Rogers Stirk Harbour + Partners projeta centro empresarial "net zero"na Lituânia

O escritório de arquitetura Rogers Stirk Harbour + Partners (RSHP) venceu o concurso internacional de projetos para um novo centro empresarial, que em funcionamento terá emissões de carbono próximas a zero, na cidade de Vilnius, Lituânia. O concurso, organizado pela União de Arquitetos da Lituânia e pelo Fundo de Desenvolvimento do Right Bank, solicitou um projeto de um espaço de escritórios de 19.200 metros quadrados no Distrito Central de Negócios da cidade. Uma das maiores ambições do projeto foi a redução dos índices de carbono, alcançada por meio de várias estratégias, incluindo o uso de tábuas de madeira laminada cruzada e materiais de origem local.

Rogers Stirk Harbour + Partners projeta centro empresarial "net zero"na Lituânia - Imagem 2 de 11Rogers Stirk Harbour + Partners projeta centro empresarial "net zero"na Lituânia - Imagem 3 de 11Rogers Stirk Harbour + Partners projeta centro empresarial "net zero"na Lituânia - Imagem 4 de 11Rogers Stirk Harbour + Partners projeta centro empresarial "net zero"na Lituânia - Imagem 5 de 11Rogers Stirk Harbour + Partners projeta centro empresarial net zerona Lituânia - Mais Imagens+ 6

O que chama a atenção na cidade de Vilnius é a proximidade de edifícios de diferentes períodos, onde casas de madeira de dois andares, igrejas barrocas, grandes conjuntos neoclássicos, edifícios modernistas do período soviético e novos arranha-céus de vidro ficam lado a lado. O local do nosso edifício reflete essa heterogeneidade com os edifícios em cada um dos quatro lados do lote pertencentes a diferentes épocas da evolução da cidade. Nosso projeto visa fundir esses diversos contextos formando uma conexão entre o antigo Vilnius e o novo. - Simon Smithson, Sócio, Rogers Stirk Harbour + Sócios.

Rogers Stirk Harbour + Partners projeta centro empresarial "net zero"na Lituânia - Imagem 4 de 11
14A Konstitucijos Ave por Rogers Stirk Harbour + Partners. Imagem © Plomp

O projeto está localizado na Avenida Konstitucijos no Centro Empresarial Central, em um terreno que permite a organização de um grande espaço público que leva à entrada do novo centro empresarial. Uma galeria de lojas e cafés, juntamente com uma rua pública coberta, espera criar um ambiente ativo e agradável para todos os cidadãos. O próprio edifício também oferece uma série de plataformas e patamares plantados conectados por uma série de escadas de escala generosa. Este conjunto cria o centro do local, um local de encontro e encontro com os colegas. Além de todas essas conveniências, o projeto oferece mais de 16.000 metros quadrados de espaço para escritórios em um prédio de 7 andares.

Por meio da implementação de recursos passivos no projeto, a equipe abriu o caminho para um empreendimento de emissão de carbono quase zero em sua operação. Isso pode ser obtido maximizando as medições passivas, otimizando as soluções de aquecimento e ar-condicionado e compensando as demandas de energia com tecnologias de energia renovável. Como parte da solução de design passivo, a fachada de dupla pele é equipada com um sistema de proteção solar automatizado e permite a ventilação de modo misto. Para criar um ambiente interior agradável, era importante que os espaços interiores parecessem livres de colunas. Para isso, três treliças que se estendem ao longo do edifício suportam as vigas do piso, liberando assim o plano aberto de colunas adicionais.

Rogers Stirk Harbour + Partners projeta centro empresarial "net zero"na Lituânia - Imagem 3 de 11
14A Konstitucijos Ave por Rogers Stirk Harbour + Partners. Imagem © Plomp

O projeto visa certificações WELL, A++ Energy Class Building e BREEAM Outstanding. Rogers Stirk Harbour + Partners Design, um escritório de arquitetura internacional com sede em Londres e escritórios espalhados pela Europa, Américas, Ásia e Austrália, é o principal autor do projeto, trabalhando em estreita colaboração com os engenheiros de Buro Happold e os arquitetos paisagistas Gillespies. O escritório também apresentou recentemente projetos de outros edifícios de escritórios, como a Elevated Metallic Commercial Tower, em Shenzhen, e a HUB Tower, em Toronto.

Rogers Stirk Harbour + Partners projeta centro empresarial "net zero"na Lituânia - Imagem 5 de 11
14A Konstitucijos Ave por Rogers Stirk Harbour + Partners. Imagem © Rogers Stirk Harbour + Partners

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Rogers Stirk Harbour + Partners projeta centro empresarial "net zero"na Lituânia" [Rogers Stirk Harbour + Partners Wins Competition to Design a New Net Zero Carbon Business Center in Lithuania] 11 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990083/rogers-stirk-harbour-plus-partners-projeta-centro-empresarial-net-zero-na-lituania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.