-
Arquitetos: Palafito Arquitectura
- Área: 540 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Cemex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vencedora da bienal nacional de arquitetura da Colômbia, a casa está localizada em um terreno suburbano plano, sem grande interesse e sem vistas distantes. A Casa Dintel é uma proposta de criação de uma "paisagem" que esconde um programa extenso de seis quartos com banheiros + escritórios. O desafio: como esconder um programa tão extenso e integrá-lo na paisagem?
A Casa Dintel é concebida a partir do jardim vizinho. A paisagem enriquecida é configurada a partir de dunas formadas com terra do mesmo lote que se ligam e se integram aos primeiros volumes de pedra rústica, como ruínas sobre as quais se assenta a casa.
O cliente, um engenheiro especialista em concreto, contribuiu com um importante detalhe técnico. A casa possui uma cobertura monolítica; uma única peça fundida sem juntas. Um grande retângulo cheio de vazios. Uma única massa que pousa apenas sobre 8 pilares. O volume funciona como uma placa iluminada fora de escala; grandes volumes de iluminação são agora os que compõem cada espaço habitável. Aproveitando a estrutura, as vigas principais são rebaixadas e compõem o lintel.
A busca do tom foi realizada no laboratório central de concreto, testando mais de 3 tipos de areia e 16 combinações de pigmentos cujas proporções variaram até a segunda casa decimal, até atingir a tonalidade desejada. O concreto empregado correspondeu a um concreto autoadensável com controle de retração, que também incluiu uma macrofibra sintética para minimizar a fissuração do material (4 kg/m³). Da mesma forma, o concreto possui um aditivo antiespumante em sua composição para minimizar a geração de bolhas na superfície. A abertura da malha na cobertura e das vigas suspensas ocorreu em um único dia, para eliminar as juntas de dilatação.