Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Exterior, Pilar, Arco, ArcadaCentro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar, CorrimãoCentro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Tijolo, Arco, ArcadaCentro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de InterioresCentro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Mais Imagens+ 29

Oaxaca de Juárez, México
  • Arquitetos: ROOTSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lizet Ortiz
  • Cidade: Oaxaca de Juárez
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Arco
© Lizet Ortiz
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Imagem 25 de 34
Planta - Subsolo
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Exterior, Tijolo, Arco, Arcada
© Lizet Ortiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. ROOTSTUDIO funde os legados arquitetônicos e gastronômicos de Oaxaca, México, em seu mais recente projeto. A arquitetura do antigo convento de Carmen Alto é transformada para abrigar o Centro Gastronômico de Oaxaca, um espaço educacional e multidisciplinar onde as tradições culinárias e a sustentabilidade criam uma experiência sensorial. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores
© Lizet Ortiz
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Imagem 26 de 34
Planta - Térreo
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Exterior, Viga
© Lizet Ortiz

Este espaço educacional, onde convergem o passado, presente e futuro da cultura gastronômica oaxaquenha, define o mais recente projeto de conversão e recuperação patrimonial do escritório RootStudio no centro histórico de Oaxaca. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Viga
© Lizet Ortiz
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Imagem 27 de 34
Planta - Nível Superior
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Tijolo, Arco, Arcada
© Lizet Ortiz

O Centro Gastronômico toma como inspiração a arquitetura existente, o rico legado culinário local e os materiais endêmicos em uma das comissões de maior escala no México deste laboratório arquitetônico multidisciplinar. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Fachada, Arco, Pilar
© Lizet Ortiz
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Imagem 28 de 34
Planta - Terraço
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Lizet Ortiz

Neste projeto, cujo objetivo principal é criar um lugar polivalente que estimule a integração comunitária e harmonize com áreas para a educação e uma zona de exposições, foi realizada uma minuciosa restauração da estrutura original que data do século XVI a partir da utilização de técnicas tradicionais de construção e de materiais como cal, tijolo, madeira e pedra de cantaria verde, respeitando a materialidade original e recuperando o partido arquitetônico. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Escada
© Lizet Ortiz
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Imagem 29 de 34
Fachada Principal
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores
© Lizet Ortiz

A síntese do RootStudio, que preserva a materialidade e a tipologia do imóvel, estabelece um diálogo entre o entorno urbano e a edificação preexistente para dar lugar a um centro de estudos, composto por uma reitoria, salas de aula e biblioteca pública; que convive com facilidades comerciais e recreativas, como restaurante, cozinha, salas de coquetelaria e degustação, galeria, cafeteria, salões multiuso, auditório, pátios, jardins e salas comerciais. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores
© Lizet Ortiz
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Imagem 30 de 34
Corte A-A'
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores
© Lizet Ortiz

Tradição e contemporaneidade se fundem neste trabalho, ao mesmo tempo em que foi realizada uma minuciosa restauração, seguindo as diretrizes do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), seção Oaxaca, para preservar os traços primários e a hierarquia histórica do imóvel. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Exterior, Viga, Pilar
© Lizet Ortiz
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Imagem 31 de 34
Corte B-B'
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Viga, Aço, Corrimão
© Lizet Ortiz

A execução da obra, que compreende uma superfície total de 5 mil metros quadrados e 7 mil m2 de construção, ficou a cargo de uma equipe de mais de 20 arquitetos e dos supervisores do Instituto do Patrimônio Cultural do Estado de Oaxaca, INPAC, bem como do Instituto Oaxaqueño Constructor de Infraestrutura Física Educativa, IOCIFED. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar, Corrimão
© Lizet Ortiz
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Imagem 32 de 34
Corte G-G'

