Barceló Raval Hotel / CMV Architects

O hotel Barceló Raval foi convertido em poucos anos em um dos edifícios mais representativos de Barcelona. Situado no coração da cidade, no bairro de Raval, uma das zonas mais vanguardistas da capital catalã.

Cortesia CMV Architects

Trata-se de uma construção de planta elíptica, com 2 andares de porão, térreo e 10 andares. O projeto nasce com a volumetria especifica marcada pelo “PERI” de Raval de Barcelona, e por isso recebe uma atenção especial na direção dos eixos da planta elíptica. Desta maneira, dependendo da direção que se caminha, o edifício é percebido de uma forma mais ou menos volumétrica. Pretende-se que a continuidade formal da construção seja percebida desde o exterior, e por isso, o térreo recebe dois grandes volumes, como pilares, que suportam todos os usos comprometidos com a gestão do hotel, liberando o resto da planta.

Cortesia CMV Architects

A pureza da fachada quer dotar o volume elíptico de uma grande expressão escultórica, sem que os vazios definam ou desvirtuem sua força formal, uma pele de aço inoxidável uniforma o volume, atuando como elemento estético ao mesmo tempo em que age como filtro de olhares impertinentes. Do interior, disfruta-se de uma total privacidade, diante da visão das coberturas da cidade, oferecendo experiências inéditas até o momento em Barcelona.

Cortesia CMV Architects

No interior do térreo, o Hotel se abre, são eliminadas as divisórias entre as diferentes áreas, compartindo um espaço único ao redor do coração central, permitindo a multiplicidade de usos, sem perder a sensação de volume único.

Cortesia CMV Architects

Nos andares dos dormitórios, estes são distribuídos ao redor da pele exterior, desintegrando os espaços únicos, para ampliar a relação com o exterior, cirando espaço e desaparecendo com os corredores.

Planta 1° Pavto.

A cobertura recebe uma piscina e um espaço de mirante sobre toda a cidade, permitindo a percepção aérea do centro antigo de Barcelona.

Cortesia CMV Architects

Em conclusão, trata-se de um projeto aberto para a cidade, cuja fachada tenta não criar um conflito com o entorno, mas sim manter-se neutra. O próprio volume já contém a potência necessária de implantação na Rambla como edifício público.

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:CMV Architects
  • Ano: 2008
  • Área construída: 7875 m²
  • Tipo de projeto: Hotéis
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Raval, Barcelona, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: CMV Architects (Andreu Crespi, Helena Montes e Pep Vich)

Informação Complementar:

Colaboradores: José Maria Blaco Guillén e Bartolomé Cursach Far (Barceló Hotels & Resort) e Jordi Gali.

  1. Custo: 15.325.285 Euros
  2. Dormitórios: 186

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Barceló Raval Hotel / CMV Architects" 26 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-45447/barcelo-raval-hotel-cmv-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.