Lançamento do livro "Arquitetura da CARPE" de Geraldo Angelo Silva

No dia 24 de outubro, segunda-feira, às 19h, acontece o lançamento do livro « Arquitetura de CARPE » do arquiteto Geraldo Angelo Silva, que apresenta, neste livro, um rico material inédito sobre a historia da CARPE.

A CARPE, Comissão de Construção, Ampliação, Reparo e Conservação dos Prédios Escolares, foi a instituição pública que mais projetou e construiu escolas em Minas Gerais — foram mais de três mil obras construídas. O resultado foi a mais bem-sucedida e duradoura experiência brasileira com racionalização de projetos arquitetônicos e padronização construtiva para edifícios escolares. Este livro revela sua história, desde sua criação em 1958 até sua extinção em 1987. Analisa, ainda, seu peculiar sistema produtivo e sua relevante contribuição no campo da arquitetura. Esta publicação, baseada numa leitura crítica de documentos originais, visitas, reportagens e obras, tem como intenção ampliar o entendimento desse sistema de produção e colaborar para a reconstituição de certa lacuna historiográfica arquitetônica dedicada às obras não monumentais e do cotidiano.

A produção arquitetônica da CARPE, além de se apresentar como uma importante vertente e desdobramento da arquitetura brutalista no Brasil, se mostra, também, como uma forma exemplar de articulação colaborativa de profissionais para a boa projetação e para criação de sistemas produtivos, operativos e de qualidade. Um sistema de sentido público não autoral e coletivo. Por isso, trazer à luz essa experiência é de fundamental importância para a historiografia da arquitetura e das construções brasileiras.

Participam também desta publicação o arquiteto e professor Roberto Eustaquio dos Santos que escreveu o préfacio e o Arquiteto e professor Carlos Alberto Maciel (Arquitetos associados) se encarregou do posfacio.

Sobre o autor, Geraldo Ângelo Silva (Belo Horizonte) é arquiteto, urbanista, pesquisador e mestre pela Escola de Arquitetura da UFMG. Acumula em seu currículo experiências em escritórios nacionais e internacionais, como Ateliers Jean Nouvel. Integrou também a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG, em que desenvolveu inúmeros projetos arquitetônicos [CAD 3 (https://www.archdaily.com/940259/cad-3-center-dpfp-ufmg), Almoxarifado central (https://www.archdaily.com.br/br/01-140839/almoxarifado-central-ufmg-slash-geraldo-angelo-silva), Nova Faculdade de direito, Grande teatro, Laboratorios de quimica, dentre outros]. Já teve artigos e projetos publicados, premiados e expostos pela Bienal de São Paulo, pelo Docomomo, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, dentre outros. Hoje trabalha em Paris no escritório norueguês Snøhetta.

A coleção NPGAU integra a política de visibilidade e impacto social do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG (NPGAU), promovendo a divulgação da produção de excelência de seus docentes, discentes e egressos. Compõem a coleção livros autorais e coletâneas submetidos a uma chamada anual. Os títulos que melhor expressam a diversidade teórica, crítica e temática da produção do Programa são selecionados por um Conselho editorial e publicados pelo selo npgau, um dos selos editoriais da Editora da Escola de Arquitetura. Todos os títulos são disponibilizados para livre acesso no sítio eletrônico do Programa. No mesmo evento, serão lançados também outros cinco títulos da coleção, e, ainda, será comemorado a conquista da nota máxima (7) do Programa de Pós-Graduação na avaliação da CAPES.

Lançamento do livro Arquitetura da CARPE, Geraldo Angelo Silva

• Data: 24 de outubro, segunda-feira
• Horário: das 19h às 22h
• Local: Auditorio da Escola de arquitetura da UFMG
• Endereço: Rua Paraiba, 697 - Savassi, Belo Horizonte - MG, Brasil
• Selo NPGAU
• ISBN : 978-65-89221-05-0
• 220p, 2022

  • Título

    Lançamento do livro « Arquitetura da CARPE » de Geraldo Angelo Silva, em Belo Horizonte
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Organizadores

    NPGAU - UFMG
  • De

    24 de Outubro de 2022 07:00 PM
  • Até

    24 de Outubro de 2022 10:00 PM
  • Onde

    R. Paraíba, 697 - Savassi, Belo Horizonte - MG 30130-141 Brasil
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Arquitetura da CARPE" de Geraldo Angelo Silva" 04 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989997/lancamento-do-livro-arquitetura-da-carpe-de-geraldo-angelo-silva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.