Ao longo dos trabalhos, foram recuperados o esplendor das paredes, dos tetos, dos afrescos, das abóbadas, dos níveis originais das galerias e foram abertas as janelas que estavam lacradas. Durante o processo, entre os acontecimentos mais importantes foi a descoberta de um canal do século XVIII, que se transformou em um espaço onde são realizadas degustações de mezcal ancestral e experiências culinárias; e uma janela diagonal que se assemelha à existente no convento da mesma ordem em San Ángel, Cidade do México. Além disso, as arcadas do pátio de manobras também foram restauradas e convertidas em um espaço para eventos ao ar livre. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga
© Lizet Ortiz
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Imagem 33 de 34
Elevação

Para as áreas externas foram aproveitados os jardins e pátios originais outrora custodiados pela Ordem dos Carmelitas Descalços. Estes foram restaurados para devolver ao imóvel seu esplendor original, intervindo em diferentes épocas e ocasiões para funcionar como o Registro Civil do Estado de Oaxaca e depósito de Caminhos e Aeropistas de Oaxaca, entre outros. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Viga, Arco, Pilar
© Lizet Ortiz
Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Imagem 34 de 34
Elevação

Com o objetivo de contrastar o passado e o presente, RootStudio instalou um elemento contemporâneo elevado em aço natural, onde estão localizadas as cozinhas industriais. Enquanto para o estacionamento é proposto um pavilhão de dois andares com pilares de aço e abóbadas de tijolo com 12 lojas comerciais e um salão de eventos públicos o qual oferece uma vista privilegiada das montanhas da reserva natural de San Felipe, do Templo de Santo Domingo e do Jardim Etnobotânico. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Lizet Ortiz

Rootstudio, comandado por Joao Boto Caeiro, reconhecido por sua assinatura de sustentabilidade integral, que permite incorporar as edificações ao seu entorno e reduzir seu impacto ambiental, empregou produtos com zero emissões líquidas de dióxido de carbono, CO2; e soluções livres de químicos, como impermeabilizantes à base de sabão e alúmen; e instalou um sistema de energia solar. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, Viga, Aido
© Lizet Ortiz

No interior, por meio de um gesto que impulsiona o trabalho dos talentos locais, a produção de mobiliário sob medida foi confiada a mestres carpinteiros e artesãos, que utilizaram madeira de macuil, árvore popularmente chamada de pau-rosa e conhecida por suas propriedades medicinais. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Exterior, Viga, Pilar
© Lizet Ortiz

A riqueza artística de Oaxaca se faz presente por meio de colaborações com o artista juchiteco Damián Flores, que elaborou o mural "Homens do Milho" para ilustrar as diferentes espécies endêmicas desta importante planta, e com Sabino Guisu, que projetou os murais dos elevadores os quais comunicam todas as áreas do edifício. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, Pilar
© Lizet Ortiz

Nos jardins, seguiu-se um princípio de paisagismo a partir de plantas comestíveis ou associadas à culinária, entre as quais se encontram leucena, mandioca, sapoti e magueyes. A acessibilidade e a inclusão são princípios fundamentais neste projeto, já que se busca a interação dos indivíduos com seu entorno por meio de facilidades para pessoas que têm algum tipo de deficiência. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Corrimão
© Lizet Ortiz

O Centro Gastronômico de Oaxaca, localizado na rua García Virgil, se junta ao portfólio do RootStudio, no qual se destacam a Girl Move Academy, em Moçambique, África - nomeada em duas ocasiões pelo ArchDaily, nas categorias "Edifício do Ano" e "Arquitetura Educacional" - Hotel Sin Nombre, Flavia Luxury Hotel, Casa Mulata, a escola Bachillerato de San Agustín Etla, as bibliotecas José F. Gómez e Gabriel López Chiñas, e a destilaria Rancho Cebú, em Tlacolula de Matamoros, todos localizados no Estado de Oaxaca. 

Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Fachada, Viga, Aido, Pátio
© Lizet Ortiz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oaxaca de Juárez, Oax., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Gastronômico de Oaxaca / ROOTSTUDIO" [Centro Gastronómico de Oaxaca / ROOTSTUDIO] 20 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002434/centro-gastronomico-de-oaxaca-rootstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.