Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos

Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior, OrlaHotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada, FlorestaHotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, JardimHotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, JanelaHotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco Maderas, CHC, Ducasse, Volcan
  • Arquitetos Responsáveis: Eugenio Ortuzar, Tania Gebauer
  • Arquiteta Colaboradora: Sara Pereira
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior, Orla
© Pablo Casals
Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Erick Krohn

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este hotel está localizado na ilha de Chiloé, Chile, inspirado nos conjuntos rurais e nas estâncias patagônicas, e representa um abrigo para contemplar o clima extremo e variável das paisagens locais. A estância está situada na península de Rilan, que se caracteriza por suas sinuosas pradarias verdes, suas vistas para os canais e para as ilhas do arquipélago de Chiloé, além dos pequenos vilarejos rurais.

Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals
Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Imagem 17 de 20
Axonométrica Geral
Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Erick Krohn

A proximidade com o centro de Castro fez com que Rilan concentrasse a melhor e mais exclusiva oferta hoteleira de Chiloé. O terreno está localizado no último trecho da península, a 30 km do centro de Castro. A grande distância entre o terreno e os hotéis existentes é determinante para conceber a arquitetura do projeto, por isso, espera-se qualificá-lo como um lugar único e especial.

Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals

A paisagem natural é enriquecida pela paisagem cultural. No caminho para o terreno podemos encontrar em cada canto a típica arquitetura rural de Chiloé. Uma vez no local, destaca-se a beleza natural da região que conta com duas condições topográficas: uma pradaria ensolarada e uma floresta úmida. O desafio do projeto era que, em um clima predominantemente frio e chuvoso, devíamos captar a luz e o calor do norte, no entanto, as vistas do terreno são predominantemente para o sul.

Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Pablo Casals
Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Imagem 18 de 20
Planta

A resposta foi construir um interior resguardado do clima extremo, orientando a maior parte de seus espaços para o sul, a fim de desfrutar das vistas e da paisagem, e incorporando assim o calor e a luz do sol através de uma fachada completamente envidraçada orientada para o norte. O uso da energia é otimizado por meio de estratégias de design passivo para captar calor e ventilar de forma cruzada mantendo os espaços frescos e arejados.

Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals

A forma e disposição do projeto inspiram-se nos conjuntos rurais de Chiloé, os quais são compostos principalmente por uma casa familiar em torno da qual se localizam diferentes volumes ou elementos.

Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada, Floresta
© Pablo Casals

Dessa forma, o hotel é conformado por um volume principal, a casa familiar, em torno do qual se localizam diferentes edificações. A casa familiar é o lugar de encontro, de boas-vindas, um espaço amplo e acolhedor onde os visitantes se sentem em casa.

Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior, Orla, Cerca
© Pablo Casals
Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Imagem 19 de 20
Corte Transversal
Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Pablo Casals

O volume de acesso, que atua como "chiflonera", "zaguán" ou acesso resguardado do vento, conecta a casa familiar com o volume dos quartos.

Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira, Viga, Janela
Cortesía de Ortuzar Gebauer Arquitectos

Os quartos, compostos por dois volumes conectados com 4 habitações cada um, podem ser abertos ou fechados de acordo com a ocupação, aquecendo apenas os espaços em uso. Cada volume com 4 quartos possui uma sala comum acolhedora e luminosa, orientada para o norte. Os quartos, por outro lado, são orientados para o sul, direcionando as vistas para o estuário de Castro. Além disso, os revestimentos escuros ajudam a focar a vista, sendo a paisagem o principal protagonista.

Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Viga
Cortesía de Ortuzar Gebauer Arquitectos
Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Imagem 20 de 20
Corte Transversal

A adega, ou pavilhão do vinho, é outro volume que oferece atividades aos visitantes, é o lugar onde se degustam diferentes safras que hoje são produzidas nas zonas mais austrais do mundo, como Chiloé, e são o atrativo do lugar. Equipamentos como a lenheira, lavanderia, churrasqueira, mirantes, lagoas com espaços de meditação, entre outros, estão localizados dentro dos 2 hectares de terreno.

Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals
Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Pablo Casals

Grande parte do hotel foi construída com materiais locais como o mañío em toda a estrutura aparente, mesas, bancadas, camas e outros. A pedra cancagua, originária da zona pacífica de Ancud, foi trabalhada pelos últimos cancagueros existentes. O projeto considera a coleta de águas pluviais e a separação de águas cinzas das águas negras para irrigação do parque, que é composto por vários caminhos e lagoas com espaços para meditação e yoga.

Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Janela
© Pablo Casals

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Isla Grande de Chiloé, Los Lagos, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos" [Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos] 31 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001590/hotel-estancia-rilan-ortuzar-gebauer-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.