Igreja Sola / JAJA Architects

Igreja Sola / JAJA Architects - Fotografia de ExteriorIgreja Sola / JAJA Architects - Fotografia de Exterior, FachadaIgreja Sola / JAJA Architects - Fotografia de Interiores, CadeiraIgreja Sola / JAJA Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraIgreja Sola / JAJA Architects - Mais Imagens+ 8

  • Equipe De Projeto: Jakob Christensen, Jan Tanaka, Kathrin Gimmel, Stephen Dietz-Hodgson, Sam De Boever, Kaspar Dettinger, Sara Patriksson, Pawel Furmanowski
  • Cliente: Sola Municipality
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Igreja Sola / JAJA Architects - Fotografia de Exterior
© Coast Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Igreja Sola foi projetada para ser o novo espaço de encontro na cidade de Sola. Localizada no final da avenida principal, o espaço é o primeiro do gênero no centro da cidade, com uma presença significativa no espaço urbano. Projetada tanto para congregações espirituais quanto como um espaço de encontro social, a igreja redefine a identidade da pequena cidade. A igreja contemporânea e o centro da cidade existem em simbiose. A nave é colocada como uma extensão direta da rua principal, criando uma praça tanto para a igreja quanto para a cidade. Isso proporciona à cidade um término ativo da rua principal e à igreja um espaço urbano que se abre para o seu entorno.

Igreja Sola / JAJA Architects - Fotografia de Exterior
© Coast Studio

Gesto Principal. A nave da igreja é inserida como uma extensão direta do eixo da rua principal. Em frente à prefeitura, os dois edifícios configuram uma nova praça com um parque contínuo como pano de fundo. A igreja, juntamente com o novo espaço urbano e recreativo, redefine a identidade de Sola.

Igreja Sola / JAJA Architects - Imagem 13 de 13
Planta

A Nave. A nave é projetada como um espaço simétrico que proporciona uma experiência calma e equilibrada. A parede norte da nave principal é projetada com um filtro gradual da luz, proporcionando profundidade e uma direção clara na nave. A luz difusa do norte ao longo da altura da sala proporciona uma atmosfera sagrada e poética. Atrás do altar, uma enorme obra de arte da artista local Marie Buskov é instalada, dando à igreja sua identidade e uma atmosfera espiritual.

Igreja Sola / JAJA Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Cadeira
© Coast Studio
Igreja Sola / JAJA Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Coast Studio
Igreja Sola / JAJA Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Coast Studio

Iluminação Natural. Janelas com vitrais e venezianas cobrem o telhado de duas águas, permitindo que a luz ambiente filtre e preencha o espaço sagrado. Durante o dia, a luz cria uma paleta de cores lúdica na circulação e nas paredes da nave. Esta decoração integrada também é feita em colaboração com a artista Marie Buskov.

Igreja Sola / JAJA Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Coast Studio
Igreja Sola / JAJA Architects - Fotografia de Interiores
© Coast Studio

Fachada. A igreja consiste em uma base horizontal feita de concreto, que sustenta dois corpos de construção revestidos de madeira. O volume maior - a nave - configura uma fachada clara e um motivo frontal em direção ao centro de Sola. O corredor sul da nave foi projetado como um motivo de empena ligeiramente transparente, que fornece profundidade e cria um jogo de luz durante o dia. À noite, iluminada por dentro, a igreja se assemelha a um farol, criando um marco na extensão de 'Solakrossen' e 'Rådhusvejen'.

Igreja Sola / JAJA Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Coast Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sola, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja Sola / JAJA Architects" [Sola Church / JAJA Architects] 13 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003670/igreja-sola-jaja-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.