Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María

Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María
Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 1 de 20
© Daniel Corvillón

Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 2 de 20Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 3 de 20Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 4 de 20Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 5 de 20+ 20

Tunquen, Chile
  • Arquiteto Encarregado : Rodrigo Santa María
  • Engenheiro Estrutural : Osvaldo Peñaloza
  • Construção : Mario Lecaros
  • Cidade : Tunquen
  • País : Chile
Mais informaçõesMenos informações
Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 6 de 20
© Daniel Corvillón

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Mirante Punta de Gallo está situada em um cume rochoso com vista panorâmica da área à 70 metros acima do nível do mar. A partir dali se tem uma vista de 360 graus: ao norte Quintay Bay, ao sul Tunquen, a oeste a cidade praiana de Algaborro e a leste as florestas de pinheiros.

Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 3 de 20
© Daniel Corvillón

Primeiramente foi consolidado o plano habitacional utilizando uma plataforma de madeira estruturada sobre as rochas. Mantivemos o nivel médio da elevação natural do ponto de percepção visual permitindo exceder a cumeeira, que foi integrada ao interior da casa. Em seguida construímos o acesso utilizando os limiares pré-definidos pela topografia existente. Assim, as rochas servem como pedestal pelo qual se dá o acesso a casa.

Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 2 de 20
© Daniel Corvillón

Três limites foram identificados e transfromados um em acesso principal e outros dois acessos secundários. O principal acesso se dá pelo sopé criado entre duas rochas, que são marco deste jardim rochoso. Tal entrada foi construída com patamares de concreto fundidos às rochas.

Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 8 de 20
© Daniel Corvillón

A partir destes três acessos e do plano geral foi construído o conceito principal de projeto exigido pelos proprietários: que a unidade composta pelo terraço-estar-jantar-cozinha conquistasse a vista para o oceano enquanto permitisse a descoberta de outras vistas a medida que se percorre a casa. O resultado é a presença constante da paisagem como ponto de referência.

Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 4 de 20
© Daniel Corvillón
Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 18 de 20
Corte
Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 11 de 20
© Daniel Corvillón

O terraço se lança ao mar ao mesmo tempo que se protege dos ventos do sul, que constantemente sopram na costa central, por meio de persianas verticais que também protegem a privacidade ao criar um efeito de volume neutro. As fachadas oeste e norte são transparentes para uma visão limpida e com beirais para proteção solar.

Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 10 de 20
© Daniel Corvillón

A construção é feita com materiais e tecnologia simples. A estrutura é misturada com pilares de madeira em plataformas planas de concreto e alguma estrutura adicional de madeira. Todo o interior é revestido de pinho escovado e o exterior de pinho não-escovado.

Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María - Imagem 5 de 20
© Daniel Corvillón

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Mirante Casa Punta De Gallo / Rodrigo Santa María" [Mirador House Punta De Gallo / Rodrigo Santa María] 07 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-107189/mirante-casa-punta-de-gallo-slash-rodrigo-santa-maria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.