Casa RD / VASHO

Casa RD / VASHO - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: VASHO; VASHO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  470
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Projeto Para Licenças Municipais: Alwyn Dias
  • Projeto Para Execução Construtiva: Alexi Moraga H.
  • Projeto Estrutural: Calculista Joaquín Almansar
  • Projeto De Iluminação Cenográfica: Alexi Moraga H.
  • Projeto De Sistemas De Drenagem E Coberturas Verdes: Alexi Moraga H.
  • Cálculo Da Potência E Projeto Elétrico: Ing. José De Castro
  • Projeto De Automação Residencial: Domotics Dominicana Srl.
  • Projeto Sanitário: Alwyn Díaz
  • Coordenação De Execução De Obra: Alexi Moraga H.
  • Administração De Pessoal E Chefe De Obras: Maestro Valentín Bueno
  • Execução Elétrica E Sanitária: Técnico Luis Tiburcio y CIA.
  • Execução De Carpintaria Em Geral: Mario Maderas
  • Arquiteto Responsável: Alexi Moraga H.
Mais informaçõesMenos informações
© Eduardo Abreu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio programático foi fazer uma casa que permitisse abrigar 18 pessoas confortavelmente dentro de 500 m² construídos (incluindo terraços). Espaços amplos, próprios da arquitetura local. Todos os dormitórios com seu banheiro, escritório e/ou biblioteca e estar - jantar - cozinha em um só espaço. Casa que será uma segunda habitação para ser usada de forma intermitente na época do verão.

© Eduardo Abreu

O arquiteto reconhece que um dos grandes desafios seria o acesso difícil e a superfície horizontal escassa, tendo a maior parte do terreno uma inclinação entre 45 e 70 graus. Assim foi feito um levantamento topográfico extremamente preciso, a ser consultado desde as fundações até as coberturas verdes. A curva de nível natural da encosta da colina influenciou não só o reforço estrutural da obra, mas também a distribuição programática de seus espaços. É possível notá-la, por exemplo, na continuidade da superfície natural da colina na área de estar da casa.

© Eduardo Abreu

Propõe-se enterrar a casa como ação visual. Esconder o volume geral da obra na geografia natural existente para suavizar o impacto volumétrico ao perceber o paradisíaco entorno natural existente, mas sempre buscando destacar este entorno desde seu interior até o usuário; "Desaparecer para aparecer".

© Eduardo Abreu

Uma grande parte dos revestimentos do "Refúgio Habitável" é a pedra extraída da mesma escavação. As fôrmas do concreto à vista foram feitas em pinho, que junto com a madeira nativa traz aconchego, criando um ambiente rústico que permite suavizar o contraste textura-cor com seu entorno, mas sem abandonar o "moderno".

© Eduardo Abreu

A ação de enterrar a obra não é só estética, mas sustentável. As coberturas verdes permitem um maior isolamento térmico. Sua fachada posterior de contato com a pedra da colina gera resfriamento por "inércia térmica", que consiste em um fenômeno físico básico: "A temperatura de um corpo de volume menor se iguala à de um corpo de volume maior quando em contato". Para tornar isto possível sem os danos construtivos que pudessem ocorrer, foram utilizados métodos de impermeabilização altamente sofisticados. Em outras palavras, o refúgio não precisa de um sistema de resfriamento mecânico, é uma parede de contenção em si.

© Eduardo Abreu

A partir do entendimento geral de que onde há uma boa administração há eficiência energética, ou seja, a carga de consume diminui, incorporou-se a automação residencial ao projeto, para uma abordagem ecológica. É um sistema inteligente de integração que basicamente apresenta uma rede estruturada que permite controlar a iluminação, componentes de entretenimento (som, regulação da temperatura da Jacuzzi à distância) e segurança (válvulas, câmeras, alarme, etc) a partir de qualquer ponto da casa e fora dela, gerando conforto e economia de energia.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa RD / VASHO" [Casa RD / VASHO] 02 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-187005/casa-rd-slash-vasho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.