Passarela em Motril / Gijón Arquitectura e Vicente Guallart

A proposta resolve a continuidade do caminho de pedestres entre os jardins do Paseo de las Explanadas e do Parque de los Pueblos de las Américas, salvando a diferença de cotas existentes entre estas duas zonas, e liberando a Avenida de la Virgen de la Cbaeza, principal entrada da cidade.

© Fernando Alda

As estruturas utilizadas são formas hexagonais orgânicas, cujo desenho permite uma fácil adaptação ao entorno, desde acolher em sua estrutura as arvores existentes, como adequar-se as vias necessárias para facilitar o caminho, permitindo a circulação de pessoas com deficiência motora.

Planta

Os apoios destas estruturas assentam-se na cota inferior correspondente a Avenida, para surgir como formas arbóreas e consolidar a passarela em sua cota superior. Os condicionantes que levados em conta são os derivados da via, devendo-se considerar uma altura de no mínimo 5 metros ao longo de toda a largura da avenida.

Corte

A estrutura foi construída em aço, de espessura variável, de maneira que o corte e cole desta fina superfície possa criar um elemento estrutural continuo. Os espaços livres da estrutura foram fechados em sua face superior com superfícies opacas que permitem o trânsito dos pedestres.

© Fernando Alda

Na face inferior, são intercalados revestimentos de vidros que incorporam leds, os quais permitem tanto uma iluminação da própria estrutura, como da avenida.

© Fernando Alda

O processo de fabricação das estruturas, continua com os sistemas de fabricação avançados, nos quais o arquiteto produz todo os cortes e peças de seu projeto através dos programas de desenho paramétrico e scripting.

Estrutura

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Gijón Arquitectura e Vicente Guallart
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: Infraestrutura
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Alcoholera, Motri, Espanha

Equipe:

  1. Arquitetura: Gijón Arquitectura (Ángel Gijón Díaz) / Vicente Guallart Furio
  2. Equipe: María Diaz, Mónica Luque Medina, Fernando Meneses, Daniela Frogheri, Andrea Imaz, Adrián Pinto Muñoz, Manolo Martín

 

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Passarela em Motril / Gijón Arquitectura e Vicente Guallart" 04 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-35064/passarela-em-motril-gijon-arquitectura-e-vicente-guallart> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.