Praça Vitrúvio / Atelier du Pont

Praça Vitrúvio / Atelier du Pont - Imagem 2 de 17Praça Vitrúvio / Atelier du Pont - Imagem 3 de 17Praça Vitrúvio / Atelier du Pont - Imagem 4 de 17Praça Vitrúvio / Atelier du Pont - Imagem 5 de 17Praça Vitrúvio / Atelier du Pont - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Atelier du Pont
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3285
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias: Luc Boegly
Praça Vitrúvio / Atelier du Pont - Imagem 6 de 17
© Luc Boegly

"Praça Vitrúvio" é um projeto imobiliário em co-propriedade construído sobre uma laje de concreto localizada no antigo povoado de Charonne. Esse lugar é praticamente inacessível, totalmente sem vegetação e sem forma, e foi construído nos anos 70 e 80 sem ter nenhuma consideração pela cidade e as necessidades do povo. Junto com a construção do VLT na avenida próxima, o Grande Projeto de Renovação Urbana para o bairro de Saint-Blase está tornando acessível esse canto esquecido de Paris.

Praça Vitrúvio / Atelier du Pont - Imagem 7 de 17
© Luc Boegly

A principal reforma nesse edifício degradado, que contém 56 unidades de apartamentos de interesse social, levou-se a cabo enquanto estava em uso em um entorno de alta complexidade urbana, técnica e legal e tem desempenhado um importante papel na preservação do tecido social de um bairro que vem passando por muitas mudanças.

Praça Vitrúvio / Atelier du Pont - Imagem 8 de 17
© Luc Boegly

Essa intervenção na casca do edifício foi conduzida em constante diálogo com a prefeitura e os habitantes de acordo com as especificações ambiciosas. Elas buscavam conferir uma forte identidade na construção, na diversidade da criação, em imaginar novos usos e melhorar a eficiência energética de um edifício cujos moradores definiram como uma "peneira térmica", a fim de estar de acordo com o Plano Climático da Prefeitura de Paris.

Praça Vitrúvio / Atelier du Pont - Imagem 9 de 17
© Luc Boegly

Baseando sua análise no estudo solar para avaliar o impacto dos altos edifícios do entorno, o Atelier du Pont sugeriu criar sacadas sempre que fizesse sentido. Essa foi uma ideia simples que era difícil de colocar em prática, já que deveria gerar aos apartamentos áreas ao ar livre remodelando completamente a arquitetura das fachadas. 

Praça Vitrúvio / Atelier du Pont - Imagem 13 de 17
© Luc Boegly

Projetado como uma espécie de Meccano inteligente e de grande tamanho em um lugar onde não se podia subir com maquinário pesado, essa nova pele foi instalada sem colocar o maquinário na laje de concreto e sem utilizar gruas. As sacadas estão suspensas desde o teto, e todos os materiais e soluções técnicas foram projetadas a fim de evitar a sobrecarga na estrutura existente e a pertubação na vida diária dos residentes.

Praça Vitrúvio / Atelier du Pont - Imagem 14 de 17
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Praça Vitrúvio / Atelier du Pont" [Square Vitruve / Atelier du Pont] 19 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-169205/praca-vitruvio-slash-atelier-du-pont> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.