Pavilhão alemão para a Expo 2020 de Dubai será projetado pelo think tank LAVA

O Laboratory for Visionary Architecture (LAVA) foi escolhido para projetar o Pavilhão Alemão para a Expo 2020 em Dubai. Abrigando uma série de espaços verticais, o pavilhão projetado pelo LAVA é uma combinação perfeita entre natureza e tecnologia. Inspirados tanto pela arquitetura local dos Emirados Árabes quanto pelos outros históricos pavilhões alemães, os arquitetos desenvolveram um um projeto leve e surpreendente. Formalmente, o pavilhão apresenta uma cobertura treliçada que suspende uma série de elementos atirantados e interligados que abrigam os espaços para exposições e eventos.

Pavilhão alemão para a Expo 2020 de Dubai será projetado pelo think tank LAVA - Mais Imagens+ 11

Pavilhão alemão. Imagem Cortesia de Bitscapes

Abordando o tema proposto pela Expo, o projeto do pavilhão abarca desde o uso inteligente das condições climáticas até a reutilização de materiais na construção, tudo planejado segundo critérios específicos de sustentabilidade. O projeto procura manter vivo o legado alemão dos pavilhões e suas maneiras inovadoras de conceber o espaço - partindo do pavilhão de Barcelona de 1929 projetado por Mies van der Rohe, passando pelo pavilhão de Montreal de 1967 concebido por Frei Otto até o pavilhão esférico de Osaka Fritz Bornemann de 1970. Ele considera as condições climáticas locais e faz referência à arquitetura local de edifícios que se fecham ao redor de um pátio interior.

Pavilhão alemão. Imagem Cortesia de Bitscapes

A arquitetura do pavilhão resulta de um "empilhamento" de espaços aéreos. O contraste entre os espaços fechados e seu entorno volátil, potencializa as experiências imersivas proporcionando uma intensa e inovadora relação entre interior e exterior. Sua estrutura aberta e continua é configurada por uma série de elementos abstratos e diferentes materiais, uma composição modular e dinâmica. Uma membrana de ETFE é responsável por definir o grande volume do espaço do pavilhão. A estrutura metálica vazada permite que os raios de luz penetrem livremente no interior através de pequenas aberturas, como se a luz do sol estivesse atravessando a copa das árvores em uma floresta, criando uma iluminação natural em constante transformação. Atirantados por cabos de aço, as estruturas secundárias da cobertura servem para controlar o calor e conduzir a luz através do átrio. Isso tudo corrobora para a redução do consume de energia, a otimização dos recursos além de favorecer as condições de uma experiência espacial agradável aos visitantes.

O grande átrio central e os diferentes espaços abertos do pavilhão conectam todas as áreas expositivas visitáveis, permitindo diferentes e surpreendentes perspectivas do pavilhão e seu entorno imediato. A combinação de espaços expositivos, área para a realização de eventos e restaurantes é potencializada ainda mais por este amplo panóptico em que se transforma a arquitetura pavilhão alemão. O tour guiado permitirá o livre acesso dos visitantes aos terraços suspensos em meio ao átrio, fornecendo diferentes perspectivas dentro do pavilhão e a interação social entre os visitantes. O projeto de paisagismo combina a vegetação nativa da Alemanha com o clima específico de Dubai, preenchendo de cor e vida os espaços do pavilhão.

Pavilhão alemão. Imagem Cortesia de Bitscapes

Esta sequência de espaços verticais é configurada pelos diferentes níveis de jardins além de sua cobertura suspensa. O volume de apoio junto à fachada leste acolhe o núcleo de serviços com instalações técnicas, enquanto que na porção oeste encontram-se os espaços expositivos e o restaurante. Estes elementos, aparentemente flutuantes, foram implantados como uma forma de percurso didático - onde os visitantes são convidados a aprender através da arquitetura do pavilhão.

O tema da Expo 2020 é "Conectando Mentes, Construindo o Futuro" e terá lugar em Dubai entre 20 de outubro de 2020 e 10 de abril de 2021.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Pavilhão alemão para a Expo 2020 de Dubai será projetado pelo think tank LAVA" [LAVA Selected to Design German Pavilion for Expo 2020 Dubai] 16 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905630/pavilhao-alemao-para-a-expo-2020-de-dubai-sera-projetado-pelo-think-tank-lava> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.