ZOOM - Semana de Arquitetura e Urbanismo UFPR / Curitiba - PR

A semana será realizada no memorial de Curitiba entre 27/01 e 01/02, com temas relevantes para a população acadêmica e a todos moradores da Cidade, motivo esse da escolha de um local adequado a tais pretensões, sendo todas atividades abertas e gratuitas.

A semana se propõe a estabelecer discussões entre profissionais, estudantes e cidadãos sobre temas relacionados à atuação do arquiteto, um profissional generalista e que atua em várias escalas. Partimos da escala do planejamento urbano, especificamente a questão da mobilidade urbana, sendo esse o tema do primeiro dia. No segundo dia tratamos da questão da paisagem urbana, que diz respeito às nossas praças, parques, calçadas e etc. No terceiro dia abordaremos a arquitetura latino-americana e a relação com a arquitetura brasileira. No dia seguinte o foco está na arquitetura brasileira em comparação com a arquitetura de Curitiba. Por fim no ultimo dia de conferencias e debates, abordaremos a questão do mobiliário, sejam bancos de praça ou a mesa de trabalho. Como se pode observar, todas essas discussões dizem respeito ao nosso cotidiano e como nos relacionamos com o espaço em nossa volta. Por isso a importância de levar essas questões além dos portões da universidade.

Paralela à semana, e parte dela, teremos a Exposição Bienal Colombiana de Arquitetura e Cartografia de la Arquitectura Colombiana, sendo estas realizadas pelo governo Colombiano em parceria com a universidade. Inédita em Curitiba, a Bienal trás à discussão soluções arquitetônicas e urbanísticas implementadas com sucesso em cidades colombianas, cujas características socioculturais são similares as nossas tornando a comparação entre nossas realidades ainda mais pertinente. Durante a semana teremos dois convidados colombianos para ministrar conferências sobre o tema. Acreditamos que um dos primeiros passos para que haja uma melhora significante em nossa arquitetura e paisagem urbana seja o confronto com outras realidades, nesse sentido a exposição atua como importante meio de divulgação de um excelente trabalho que está sendo desenvolvido na Colômbia recentemente, onde a arquitetura e o urbanismo assumem papéis de protagonistas na transformação das cidades.

As exposições ficarão entre os dias 21/01 e 03/02 no Memorial de Curitiba e entre os dias 05/02 e 09/02 no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná.

Cronograma

Dia 01 – Cidade: Luís Henrique Fragomeni, Antônio Miranda, Jorge Brand (Goura), Sérgio Pires (a confirmar), Joel Kruger (a confirmar);
Dia 02 – Paisagem Urbana: Sun Alex, Euler Sandeville, André Mendes;
Dia 03 – Arquitetura Latino Americana: Francisco Ramiréz (Colômbia), Diego Sierra (Colômbia), João Suplicy;
Dia 04 – Arquitetura Brasileira: Juliana Braga, João Suplicy, Irã Dudeque, Marcos Bertoldi, Arqbox;
Dia 05 – Mobiliário: Zanini de Zanine, Gustavo Utrabo;

Para maiores informações sobre a semana clique aqui .

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "ZOOM - Semana de Arquitetura e Urbanismo UFPR / Curitiba - PR" 27 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-93444/zoom-semana-de-arquitetura-e-urbanismo-ufpr-slash-curitiba-pr> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.