Conheça os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival 2022

Em seu 6º ano, o Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival continua a celebrar a arte do desenho em três categorias: desenhado à mão, híbrido e digital.

Conheça os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival 2022 - Imagem 2 de 7Conheça os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival 2022 - Imagem 3 de 7Conheça os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival 2022 - Imagem 4 de 7Conheça os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival 2022 - Imagem 5 de 7Conheça os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival 2022 - Mais Imagens+ 2

Este ano, o Prêmio teve 138 inscrições, sendo a maioria de inscrições para a categoria de desenhos à mão. Como em anos anteriores, as inscrições vieram do mundo todo, atestando o caráter verdadeiramente internacional do Prêmio e a grande habilidade e criatividade dos participantes.

Conheça os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival 2022 - Imagem 3 de 7
Vencedor da categoria à mão – ‘The Spirit of Mountain’ por Weicheng Ye

O vencedor de 2022 na categoria de desenhos à mão foi Weicheng Ye, com "The Spirit of Mountain". Desenhado a lápis, o trabalho excepcionalmente atmosférico explora a relação entre o homem e a natureza. O Presidente do júri e Diretor do World Architecture Festival (WAF), Paul Finch, descreve o trabalho:

“Trata-se de um desenho de grande delicadeza que destaca a diferença entre a estética de um edifício alto e a possibilidade de desconstruí-la de forma criativa através da inserção da natureza como intervenção artística. Um vencedor muito digno.”

O vencedor da categoria híbrida de 2022 é o "Fitzroy Food Institute" de Samuel Wen e Michael Ren. O desenho explora temas em torno da cultura chinesa, globalização e automação. Ken Shuttleworth, fundador da Make Architects e um dos oito jurados do Prêmio, comenta:

“O Fitzroy Food Institute se destaca pelo uso bem pensado e sutil da cor. É um desenho de fácil compreensão e retrata uma refeição compartilhada em uma mesa; no entanto, é cheio de elementos arquitetônicos, apresentando não apenas um plano, mas cortes, elevações, bem como detalhes. Uma entrada conceitualmente original e genuinamente encantadora.”

Conheça os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival 2022 - Imagem 6 de 7
Vencedor da categoria digital – ‘The Wall’ por Anton Markus Pasing

Anton Markus Pasing, que foi o vencedor geral do Prêmio de Desenho de Arquitetura em 2019, foi selecionado como vencedor da Categoria Digital este ano. Seu desenho "The Wall" joga com ideias em torno do começo, do fim e da finitude.

Os artistas Ben Langlands e Nikki Bell, que participaram do Prêmio de Desenho de Arquitetura como jurados desde sua criação em 2017, explicam por que a abordagem de Pasing impressionou o júri novamente:

“A Muralha preenche a vista com uma elevação dourada: expansiva e ricamente complexa, aparece tanto vertical quanto horizontal, diante de nós e abaixo de nós, um terreno de construção e acumulação sedimentada. Não é uma fronteira ou uma barreira, é um espaço em si, um lugar de habitação, um registro de interação social. A parede é como o tempo, é a história em construção.”

Outros finalistas da categoria desenho à mão:

  • The Temple of Gaia por Giorgos Christofi

  • Final Mexico Drawing por Ben Johnson

  • Homage to Corb por Dustin Wheat

Conheça os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival 2022 - Imagem 5 de 7
Finalista de desenhos à mão – ‘Homage to Corb’ por Dustin Wheat

Outros finalistas da categoria de técnica híbrida:

  • The Stamper Battery por William du Toit

  • Traversing Dreamscapes por Sean Seah

Conheça os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival 2022 - Imagem 2 de 7
Finalista da categoria híbrida ‘The Stamper Battery’ por William du Toit, Victoria University of Wellington

Outros finalistas da categoria digital:

  • The Minecraft Labyrinth - A Reclamation of Childhood por Eric Pham

  • Mnemosyne por Meichen Duan

Conheça os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival 2022 - Imagem 7 de 7
Finalista da categoria digital – ‘The Minecraft Labyrinth - A Reclamation of Childhood’ por Eric Pham, University of Texas at Arlington

Os jurados do Prêmio de Desenho de Arquitetura de 2022 foram:

  • Nikki Bell e Ben Langlands, Artistas

  • Bruce Boucher, Diretor do Museu Sir John Soane

  • Pablo Bronstein, Artista

  • Paul Finch, Diretor do World Architecture Festival (Presidente do júri)

  • Lily Jencks, sócia fundadora do Lily Jencks Studio, Jencks Squared

  • Federica Minozzi, CEO da Iris Ceramica Group

  • Narinder Sagoo, Senior do Foster + Partners

  • Ken Shuttleworth, Fundador do Make Architects

O Architecture Drawing Prize tem sua curadoria feita conjuntamente por Make Architects, pelo Museu Sir John Soane e pelo World Architecture Festival (WAF)

Bruce Boucher, Diretor do Museu de Sir John Soane comenta: "O Museu de Sir John Soane tem o prazer de fazer parceria com Make Architects e com o WAF para sediar a sexta edição do The Architecture Drawing Prize. Este evento tornou-se uma vitrine para o melhor do desenho contemporâneo em todas as mídias, mantendo seu papel central na arquitetura de hoje, além de o Museu Soane ser um local apropriado para exibir os desenhos vencedores.”

Este prêmio foi possível graças ao patrocínio do Iris Ceramica Group, e o ArchDaily foi o parceiro oficial de cobertura.

Os desenhos pré-selecionados podem ser visualizados no site do World Architecture Festival.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Hernández, Diego. "Conheça os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura promovido pelo World Architecture Festival 2022" [Meet the Winners of the 2022 Architecture Drawing Prize] 07 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991687/conheca-os-vencedores-do-premio-de-desenho-de-arquitetura-promovido-pelo-world-architecture-festival-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.