Casa no Riacho / Architecture BRIO

Casa no Riacho  / Architecture BRIO - Mais Imagens+ 24

Alibaugh, Índia
© Sebastian Zachariah

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com um riacho correndo através da casa, este retiro em Alibag é delicadamente tecido na paisagem, abrindo e fechando alternadamente de acordo com as diferentes características do local. Uma multiplicidade de árvores medicinais e frutíferas colabora para a criação de um ambiente íntimo e de um microclima confortável. Embora sazonal, a beira do riacho cria uma paisagem interessante ao longo do ano todo. O projeto foi posicionado nas margens do córrego, no ponto onde ele realiza uma súbita curva em S. Antes de entrar na casa, um curto passeio ao longo do riacho constrói aos poucos um sentimento de antecipação. A casa funciona como um organismo tentando aproveitar ao máximo seus recursos e características do entorno, abraçando a paisagem com seus múltiplos ambientes e fazendo plena utilização dos pontos de vista dentro do lote, além de dramatizar alguns pontos especiais: uma bela árvore, uma vista para as montanhas ao longe ou para o fluxo do riacho durante as chuvas de monção. O que começou como uma resposta cartesiana ao terreno tornou-se algo diferenciado, esticado e introspectivo.

© Sebastian Zachariah

A casa é composta por duas partes: áreas diurnas, como sala de jantar/cozinha, sala de estar e varanda de entrada - separadas do dormitório principal por uma ponte que cruza o riacho. Como os proprietários são apaixonados por culinária, a cozinha foi posicionada de forma a se tornar o coração da casa. Trata-se de um volume grande e convidativo, com teto alto e uma claraboia que inunda o espaço com luz. Este espaço é crucial na casa, seus diversos componentes se ramificam na paisagem e misturam-se aos elementos existentes no terreno. A sala de estar do lado esquerdo foi posicionada acima do nível do solo, de forma a gerar uma vista panorâmica da serra ao longe. O quarto de hóspedes abraça uma árvore existente, criando um pátio com vista para o curso do riacho. A piscina foi alinhada ao longo do córrego, atuando como uma celebração do mesmo durante o período de monções, e fazendo referência a sua estação de seca.

© Sebastian Zachariah

A orientação do programa foi baseada em questões climáticas. Os dormitórios em sua maioria são voltados para oeste, com grandes varandas iluminadas pelo sol da tarde. As salas de estar estão voltadas para leste e também possuem grandes varandas. A cozinha, sala de jantar, e áreas relativas à piscina olham para o norte e são sombreadas por grandes árvores. A fachada sul da casa é predominantemente fechada e mais sólida, com exceção de uma janela que emoldura a vista para fora da copa e para o horizonte.

© Sebastian Zachariah

É possível perceber a contração e expansão da estrutura de concreto, tanto na planta quanto no corte. O desenho externo da casa responde ao lote e sua orientação e foi traçado de cima para baixo de acordo com a fluidez de sua forma monolítica. Internamente, no entanto, ele responde a necessidade de criação do espaço e dirige o olhar do visitante para algumas visões em particular. O exterior e o interior são, portanto, distintos; espaços internos são definidos por volumes criados através da mudança de espessura do teto. O peso dessa massa, porém, é revertido pela leveza das paredes e tetos brancos. Uma claraboia central, acompanhada de grandes portas de correr que vão do chão ao teto e de parede a parede, trazem a atmosfera exterior para dentro da casa. Os 'membros' em balanço da sala de estar e dos dois dormitórios desafiam o peso dos volumes de concreto.

© Sebastian Zachariah

O percurso da entrada é alinhado com o eixo da pérgula, que se junta a piscina e entra na sala de jantar do lado esquerdo. Um canto da sala de jantar se sobrepõe ao volume da cozinha, de forma cônica. Ao deslocar o eixo da sala de jantar do eixo da cozinha e elevar o nível da sala de estar, este espaço torna-se mais reservado. Além disso, permite que uma porta de vidro na cozinha abra para o exterior e crie uma vista ao longo da parede da sala externa. Nas posições estratégicas na casa, janelas de aço moldado projetam-se através das paredes de concreto. Posicionada simetricamente nas paredes interiores, elas destacam alguns elementos específicos do entorno, como a casca de uma árvore, ou olham de soslaio para o pavilhão da casa principal.

© Sebastian Zachariah

A casa é revestida de pranchas de concreto no sentido vertical. A materialização homogênea enfatiza a qualidade escultural da casa. Ao deixar o concreto exposto ao clima úmido da Índia, é possível obter um efeito de pátina que se torna mais rico e vivo ao longo do tempo. A superfície cinza texturizada proporciona cada vez mais um plano silencioso em contraste com o verde vibrante da paisagem. Elegantes ripas de madeira suavizam ainda mais o cinza do concreto, funcionando não só como um amortecedor entre o espaço interior e o exterior, mas também criando um intenso jogo de sombras e luz nos pisos e paredes.

Originalmente publicado em 17 Janeiro, 2014

Planta do Subsolo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Riacho / Architecture BRIO" [House on a Stream / Architecture BRIO] 13 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-168917/casa-no-riacho-slash-architecture-brio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.