Palazzo dei Diamanti / Labics

Palazzo dei Diamanti / Labics - Fotografia de Exterior, Cerca, Janela, FachadaPalazzo dei Diamanti / Labics - Fotografia de Exterior, PilarPalazzo dei Diamanti / Labics - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, ArcoPalazzo dei Diamanti / Labics - Fotografia de Interiores, CozinhaPalazzo dei Diamanti / Labics - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Labics
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3311
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marco Cappelletti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arcadia Custom, Buozzi, Mogs, Mornico Legnami , Technologica, Viabizzuno, Visual, Zumtobel, iMartini
Mais informaçõesMenos informações
Palazzo dei Diamanti / Labics - Fotografia de Exterior, Cerca, Janela, Fachada
© Marco Cappelletti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o Palazzo dei Diamanti consiste em uma série orgânica de intervenções com o objetivo, por um lado, de restaurar e valorizar o complexo do século XVI e, por outro, de adaptar os espaços de exposição e exteriores. O projeto é impulsionado pela crença de que a arquitetura, ao contrário da pintura, escultura ou outras formas de arte, é uma arte viva que não pode apenas ser contemplada em sua beleza; uma arte que, para continuar a existir, deve ser apreciada e, se necessário, reinterpretada como sempre foi na história da arquitetura.

Palazzo dei Diamanti / Labics - Fotografia de Exterior
© Marco Cappelletti
Palazzo dei Diamanti / Labics - Imagem 19 de 27
Planta do Térreo

A primeira intervenção diz respeito às principais áreas de exposição pré-existentes, as chamadas alas Rossetti e Tisi. Todas as salas foram equipadas com novas superfícies altamente tecnológicas, por trás das quais os equipamentos de instalação são ocultados. Os novos revestimentos, que cobrem as paredes antigas para não alterar sua consistência, escondem sistemas de última geração capazes de garantir o desempenho térmico e de umidade exigido de um museu de arte contemporânea. No a asa Rossetti, foram criados novos pisos de terrazzo veneziano e novos portais em latão polido foram inseridos em ambas as asas, enfatizando a sequência espacial do palácio renascentista.

Palazzo dei Diamanti / Labics - Fotografia de Exterior, Pilar
© Marco Cappelletti

A segunda intervenção considerou as salas do antigo Museu do Risorgimento, completamente restauradas, onde novas funções foram alocadas para apoiar a atividade de exposição: uma cafeteria, uma livraria, uma sala de aula e uma sala multiuso. Para complementar esta parte, os pátios internos foram requalificados, equipando-os com novos pisos de terracota: interpretados como verdadeiras salas ao ar livre, estes lugares tornaram-se parte integrante do itinerário do museu, valorizando assim a peculiaridade do Palácio que alterna espaços cheios e vazios, espaços internos e espaços externos confinados.

Palazzo dei Diamanti / Labics - Fotografia de Interiores, Pilar, Arco
© Marco Cappelletti
Palazzo dei Diamanti / Labics - Fotografia de Interiores, Pilar
© Marco Cappelletti

A terceira intervenção diz respeito à continuidade das rotas, um tema central para o espaço de exposição, tanto dentro como fora. A mais importante dessas intervenções é a criação do jardim da conexão entre as duas asas do Palácio. Como se sabe, o corpo principal do edifício tem um desenvolvimento planimétrico aberto, equipado com um pátio principal, contíguo à loggia de acesso, que dá diretamente para o jardim traseiro (originalmente o pomar), filtrado apenas por um diafragma bidimensional que desempenha o papel de pano de fundo da perspectiva. O novo projeto de conexão entre as duas asas, cuja previsão já aparece nas gravuras do século XVIII de Bolzoni, consiste em uma estrutura leve, trilítica e essencial, feita de madeira, apenas parcialmente fechada pelo vidro, que se estende pelo jardim, enfatizando suas principais geometrias.

Palazzo dei Diamanti / Labics - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Marco Cappelletti
Palazzo dei Diamanti / Labics - Fotografia de Interiores, Pilar
© Marco Cappelletti

Em linha com a estrutura espacial do Palazzo, caracterizada por uma alternância de sólidos e vazios, a nova intervenção define novas salas ao ar livre no jardim, ampliando sua lógica ao amplificar sua sequência. A estrutura, em madeira queimada, é capaz de garantir boa durabilidade e baixa manutenção; as paredes de cortina de vidro deslizantes, que protegem o caminho nas estações menos favoráveis, permitem uma abertura completa para restaurar a continuidade física entre o pátio renascentista e o jardim traseiro. A nova estrutura, na verdade, não só conecta as duas asas do edifício, mas pertence, precisamente por sua natureza efêmera, ao jardim, que também foi completamente requalificado.

Palazzo dei Diamanti / Labics - Fotografia de Exterior
© Marco Cappelletti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ferrara, Province of Ferrara, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Palazzo dei Diamanti / Labics" [Palazzo dei Diamanti / Labics] 15 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002235/palazzo-dei-diamanti-labics> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.