollerat du Jeu
Escola La Croze / rue royale architectes - Imagem 16 de 21
Planta - Térreo

Do ponto de vista técnico, o projeto utiliza dois materiais principais: concreto e madeira. A equipe como um todo estava comprometida em utilizar materiais regionais, escolhendo o concreto bruto e a madeira local certificada BTMC (Bois des Territoires du Massif central). A abordagem BTMC visa promover variedades locais de madeira e as empresas que as produzem, garantindo sua origem, rastreabilidade e manejo sustentável das florestas, além da qualidade do processamento e uso. Toda a cadeia de produção, processamento e construção está envolvida e é analisada. Com este projeto, o contratante atuou como embaixador da marca BTMC. 

Escola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Cadeira
© Vladimir de Mollerat du Jeu
Escola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Vladimir de Mollerat du Jeu

O térreo é feito de concreto jateado a partir de agregados locais. O andar superior apresenta estrutura e paredes de madeira, pilares mistos de madeira e metal, vigas de madeira laminada colada, lajes CLT (madeira laminada cruzada) e revestimento em pinho Oregón. O revestimento é composto por tábuas planas de diferentes larguras e perpendiculares que conferem um ritmo e vibração. Ao longo do projeto, a madeira está presente também nas portas e forros de teto, assim como nas paredes e em certos pontos estratégicos, como no pátio, refeitório e biblioteca.

Escola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Vladimir de Mollerat du Jeu

O estabelecimento é claramente dividido em partes. É uma escola infantil com seis salas de aula, mas também inclui um centro de cuidados pós-escolares e uma cozinha de grande escala (a cozinha central do município). A entrada, localizada no centro do prédio, separa a área de refeições ao sul da área de cuidados pós-escolares ao norte.

Escola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão, Pilar
© Vladimir de Mollerat du Jeu
Escola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Interiores, Janela
© Vladimir de Mollerat du Jeu

Cada uma tem seu próprio acesso independente. Um amplo hall de recepção de dois andares no térreo conecta-se a três salas de aula e suas respectivas áreas de dormir, que se abrem para o pátio inferior. Uma escada no sentido horário leva a três salas de aula adicionais e ao pátio superior. As salas de aula voltam-se para o pátio a fim de preservar a privacidade das crianças. Na extremidade oeste, acima da entrada principal, a biblioteca e o centro de documentação possuem acesso a um terraço em madeira amplo, protegido do sol e aberto para a paisagem externa.

Escola La Croze / rue royale architectes - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Cadeira
© Vladimir de Mollerat du Jeu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:7 Av. Victor Cohalion, 63160 Billom, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola La Croze / rue royale architectes" [La Croze School / rue royale architectes] 01 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004530/escola-la-croze-rue-royale-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.