Renovação Espai Nora / NØRA studio

Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, PortaRenovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Porta, DormitórioRenovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MesaRenovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Madeira, Mesa, JanelaRenovação Espai Nora / NØRA studio - Mais Imagens+ 25

La Puebla, Espanha
  • Arquitetos: NØRA studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  193
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricard López
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Astigarraga Kit Line, Grupo Jupe, Mobles Soler, Vidres Tauler
  • Arquitetos Responsáveiss: Marina Munar Bonnin, Rafel Capó Quetglas, Pau del Campo Montoliu, Luca Lliteras Roldán
  • Paisagismo: Mare Paisajistas
  • Colaboradores: Grupo Jupe, Mobles Soler, Vidres Tauler
  • Cliente: NØRA studio
  • Cidade: La Puebla
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Porta
© Ricard López
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Imagem 26 de 30
Esquema
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Fachada
© Ricard López

Descrição enviada pela equipe de projeto. Embora o primeiro estúdio da empresa tenha se desenvolvido na cidade de Barcelona, enquanto estudávamos na escola de arquitetura, as raízes de Nora têm uma forte base em Mallorca. Depois de muitos anos em Muro, uma cidade pela qual somos gratos pelas múltiplas oportunidades que nos deu durante nossos primeiros anos, nos foi apresentada a possibilidade de projetar um novo espaço onde continuar desenvolvendo nossa atividade. Um desafio que abraçamos com muita animação, já que acreditamos firmemente que o espaço de trabalho deve ser inspirador tanto para seus usuários quanto para as pessoas que nos visitarão.

Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Porta, Dormitório
© Ricard López
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Imagem 27 de 30
Axonométrica
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Prateleira
© Ricard López

O projeto é muito simples. Trata-se de despir um antigo galpão de uso comercial onde havia uma loja de ferragens familiar, dividindo-o para utilizarmos apenas o volume de maior altura e potencializar precisamente o vazio.

Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Banheiro
© Ricard López
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Imagem 28 de 30
Planta
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa
© Ricard López

Em um primeiro gesto de limpeza, desmontamos as grandes estantes que invadiam o espaço e bloqueavam a sensação de amplitude a qual sabíamos que estava oculta. Uma vez vazio, era necessário também se livrar dos revestimentos que com os anos haviam mudado, com diferentes azulejos sobrepostos os quais refletiam a passagem do tempo e seus modismos.

Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Madeira, Mesa, Janela
© Ricard López
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Imagem 29 de 30
Corte
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa
© Ricard López

A segunda etapa consistiu em remover o "batiport". Para os leigos no assunto, esse elemento é típico da arquitetura ilhéu e corresponde à toda aquela estrutura que habilita um espaço interno prévio, tendo ultrapassado o umbral da fachada, mas ainda exterior, criando uma espécie de portal para proteger das intempéries. A eliminação desta peça é temporária e antes de finalizada a obra, voltará com mais força do que nunca.

Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Janela
© Ricard López
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Imagem 30 de 30
Fachada
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores
© Ricard López

Em terceiro lugar é dada uma nova vida às paredes do galpão. Elas são descascadas e pintadas de branco, já que, como mencionamos, nos interessa continuar construindo o vazio e esses fechamentos serão seu envoltório. Junto com isso, um novo piso é feito usando concreto polido. Nenhum acabamento será vitrificado, já que, mais uma vez, não queremos que nada tire o protagonismo do vazio que encapsularemos, mas sim, que linhas sejam desenhadas com as juntas de dilatação que formarão uma malha de 3 x 3.

Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Ricard López
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores
© Ricard López

Esses 9 quadrantes conformarão os espaços que absorverão os diferentes usos. As duas fileiras da parte posterior serão mais livres e incluirão mesas de trabalho, amostras, refeitório e área de descanso, tendo a possibilidade de mudar completamente, já que todo o mobiliário é flexível. São usadas bases de móveis modulares de madeira de abeto e pinus para criar superfícies de armazenamento nas quais são apoiados painéis de madeira laminada para a junção. Abaixo, cada móvel tem suas próprias rodas, o que permite ao espaço se adaptar quando tiver que ser usado por atividades com uma maior afluência de pessoas.

Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Ricard López
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Escada, Cadeira
© Ricard López

A fileira mais próxima da fachada da rua alojará três quadrantes especiais. A mudança de inclinação para a drenagem em direção à fachada nos dá a possibilidade de enfatizar essa diferença e com isso decidimos construir um "batiport" de grandes dimensões. Isso permite a extensão do pavimento da calçada em todo o quadrante central, o que aproxima a rua no escritório e traz uma luz extra para o interior. Sobre este novo "batiport", e ao contrário do que é feito convencionalmente, decidimos construir uma caixa de madeira com duas pequenas salas privadas. Com este gesto, o quadrante central assume toda a altura do galpão e divide a fileira central em três espaços com volume próprio. De um lado, construímos um módulo de blocos de concreto que esconderá banheiros e cozinha, enquanto o outro, com um caráter mais privado graças às cortinas, será destinado às reuniões.

Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Ricard López
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada, Pia
© Ricard López

Por último, mas não menos importante, uma claraboia é aberta no fundo do galpão em toda a sua largura, permitindo que os raios de sol iluminem o espaço. Um espaço vazio. Uma folha em branco onde será possível começar novos projetos e embarcar em novas aventuras. Um espaço que abrigará oficinas, colaborações, eventos, galerias ou festas. Um espaço cheio. Cheio de sonhos, ideias e motivação. Móveis com rodas, plantas gigantes e amostras de centenas de materiais locais. Uma nova casa onde trabalhar e criar, chorar e sorrir.

Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Vidro
© Ricard López
Renovação Espai Nora / NØRA studio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela
© Ricard López

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:07420 La Puebla, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Renovação Espai Nora / NØRA studio" [Renovación Espai Nora / NØRA studio] 09 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001954/renovacao-espai-nora-nora-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.