Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis

Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaInstituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, AidoInstituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Fachada, Corrimão, AidoInstituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Cerca, Tijolo, Fachada, CorrimãoInstituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Morphogenesis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  23225
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Avesh Gaur
  • Equipe De Projeto: Manit Rastogi, Sonali Rastogi, John Alok De Cruz
  • Execução Parede Cortina: Dhandhari Sah
  • Cidade: Faridabad
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Avesh Gaur

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Faridabad, nos subúrbios da capital indiana Nova Délhi, a Escola de Hospitalidade Lalit Suri oferece educação no serviço de hospitalidade de luxo. O objetivo era criar um campus sustentável dentro de um modesto quadro institucional que preparasse os alunos para o futuro no serviço de hospitalidade indiano.

Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Avesh Gaur
Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Imagem 21 de 23
Planta - Situação
Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Escada, Tijolo, Fachada
© Avesh Gaur

Programa e planejamento - A estratégia de planejamento focou na preservação e integração sensível de um grupo existente de árvores neem que fazem fronteira com a borda norte do terreno. Dessa forma, o edifício se envolve e se entrelaça ativamente com a vegetação, movendo-se para trás e para frente conforme necessário, resultando em vários pátios e áreas sombreadas. A altura do edifício é mantida baixa para possibilitar uma escala humana amigável em relação aos pedestres e permitir a integração perfeita entre o 'verde' e o 'construído'.

Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Fachada, Corrimão, Aido
© Avesh Gaur
Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Imagem 20 de 23
Diagrama - Morfologia

A abordagem de projeto materializa a visão do instituto sobre o desenvolvimento de habilidades em hospitalidade, exposição operacional, competência gerencial e perspectiva estratégica, garantindo que cada espaço tenha um propósito duplo - como versão educacional e como um ambiente favorável à experiência de hospitalidade de luxo. Essa flexibilidade nas funções é refletida em todo o volume. Escadas integradas ao projeto são usadas como teatros ao ar livre quando vazias. As cafeterias servem como pontos de alimentação e bebida onde os alunos comem e aprendem sobre esse serviço. As cozinhas são projetadas para permitir que os alunos cozinhem e pratiquem suas habilidades. Todas as acomodações são construídas em formato de hotel onde até mesmo espaços públicos de reunião são projetados para serem atendidos como salões de eventos dentro de hotéis.

Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Cerca, Tijolo, Fachada, Corrimão
© Avesh Gaur

Todos os dormitórios são múltiplos de um único módulo otimizado. Eles são planejados de maneira que os alunos possam experimentar a "hospitalidade" em um formato de quarto de hotel. Essa abordagem modular aumenta a flexibilidade e a multiplicidade de espaços e operações. Áreas abertas funcionam como espaços de transbordamento para incentivar a interação entre os ocupantes.

Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Aido
© Avesh Gaur
Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada, Cadeira
© Avesh Gaur

Paleta de materiais - O material primário escolhido foi o tijolo, sendo sinônimo de edifícios institucionais na Índia e produzido localmente. Ondulações e perfurações na fachada permitem ventilação e sombreamento nos corredores, enquanto as saliências evitam a entrada de luz solar direta no espaço, trabalhando simultaneamente para reduzir o ganho de calor. O projeto brinca com diferentes formas e níveis de aberturas, revelando lacunas interessantes, reinventando assim a tradição do jaali e jharokha (um tipo de sacada fechada e saliente). A fachada em tijolo simples com baixas proporções de parede-janela é usada como uma barreira física que filtra 30% da luz externa. O material singular para todo o projeto tem várias funções significativas - sendo econômico e de baixa manutenção e, ao mesmo tempo, conferindo uma sensação de atemporalidade e ajudando no conforto psicológico.

Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Avesh Gaur
Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior
© Avesh Gaur

Intervenções de sustentabilidade - Um dos aspectos críticos do projeto era a meta de não cortar nenhuma árvore, que foi alcançada com sucesso por meio de um plano otimizado com um volume construído em uma espinha central 100% ventilada de forma natural. A presença da folhagem exuberante ajuda a reduzir as temperaturas no verão através do resfriamento por transpiração. Além disso, o design da escola incorpora uma série de medidas de resfriamento passivo que reduzem as temperaturas dentro do edifício em até 15 graus.

Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo
© Avesh Gaur

A orientação norte-sul para exposição solar mínima atua como um componente de auto sombreamento eficaz, permitindo que o auditório seja protegido dos ganhos solares. Os ventos do verão, que fluem na direção noroeste-sudeste, são aproveitados e redirecionados sobre as escadas para melhorar o conforto térmico durante os meses altamente úmidos. Os pátios aumentam o movimento cruzado de ar fresco dentro do volume e reduzem as temperaturas por meio do efeito chaminé. Paredes recuadas de tijolo, jardins no terraço e projeções em balanço reduzem ainda mais o ganho de calor. O edifício é parcialmente escavado, oferecendo bancos térmicos e servindo como um amortecedor acústico em relação à rua principal adjacente.

Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Imagem 18 de 23
© Avesh Gaur

O planejamento do pátio, a incorporação de poços de luz, o isolamento térmico e a integração da vegetação reduzem coletivamente as dependências de energia mecânica e otimizam o consumo de recursos, resultando em 100% da área acadêmica sendo autossuficiente em energia (5.750 m² de área de cobertura é fornecida para fazenda solar) com um EPI de ≤58 kWh/m²/ano em comparação com o benchmark ECBC de 90 kWh/m²/ano.

Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, Fachada
© Avesh Gaur
Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Imagem 22 de 23
Corte Longitudinal

Intervenções paisagísticas - O nível da paisagem e do edifício respeitam a inclinação natural do terreno. O edifício também é autossuficiente em água durante a monção, já que a necessidade de grandes quantidades de água doce - cerca de 3500 metros cúbicos, é atendida por poços de coleta que captam a água da chuva, com até 4900 metros cúbicos de água coletados durante o período de monções. A percolação na forma construída, espaços de dupla função, uma paleta de materiais discreta e a combinação de estratégias de design passivo e ativo ajudam a criar um campus educacional que expressa os pilares-chave da prática de sustentabilidade, otimização, singularidade e habitabilidade.

Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis - Fotografia de Exterior
© Avesh Gaur

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Faridabad, Haryana, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto de Hospitalidade Lalit Suri / Morphogenesis" [The Lalit Suri Hospitality Institute / Morphogenesis] 02 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001748/instituto-de-hospitalidade-lalit-suri-morphogenesis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.