Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects

Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Fotografia de ExteriorCasa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Fotografia de Interiores, VigaCasa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Flutuante de Bambu / H&P Architects - OrlaCasa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Mais Imagens+ 28

Hồng Thái, Vietnã
  • Arquitetos: H&P Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Le Minh Hoang
  • Equipe De Projeto: Doan Thanh Ha, Vu Minh Dien, Pham Hong Son, Nguyen Hai Hue, Nguyen Tuan Hai, Le Duy Thanh
  • Estagiários: Duong Minh Duc, Vu Ngoc Tuan, Nguyen Hung Gia
  • Orientador: Nguyen Tri Thanh
  • Patrocínio: Architecture & Social Responsibility Foundation (ASR Foundation)
  • Cidade: Hồng Thái
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Fotografia de Exterior
© Le Minh Hoang

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Flutuante de Bambu é um modelo habitacional para os habitantes do Vietnã cuja subsistência é baseada no rio, especialmente aqueles no Delta do Mekong. É um novo tipo de casa de três compartimentos feita de bambu maciço (diâmetro d = 3-4,5 cm, com 3 e 6 metros de comprimento) que são unidos simplesmente com fechos e amarras.

Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Le Minh Hoang
Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Le Minh Hoang

A casa é coberta (externamente) e dividida (internamente) com materiais leves (folhas de bambu tecidas e comprimidas, folhas, chapas onduladas de ferro, telas de bambu, etc.) e possui um grande telhado para coletar água da chuva e aproveitar a energia solar. Os sistemas de portas que podem abrir e fechar flexivelmente ajudam a tornar a casa resistente o suficiente em eventos climáticos adversos, criando uma identidade típica - como flores em meio às águas.

Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Le Minh Hoang
Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Le Minh Hoang
Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Imagem 31 de 33
Corte
Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Le Minh Hoang

A casa pode permanecer flutuando na água graças aos seus sistemas de tambores de plástico amarrados sob ela. No centro da casa estão tanques de armazenamento de água e tanques sépticos. Tem uma área quadrada (6m x 6m) com dois níveis que podem ser estendidos para aumentar a área de uso. Quando os painéis do segundo andar são removidos, a casa se torna muito mais espaçosa (funcionando como casa comunitária, sala de aula ou biblioteca, etc.), uma reminiscência da casa Rông, pavilhão Đình - lugares típicos e duradouros do povo vietnamita.

Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Fotografia de Exterior
© Le Minh Hoang
Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Imagem 29 de 33
Diagrama
Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Orla
© Le Minh Hoang

No futuro, espera-se que uma aglomeração flutuante pacífica de vários agrupamentos residenciais tome forma quando muitas casas flutuantes forem conectadas umas às outras por meio de playgrounds flutuantes, jangadas para cultivo de vegetais, áreas de criação de peixes, etc.

Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects - Orla
© Le Minh Hoang

O Vietnã é um dos países mais afetados do mundo pelas mudanças climáticas. Como previsto, 47% da área do Delta do Mekong e 13% da área do Delta do Rio Vermelho serão submersos pelo aumento do nível do mar em 1 metro, afetando diretamente de 20 a 30 milhões de pessoas. Nesse contexto, esta casa é considerada uma alternativa útil para milhões de famílias pobres criarem, o mais rápido possível, um alojamento estável e seguro para si mesmas e se adaptarem ao pior cenário de resposta às mudanças climáticas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Flutuante de Bambu / H&P Architects" [Floating Bamboo House / H&P Architects] 05 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001749/casa-flutuante-de-bambu-h-and-p-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.