Henning Larsen projeta primeira igreja em 500 anos em cidade da Dinamarca

O escritório de arquitetura de Henning Larsen foi escolhido como o grande vencedor do concurso para o projeto de uma nova Igreja em Højvangen, a primeira estrutura religiosa a ser construída em Skanderborg em mais de 500 anos. Com inauguração prevista para dezembro de 2024, a nova igreja foi concebida como um novo elemento de referencia e ponto de encontro para os moradores da pequena vila de Højvangen em Skanderborg, Dinamarca.

Concebida por Henry Larsen e equipe, a nova Igreja de Højvangen—com cerca de 1.500 metros quadrados—é uma estrutura que combina tradição e modernidade, uma homenagem “à paisagem e aos métodos construtivos tradicionais locais, ao mesmo tempo que procura modernizar a imagem da instituição no país”. A partir de sua vasta experiência em projetos de edifícios religiosos, como o recente projeto do Centro Hospitalar para Contemplação e Fé de Herlev, assim como a Igreja de Enghøj e o Crematório Comunal de Ringsted, a Henning Larsen Architects consagrou-se como a grande vencedora do concurso pra a igreja de Højvangen, apresentando uma estrutura dotada de “espaços flexíveis, os quais podem ser facilmente adaptados para receber não apenas cerimônias religiosas, mas eventos comunitários que possam incluir e engajar a comunidade local de forma geral”.

Henning Larsen projeta primeira igreja em 500 anos em cidade da Dinamarca - Imagem 2 de 4
Cortesia de Henning Larsen

O projeto da nova igreja de Højvangen procura promover uma nova leitura da tradição religiosa, reinterpretando suas formas no presente e pavimentando um novo caminho para o futuro; a igreja de Højvangen será um espaço aberto a todos, um lugar voltado a acolher a vida em comunidade, seja em momentos de alegria quanto de luto. – Nina la Cour Sell, arquiteta associada

Concebido como um pavilhão em planta quadrada, com acessos em seus quatro lados, o edifício se conecta a uma outra igreja existente através de um longo corredor parcialmente enterrado. A fachada “posterior”, com suas colunatas e uma área aberta coberta, permite que os fiéis possam assistir às celebrações mesmo do lado de fora, enquanto sua envoltória ondulada faz com que a imagem do edifício se transforme de acordo com as condições de iluminação, tanto de dia quanto de noite. 

Sem uma hierarquia clara entre suas fachadas, onde todas as frentes são igualmente importantes, este edifício conta com um único elemento fixo, uma pia batismal especificamente implantada em seu centro geométrico, desde onde é possível vislumbrar a floresta que cerca o o edifício, a torre anexa, o cemitério contíguo o edifício da igreja existente. Seu espaço flexível permite adaptar a grande sala de diferentes formas, estabelecendo distintos graus de privacidade de acordo com as necessidades especificas de cada tipo de evento. Concebido a partir de materiais e sistemas construtivos tradicionais, como tijolo, madeira e aço, o edifício da igreja de Højvangen procura criar “uma atmosfera pacífica e atemporal onde a vida em comunidade poderá perseverar ao longo dos séculos”.

Henning Larsen projeta primeira igreja em 500 anos em cidade da Dinamarca - Imagem 4 de 4
Cortesia de Henning Larsen

De forma simples e eloquentes, a proposta apresentada pela equipe da Henning Larsen Architects apresenta um edifício aberto e acessível a toda comunidade, um espaço flexível que permite uma maior variedade de usos, permitindo acolher eventos que variam do sagrado ao profano. A sala principal é mais um espaço flexível do que um lugar de culto, uma igreja aberta e em constante transformação. Ainda assim, o edifício conta com mecanismos específicos que permitem estabelecer diferentes graus de privacidade, adaptando-se perfeitamente a cada situação específica. – Júri

Henning Larsen projeta primeira igreja em 500 anos em cidade da Dinamarca - Imagem 3 de 4
Cortesia de Henning Larsen

A proposta apresentada pela Henning Larsen Architects foi desenvolvida em estreita colaboração com a Espen Budapevik, a Schul Landskab e a Rambøll. O projeto escolhido venceu uma acirrada disputa, na qual participaram importantes escritórios de arquitetura do país como o Friis & Moltke Architects, o E + N Arkitektur e o Reiulf Ramstad Arki-tekter. O júri, que esteve composto principalmente por membros da paróquia de Skanderborg, escolheu por unanimidade a proposta de Henning Larsen como a vencedora do concurso.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Henning Larsen projeta primeira igreja em 500 anos em cidade da Dinamarca" [Henning Larsen Designs New Church in Højvangen, Denmark, the First to be Built in Skanderborg Parish in Over 500 years] 17 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963096/henning-larsen-projeta-primeira-igreja-em-500-anos-em-cidade-da-dinamarca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.