Apartamento JH / StudioLIM

Apartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, Viga
© André Mortatti

Apartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, CadeiraApartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraApartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, SofáApartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, VigaApartamento JH / StudioLIM - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: StudioLIM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Mortatti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dpot, Jader Almeida, Líder Interiores, Madero, Marché, Micasa, Pair, Pau-Pau Pisos e Móveis de Madeira, Pérola Marmores e Granitos, Soleart, Wentz
  • Projeto Arquitetônico: Cyro Guimarães
  • Gerenciamento Obra E Colaboração: Luciano Aguiar
  • Desenhos: Lara Belo
  • Produção: Cyro Guimarães
  • Paisagismo: Rodrigo Maciel
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. De estilo urbano ao conceito contemporâneo, este apartamento de 130m² possui um elemento que se caracteriza como ponto central: a cozinha é toda concentrada na ilha, uma proposta radical destacada pelos clientes, em que os arquitetos Cyro Guimarães em parceria com Luciano Aguiar, conseguiram solucionar. A ilha central permite a visão de toda a residência e abriga os utensílios e eletrodomésticos, inaparentes para a vista da sala. Em perímetro livre, todo o apartamento se volta para dentro. Sofá, ilha e mesa permitem que a circulação se configure abertamente. 

Apartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira
© André Mortatti

Para o jovem casal, a demanda era uma residência com a planta aberta e ambientes integrados para recepção de amigos. Sem alterações estruturais, todo o layout passou por uma revisão completa após o início da demolição. Como não havia planta estrutural, os pilares existentes na sala mudaram a disposição que havia sido proposta inicialmente. Manter a estrutura e tratá-la como componente estético do projeto é uma das premissas do escritório. Os quartos e banheiros não passariam por uma modificação espacial, apenas de distribuição de pontos hidráulicos,  elétricos e de acabamentos. Somente o quarto de serviço foi anexado ao de hóspedes para criar um home office mais generoso no mesmo ambiente.

Apartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, Sofá
© André Mortatti
Apartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© André Mortatti

Entre cores e materiais predominantes, destacam-se o branco, cinza, concreto e a dupla tonalidade de madeira. Para conhecer a residência, a sua distribuição é demarcada pela sala integrada à cozinha, área e lavabo de serviço, quarto de hóspedes ao home office, banho de hóspede, quarto master com home office e banho master. 

Apartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores
© André Mortatti
Apartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, Cadeira
© André Mortatti

A marcenaria teve por função conectar todo o projeto. A folha de Carvalho ebanizada marca toda área da cozinha e esconde os armários necessários para o uso. Para a maior parede do apartamento e com o objetivo de destacá-la, foi utilizado um revestimento cimentício. Outra demarcação que traduz a linguagem do escritório é com relação a iluminação de teto como um elemento pontual, sendo necessário uma luz mais eficiente. No restante, teto liso e iluminação indireta por meio das arandelas esféricas e luminária de mesa estrategicamente posicionadas. 

Apartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, Cozinha
© André Mortatti
Apartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Iluminação, Cadeira, Bancada
© André Mortatti
Apartamento JH / StudioLIM - Imagem 20 de 20
Planta - Layout
Apartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, Cadeira
© André Mortatti

Tratando-se um uma planta aberta, foi possível cruzar as janelas que antes ficavam na parte traseira do imóvel com as janelas principais que dão acesso para a fachada. Com isso, tais soluções aumentaram o índice de iluminação e ventilação naturais. 

Apartamento JH / StudioLIM - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© André Mortatti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jardins, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento JH / StudioLIM" 26 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000085/apartamento-jh-studiolim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.