Clássicos da Arquitetura: Cidade Proibida / Kuai Xiang

Como coração da China Imperial de 1421 até 1912, a Cidade Proibida - um complexo palaciano no centro de Pequim - representou a autoridade divina dos imperadores da China por mais de quinhentos anos. Construída pelo imperador Ming Zhu Di como a peça central da sua capital ideal, o palácio acolheu vinte e quatro diferentes imperadores e duas dinastias ao longo de sua história. Mesmo após as revoluções democráticas e comunistas subsequentes que transformaram a China no início do século XX, ela continua a ser a relíquia construída mais proeminente de um império cosmopolita. [1]

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Por um milênio, a cidade de Pequim serviu de capital a vários impérios e dinastias. [2] No início do século XV, no entanto, era um "remanso" comparativamente sem importância, e que havia caído em um mau estado ignóbil. O imperador Zhu Yuanzhang, conhecido como o imperador de Hongwu, havia feito sua capital em Nanjing - uma cidade situada no rio Yangtze, um pouco mais para o sul. [3] Quando o quarto filho de Zhu Yuanzhang, Zhu Di, começou seu reinado como o imperador de Yongle em 1403, ele fez isso em Nanjing. No entanto, Zhu Di passou muitos anos nas planícies do norte da China e, portanto, construiu seu poder lá; Tendo instigado uma guerra civil para assumir o controle do império de seu sobrinho, talvez não seja surpreendente que ele tenha procurado centrar seu governo em uma região com mais facilidade em seu alcance. Na época, sua capital escolhida era chamada Beiping ("Paz do Norte"); sob Zhu Di, a cidade seria, pela primeira vez em sua história, chamada Beijing ("Capital do Norte"). [4]

Maquete. Cortesia de Flickr user Can Pac Swire (CC BY-NC 2.0)

O novo nome era apenas o início da grande visão de Zhu Di para a cidade de Pequim. A partir de agosto de 1406, Zhu Di ordenou uma enorme coleção de materiais de construção de todo o império para ser trazido para a capital: alguns de seus enviados supervisionaram a colheita de madeira e pedra, enquanto outros supervisionavam a produção de tijolos e ladrilhos. O palácio que ele tinha em mente exigiria registros enormes e grandes quantidades de mármore, que foram trazidos de florestas a 1.500 quilômetros de Pequim. Todos os outros materiais, de argila a ouro, foram originários de praticamente todas as províncias da China. De 1417 a 1420, 100.000 artesãos produziriam os elementos que mais de um milhão de trabalhadores - muitos dos quais eram criminosos condenados ou trabalhadores recrutados - utilizariam na gloriosa capital prevista por seu imperador. [5]

O Portão da Paz Celestial, entrada para a Cidade Proibida, tal como aparece hoje, com a sua entrada coberta por um retrato de Mao Zedong. Cortesia de Wikimedia user Ekrem Canli (CC BY-SA 3.0)

A nova Beijing deveria ser uma cidade de distritos dentro de distritos. Aproximadamente trinta quilômetros quadrados de área, era uma área retangular cercada por muros de 12 metros de altura. Em seu centro, cobrindo apenas cinco quilômetros quadrados e cercado por outra parede, estava a Cidade Imperial - um distrito que abrange as casas dos parentes do Imperador, os escritórios da burocracia imperial, dois templos e um parque decorado com lagos artificiais. No coração da Cidade Imperial, cercada por um fosso e um terceiro conjunto de muros, foi implantada a Cidade Proibida em si. [6]

The Meridian Gate, através do qual os visitantes passariam no caminho para uma audiência com o imperador. Cortesia de Wikimedia user Jorge Lascar (ld under CC BY 2.0)

Como o próprio nome indica, a Cidade Proibida foi fechada para todos, exceto para alguns poucos selecionados. O Tribunal Externo, ocupando a parte sul do complexo do palácio, foi usado para audiências públicas e cerimônias e compreende pátios expansivos e pavilhões monumentais destinados a intimidar aqueles que foram autorizados a entrar. Ao norte, está o Tribunal Interno, que abrigava as residências da família real, seus servos e o próprio Imperador. O complexo, como todos de Pequim, estava alinhado à bússola, com portões em todos os quatro pontos cardeais. Como tal, as estruturas mais importantes da Cidade Proibida estavam situadas em um eixo norte-sul que corria na entrada sul da cidade. [7]

Uma das cinco pontes de mármore que atravessam o Rio Dourado. Cortesia de Wikimedia user Dennis Jarvis (CC BY-SA 2.0)

Aqueles que visitavam a Cidade Proibida para uma audiência entravam pelo portal sul, conhecido como Portão Meridional. Aqui, eles eram obrigados a desmontar dos cavalos e prosseguir a pé em um vasto pátio. Cinco pontes de mármore levavam sobre um canal curvo (chamado Rio Dourado); depois de atravessar uma dessas pontes, os visitantes passavam de um portão para outro pátio ao pé do maior edifício do palácio: o Salão da Harmonia Suprema. Era nesse enorme espaço que o Imperador realizaria audiências, enquanto os requerentes eram obrigados a demonstrar seu respeito por um ritual de ajoelhar e curvar, conhecido como o Kowtow. [8,9]

O Salão da Harmonia Suprema visto do sul. Cortesia de Wikimedia user Daniel Case (CC BY-SA 3.0)

