Casa LC / KS arquitetos

Casa LC / KS arquitetos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Viga, Corrimão, TerraçoCasa LC / KS arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Tijolo, Cadeira, Janela, Viga, Terraço, PátioCasa LC / KS arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Bancada, Cadeira, Cozinha, VigaCasa LC / KS arquitetos - Fotografia de Exterior, Terraço, PátioCasa LC / KS arquitetos - Mais Imagens+ 29

Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos: KS arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roberta Gewehr
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bolum, Deca, Docol, Elevato, Frazzon, GRAPHISOFT, Gradini, Ispersul, Móveis Hedler, Portobello Shop, Tok&Stok, Zoco Living
  • Arquiteto Líder: Arquiteta Fernanda Brum
  • Responsável Técnico: Arquiteto Ivo Kieling
  • Gerenciamento De Obra: Engenheiro Pedro Ranieri
  • Projeto Estrutural: Eng. Osvaldo Tadeu de Camargo
  • Projeto Elétrico: Eng. Cassiano Tremea
  • Projeto Hidrossanitário: Arq. Alex Pedretti
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa LC / KS arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Roberta Gewehr

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em terreno plano em uma rua tranquila na zona sul de Porto Alegre, a Casa LC surge de um partido geral que foi lançado com base em uma premissa de projeto bastante incomum, a implantação deveria se concentrar no fundo do lote, guardando a maior distância possível do alinhamento frontal, além disso a edificação deveria ocupar o terreno de lateral a lateral, restando apenas uma fachada com possibilidade de aberturas. Essas premissas nos instigaram a buscar uma estratégia para otimizar a iluminação e ventilação dos ambientes, algo que sempre priorizamos em nossos projetos, especialmente os residenciais. Dessa forma criamos planos e volumes que se sobressaem, assim conseguimos gerar três fachadas com orientações diferentes, nelas acontecem vários rasgos que olham para o jardim na parte frontal.

Casa LC / KS arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Roberta Gewehr
Casa LC / KS arquitetos - Imagem 34 de 34
Isométrica
Casa LC / KS arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Roberta Gewehr

A casa LC responde ao programa de necessidades de uma forma fluida, com ambientes amplos, iluminados e extremamente integrados. A partir da área social podemos ver praticamente todos os cômodos, os espaços são muito conectados. O sistema estrutural da Casa LC é de alvenaria portante de tijolos maciços, temos poucos pilares de concreto na residência.

Casa LC / KS arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Tijolo, Cadeira, Janela, Viga, Terraço, Pátio
© Roberta Gewehr
Casa LC / KS arquitetos - Imagem 32 de 34
Corte perspectivado
Casa LC / KS arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Viga
© Roberta Gewehr

Na casa LC não utilizamos reboco, a madeira, os tijolos e o concreto são aparentes, buscamos acima de tudo a praticidade e a funcionalidade nesse projeto, desta forma as instalações elétricas, hidráulicas e de ar condicionados são todas aparentes, o que ajudou a tornar a obra mais limpa, rápida e econômica.

Casa LC / KS arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Corrimão, Terraço, Janela
© Roberta Gewehr

Para trazer iluminação natural para o interior da casa LC, criamos um eixo central com pé direito duplo na área social e grandes aberturas. No segundo pavimento não existem corredores, a circulação se dá através de pontes que ligam os dois lados da casa. Para valorizar a área externa temos uma varanda no térreo sob a pérgola de madeira e um terraço que atende o segundo pavimento, de onde se tem uma bonita vista do entorno.

Casa LC / KS arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Terraço, Corrimão, Aido
© Roberta Gewehr
Casa LC / KS arquitetos - Imagem 33 de 34
Isométrica explodida
Casa LC / KS arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Viga, Corrimão, Aido
© Roberta Gewehr

Queremos trazer um olhar bem atual para a arquitetura de tijolos aparentes que vem sendo investigada na América Latina há tanto tempo, revisitando exemplares importantes da nossa cultura, que colocaram luz sobre uma forma de trabalhar bastante adequada à realidade da nossa região, usando materiais e mão de obra locais e de fácil acesso.

Casa LC / KS arquitetos - Fotografia de Exterior, Terraço, Pátio
© Roberta Gewehr

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa LC / KS arquitetos" 15 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000953/casa-lc-ks-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.