O escritório Renzo Piano Building Workshop divulgou novas imagens da construção de seu Centro de Cirurgia Infantil Emergencial em Uganda. Desde sua concepção em 2013, o projeto procurou atender as exigências práticas do programa hospitalar com um projeto que fosse "racional, tangível, moderno, belo e firmemente ligado à tradição."
O projeto de Piano busca se tornar um símbolo da importância da promoção da saúde em Uganda e na África. Adequando-se à topografia do local, as paredes e os caminhos formam terraços sobre os quais está sendo erguido o hospital. Paredes de terra criam uma unidade entre o lago, parque e ambiente hospitalar interno, resultando em uma "continuidade espacial entre interior e exterior."
Para construir o hospital, a equipe está empregando a técnica taipa de pilão, que não apenas reutiliza o solo escavado, mas também ressignifica uma técnica que é “associada pela maioria das pessoas a um passado de pobreza que precisa ser esquecido”. A técnica usa uma mistura de terra, areia, cascalho e água que é comprimida dentro de formas de madeira ou metal. O material disponível no local dispensa o uso de cimento ou de trabalhadores especializados.
Nascido da terra, o hospital receberá sua energia do sol, com 9.800 metros quadrados de painéis fotovoltaicos garantindo que o edifício disponha de eletricidade durante todo o dia. A cobertura fotovoltaica “flutua” acima do edifício, garantindo também sombra para o hospital e caminhos descobertos.