Centro de Ecoturismo na França / Inca Architectes

Terreno: A localidade de “Gorges de Franchard” é a maior e mais popular área florestal em Fontainebleau. É uma área muito sensível e de alto valor, dentro de uma nova reserva natural , a“biosfera”, e é apoiada pelo programa europeu PROGRESS.

Cortesia Inca Architectes

Ordem: As metas do projeto nesse lugar, que é o primeiro centro de ecoturismo dentro da região da Île de France, são o melhor gerenciamento do fluxo de tráfico na área, e também o aumento do conhecimento do público em relação sua grande fragilidade. Organizado em torno da recepção e do espaço de exibição, o projeto inclui um grande saguão desenhado para acolher grupos e conduzir atividades pedagógicas.

Cortesia Inca Architectes

Projeto arquitetônico: O desenvolvimento do projeto foi baseado nas análises que o escritório realizou sobre a “atmosfera” do edifício e sua conexão com a paisagem.

A edificação é pensada como uma sala de estar em meio à floresta. Suas formas amplas e suaves, que discretamente vagam ao longo das árvores preservadas, são inspiradas nas pedras corroídas presentes no local.

Como um verdadeiro diálogo entre arquitetura e natureza, o projeto define novos limites. De um lado estão as áreas públicas e de outro está a frágil floresta com acesso limitado.

Cortesia Inca Architectes

A abordagem ambiental global que guia o projeto assegura o controle de seu impacto. As escolhas de orientação e proteção contra os ventos fortes otimizam as soluções bioclimáticas e os recursos energéticos ecológicos utilizados. O uso de madeira e sua aplicação oferecem a oportunidade para soluções sustentáveis de construção. As fundações superficiais garantem a reversibilidade da construção.

Este projeto confortável e funcional promove um alto grau de flexibilidade dependendo da época e da demanda de atendimento.

Planta

 

Croqui

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Inca Architectes
  • Ano: 2011
  • Área construída: 5400 m²
  • Tipo de projeto: Turismo
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Ecológico
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Fontainebleau, França

Equipe:

  1. Arquitetos: Inca Architectes
  2. Equipe de projeto: Cap Paysage, Arpente, Alpes Structures et Rostain Coste, M. Forgue

 

  1. Cliente: Seine et Marne tourisme
  2. Custo: 1,000,000 euros
  3. Área total: 5400m² convertidos, 250m² construídos

 

 

 

 

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Centro de Ecoturismo na França / Inca Architectes" 01 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-35896/centro-de-ecoturismo-na-franca-inca-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.