Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos

A arquitetura nasce dos materiais. Entre estrutura, luz, movimento e conforto, os materiais moldam profundamente nossas experiências. Mas os materiais também mudam com o tempo, novos tipos são criados, e uma ampla gama de montagens e técnicas de construção são introduzidas. Cada vez mais, arquitetos e designers estão analisando as possibilidades de materiais compósitos feitos com elementos naturais.

Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos - Imagem 2 de 10Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos - Imagem 3 de 10Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos - Imagem 4 de 10Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos - Imagem 5 de 10Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos - Mais Imagens+ 5

Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos - Imagem 5 de 10
© MIT Media Lab

Os materiais compósitos já existem há muito tempo, e os biocompósitos também. Por definição, um biocompósito é um material composto de dois ou mais materiais constituintes distintos (sendo um deles naturalmente derivado) combinados para produzir um novo material. Este novo material pode ter melhor desempenho em relação aos materiais constituintes individuais, categorizado como estrutural e não estrutural. Os biocompósitos também podem se tornar produtos de engenharia de alto desempenho, feitos de recursos naturais. Os seguintes artigos e projetos exploram o futuro destes materiais, tanto funcional quanto esteticamente. 

Edifícios de cogumelos? As possibilidades do uso do micélio na arquitetura

Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos - Imagem 2 de 10
© The Living

Fungos estão por toda parte. No ar, na água, no nosso organismo, nas árvores, no forro do banheiro, embaixo da terra. Podem assumir a forma de cogumelos (comestíveis, medicinais, alucinógenos ou muito venenosos), ou outras mais simples, como mofos e bolores. Podem desencadear doenças, mas também produzir remédios antibióticos, como a penicilina, ou ajudar a fermentar queijos e pães incríveis. E se eu te dissesse que eles também podem ser o futuro das embalagens e dos materiais de construção?

8 Materiais biodegradáveis que o setor da construção civil precisa conhecer

Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos - Imagem 7 de 10
© Ella Thorns

Na arquitetura, estamos tão envolvidos na criação de coisas novas que muitas vezes esquecemos o que acontece no final do ciclo de vida de um edifício - a infeliz e inevitável demolição. Podemos querer que nossos prédios sejam atemporais e vivam para sempre, mas a dura realidade é que eles não são. Então, para onde se espera que todo o lixo vá?

Materiais de micélio: o futuro do crescimento de nossas casas

Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos - Imagem 10 de 10
© Siim Karro

Para a biotecnologia industrial, fungos como leveduras são catalisadores comumente usados ​​para bioprocessos, como fabricação de cerveja ou panificação. No entanto, os fungos são capazes de fazer muito mais. Na natureza, o reino fúngico representa o grupo mais abundante de organismos com várias funções importantes, tais como degradar matéria orgânica morta, fornecer nutrientes às plantas, desintoxicar o solo e purificar a água de metais pesados. 

Biocompósitos programáveis para a fabricação digital

Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos - Imagem 9 de 10
© MIT Media Lab

Neri Oxman e o MIT desenvolveram biocompósitos programáveis à base de água para projeto e fabricação digital. Chamado de Aguahoja, o projeto exibiu um pavilhão e uma série de artefatos construídos a partir de componentes moleculares encontrados em galhos de árvores, exoesqueletos de insetos e nossos próprios ossos. O método utiliza ecossistemas naturais como inspiração para um processo de produção de material que não produz desperdício.

Arup e GXN projetam fachada biocomposta

Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos - Imagem 8 de 10
© GXN

A Arup e a GXN Innovation foram premiadas com o JEC Innovation Award na categoria de construção pelo desenvolvimento do primeiro painel de fachada biocompósito autoportante do mundo. Desenvolvido como parte do programa BioBuild, financiado pela UE, no valor de 7,7 milhões de euros, o projeto reduz a energia incorporada dos sistemas de fachada em 50% em comparação com os sistemas tradicionais, sem custo extra na construção.

Torre de Bio-Tijolos ganha vida no MoMA PS1

Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos - Imagem 6 de 10
© The Living

O Hy-Fi oferece um ambiente físico cativante e um novo paradigma para a arquitetura sustentável. Em 2014, a equipe de projeto testou e refinou um novo material de construção biológico de baixa energia, fabricou 10.000 tijolos compostáveis, construiu uma torre de 13 metros de altura, que recebeu eventos culturais públicos por três meses. Após este período, a equipe desmontou a estrutura, fez compostagem dos tijolos e devolveu o solo resultante para hortas comunitárias locais.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: O futuro dos materiais de construção. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Materiais do futuro: a arquitetura dos biocompósitos" [Future Materials: The Architecture of Biocomposites] 15 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987601/materiais-do-futuro-a-arquitetura-dos-biocompositos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.