Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects

Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior, FachadaRevitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, JanelaRevitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, JanelaRevitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, VigaRevitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Mais Imagens+ 29

  • Diretor Geral E Diretor De Arte: Li Jianshen, Tian Weiwei
  • Arquitetos Responsáveis: Liu Moyan, Su Peng
  • Arquiteto Projeto: Yan Sen
  • Consultoria Iluminação: Hu Jing
  • Paisagismo: Zhai Jun
  • Equipe De Projeto Dragon Kiln: Ying Shijiao, Yan Sen
  • Equipe De Projeto Ich Lounge: Ju Anqi, Li Yuanyuan, Mo Xian, Chen Kaiqi
  • Fechamentos E Portão: Tu Rui, Xie Fei
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Ruiwen Design Studio
  • Expografia Ich Lounge: Guo Yuchuan, Wei Wenqing, Song Xianmao, Hu Yisheng
  • Cidade: Anqing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior
© Jianbo Ke

Duas Edificações na Fábrica de Cerâmica: Estrutura do Telhado do Dragon Kiln e ICH Lounge. No final de 2021, quando fomos convidados pelo diretor do projeto, o fundador do Sanbao International Ceramics Art Village, professor da Jingdezhen Ceramic University e ceramista LI Jianshen, para visitar o local da Doumu Pottery, a fábrica passava por uma renovação abrangente. A proposta de projeto que recebemos consistia na construção e reforma de duas edificações: o ICH Lounge, cuja fundação já havia sido escavada e, portanto, a localização do prédio e suas estruturas já estavam determinada; e o Dragon Kiln ("forno de escalada" tradicional chinês) com telhado de amianto que precisava ser renovado urgentemente para atender aos requisitos de solidez e estética acomodando novas funções também.

Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jianbo Ke
Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Imagem 30 de 34
Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior
© Jianbo Ke

A história da fabricação de cerâmica em Doumu remonta à cultura Xuejiagang há 6.000 anos e continua até os dias atuais. A arte da queima de cerâmica agora foi listada como patrimônio cultural imaterial nacional. A adaptação do ICH Lounge na fábrica de fornos e a renovação da estrutura do telhado do forno proporcionaram ao arquiteto desafios diferentes no sentido de preservar a memória tradicional, bem como mostrar a técnica do patrimônio cultural imaterial. Com o esboço principal do projeto original inalterado, o arquiteto ajustou a relação de massa do volume para o ICH Lounge, criando uma interface espacial mais rica no térreo, em uma escala mais acessível.

Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jianbo Ke
Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Imagem 29 de 34
Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Jianbo Ke

O interior foi otimizado para formar um caminho completo de visita interna-externa. A cobertura do forno foi reconstruída sobre a base do forno existente para protegê-lo contra vento e chuva, além de atender às necessidades de queima. Ao mesmo tempo, um caminho foi pavimentado em um nível mais alto, não interferindo na operação de queima, permitindo a criação de um novo local para observar o forno.

Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Jianbo Ke
Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Cerca, Corrimão
© Jianbo Ke

Caminho dos Visitantes: Observando ao Redor do Forno. O forno existente foi construído pela primeira vez durante a dinastia Qing e passou por muitos incêndios e restaurações ao longo de sua história. As telhas de amianto leves e à prova de fogo foram adotadas para o telhado original devido à sua resistência e facilidade de restauração. O módulo de espaçamento entre os pilares de tijolo que sustentam o telhado foi determinado de acordo com a forma como os trabalhadores adicionavam lenha e colocavam peças de cerâmica crua, levando em consideração a localização da porta do forno e da chaminé. Dessa forma, o novo projeto mantém principalmente o espaçamento e a estrutura originais dos pilares de tijolo para garantir que o método tradicional de queima não seja perturbado.

Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior
© Jianbo Ke
Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior, Viga
© Jianbo Ke

A armação do telhado foi feita em madeira de pinus com formato de espinha de peixe, encontrado comumente na região, sendo que cada armação em forma de triângulo é sustentada por dois pilares de tijolo abaixo. A questão chave a ser abordada na renovação do forno era incorporar um caminho pra os visitantes mantendo a configuração básica da estrutura do telhado original. O arquiteto experimentou diferentes vãos para a nova estrutura do telhado, e a solução final escolhida adicionou um caminho sinuoso sobre o forno, com a premissa de manter a forma do telhado original, enquanto minimiza o aumento do pé-direito da nova estrutura, adicionando apenas 1,8m do original. Quando visto desde outros pontos de vista importantes da fábrica em direção ao forno, não há diferença significativa entre a nova e a estrutura do telhado original. Na fábrica de cerâmica, o forno continua sendo o elemento mais importante na linha do horizonte, já que, a nova estrutura do telhado, com altura controlada, não domina o entorno.

Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Jianbo Ke
Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior
© Jianbo Ke

Narrativa da Cena: Sobreposição, Observação, Diálogo. Os funcionários que trabalham nas proximidades e dentro do forno, juntamente com os visitantes que caminham na passarela do telhado, formam dois fluxos paralelos no espaço devido à nova forma da cobertura. Existem vários pontos de visualização cruzada entre os dois mas, por razões de segurança, nenhuma plataforma de ligação foi projetada entre eles. Os visitantes podem subir as escadas no volume de tijolos ao lado do pequeno teatro e olhar ao redor enquanto caminham por trás do forno. A posição do caminho, tanto a leste quanto a oeste, é decidida após uma consideração abrangente da altura do edifício externo e da relação visual interna. Cada curva e o aumento dos nós espaciais são determinados com base nas localizações das portas do forno.

Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, Terraço
© Jianbo Ke
Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Jianbo Ke

Uma plataforma com vista para a praça e para a Montanha Tianzhu é instalada no grande portão, enquanto no pequeno portão perto do forno são criadas três plataformas sucessivas, oferecendo uma visão mais completa. Uma sala de chá ao ar livre no final do fluxo oferece uma visão alternativa da fábrica e da Montanha Tianzhu. A passarela atualmente concluída apenas possibilita os passeios turísticos e a apreciação da queima, enquanto mais atividades serão apresentadas no futuro, como exposições de cerâmica, banquetes em mesas compridas e desfiles de moda.

Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Interiores, Arcada
© Jianbo Ke
Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Interiores
© Jianbo Ke

Memória Recriada: Expressão da Forma Material. A maneira como os vasos de argila são empilhados, a textura da superfície dos tijolos do forno, a abóbada dentro dele e a alvenaria das paredes divisórias vistas em todos os lugares na fábrica fornecem uma riqueza de material e inspiração para o arquiteto, e é uma tarefa importante do projeto traduzi-los em uma linguagem arquitetônica e apresentá-los de forma contemporânea. O ICH Lounge ecoa a função e o espaço do forno, onde o arquiteto posicionou vários espaços temáticos como a 'Estrada do Forno' no caminho dos visitantes, o espaço abobadado no corredor da exposição internacional e o banheiro sob a cúpula. Juntamente com a estrutura do telhado do forno, esses espaços completam a experiência da visita na fábrica de cerâmica.

Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Janela
© Jianbo Ke
Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Janela
© Jianbo Ke

Neste projeto, com a premissa de preservar o patrimônio cultural imaterial e milenar do forno em funcionamento, o arquiteto tentou usar uma forma arquitetônica modesta e uma linguagem material bem adaptada ao local, para fornecer mais cenários para sua integração no ambiente contemporâneo, oferecendo mais funções de exibição pública e acomodando mais visitantes.

Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects - Fotografia de Exterior
© Sen Yan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Qianshan, Anhui, Anqing, Anhui, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Revitalização da Antiga Fábrica de Cerâmica Doumu / Greyspace Architects" [Doumu Dragon Kiln and ICH Lounge in Qianshan, Anhui / Greyspace Architects] 27 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004351/revitalizacao-da-antiga-fabrica-de-ceramica-doumu-greyspace-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.