O Salão da Harmonia Suprema, flanqueado ao norte pelos Salões da Harmonia Central e da Harmonia Preservadora, formavam o clímax da procissão através da Cidade Proibida e, em grande escala, através da própria Pequim. Os Três Salões da Frente, como são conhecidos, estão em uma plataforma de mármore de três camadas, chamada Pavimento do Dragão. Subindo das pedras brilhantes estão os pilares de madeira que suportam os Salões; Apesar da profusão de suportes de madeira elaboradamente esculpidos debaixo das linhas do telhado, estão os pilares que formam os principais membros estruturais dos edifícios do palácio. [10]

Telhas douradas, os acabamentos adornados com auspiciosos ícones e , were a key symbol of the Forbidden City’s imperial status. ImageCourtesy of Flickr user See-ming Lee (licensed under CC BY-NC 2.0)

Embora a escala por si só não seja a única indicação de poder na Cidade Proibida, a altura e amplitude únicas de estruturas (como o Salão da Harmonia Suprema) eram símbolos de autoridade inconfundíveis. A forma dos telhados - com uma horizontal e quatro águas inclinadas e dois beirais - eram tradicionalmente reservados para os edifícios imperiais mais importantes. A forma era mais acentuada por lustrosos azulejos amarelos (a cor imperial). No momento da construção da Cidade Proibida, um espectador que estava no topo do Pavimento do Dragão não veria nada além do mármore do pátio, a argila vermelha enferrujada das paredes, os azulejos dourados dos telhados do palácio e a extensão do céu acima. [11]

O Palácio da Pureza celestial serviu como residência principal de 13 imperadores Ming. Cortesia de Wikimedia user (CC BY-SA 2.0)

Situado atrás dos pavilhões monumentais do Tribunal Exterior, o Tribunal Interno foi construído em uma escala relativamente íntima. Uma rede de passagens muradas leva às várias residências, cozinhas, estúdios, salões de chá, bibliotecas e outros espaços de vida exigidos pelo imperador, sua família, suas concubinas e sua horda de servos. Os Três Palácios do Tribunal Interno estão em um acordo semelhante aos Três Salões da Frente do Tribunal Exterior, embora em uma escala menor, de acordo com seu entorno. O Palácio da Pureza Celestial, em contrapartida ao Salão da Harmonia Suprema, foi construído como a residência principal do próprio Imperador, embora tenha sido substituído nesta função pelo menor Salão do Cultivo Mental na época da Dinastia Qing. [12]

Após sua conclusão, a Cidade Proibida foi a joia da coroa da nova capital da Dinastia Ming. Pouco depois foi considerado Zijincheng, ou a "Cidade Proibida Púrpura". Este nome não fazia alusão à cor do próprio palácio, mas à Estrela do Norte, implicando que o mundo girava em torno do Imperador e da Cidade Proibida da mesma forma que os céus giravam sobre a Estrela do Norte. [13]

Agora ocupada por turistas, o Hall of Mental Cultivation serviu como a residência isolada dos mais novos imperadores Ming e Qing. Cortesia de Wikimedia user Clay Gilliland (CC BY-SA 2.0)

Uma sucessão de governantes fracos seguiu o reinado de Zhu Di e, em 1644, o colapso gradual da dinastia Ming permitiu a subsequente conquista e o reinado da dinastia Qing. Enquanto os imperadores Qing eram Manchu, ao contrário de seus ancestrais chineses Han na dinastia Ming, eles mantiveram a Cidade Proibida no seu estilo original, em grande parte. Incêndios destruíram regularmente os pavilhões de madeira do palácio, mas as únicas estruturas apresentando características de Qing ao invés de Ming foram as que se somaram ao complexo original: o Imperador Kangxi, em particular, embarcou em um ambicioso projeto de construção nas partes leste e oeste da Cidade Proibida. [14.15]

Um pavilhão nos Seis Palácios Ocidentais, uma das seções da Cidade Proibida construída para o Imperador Kangxi de Qing. Cortesia de Wikimedia user Clay Gilliland (CC BY-SA 2.0)

A Cidade Proibida superou não só as dinastias Ming e Qing, mas a China imperial mais amplamente. A nascente República da China transformou o antigo palácio como um museu em 1925; Em conjunto com um palácio Qing posterior, o complexo de 600 anos tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987. Seu arranjo elaborado e simétrico de pátios, jardins e pavilhões é o maior exemplo e mais elaborado de ideais urbanos chineses antigos e da arquitetura como as milhares de relíquias alojadas na vitrine da variegada história cultural da China e seus vizinhos. [16] Já não mais proibida, a Cidade é um monumento silencioso para uma era passada de esplendor imperial - uma época em que o mundo era pensado para girar em torno de suas paredes vermelhas desbotadas e telhados dourados.

Referências

[1] "Imperial Palaces of the Ming and Qing Dynasties in Beijing and Shenyang." UNESCO World Heritage Centre. Acessado em 21 de setembro de 2016. [link].
[2] Li, Lillian M., Alison J. Dray-Novey, and Haili Kong. Beijing: From Imperial Capital to Olympic City. New York: Palgrave Macmillan, 2007. p7.
[3] Dorn, Frank. The Forbidden City; the Biography of a Palace. New York: Scribner, 1970. p10-11.
[4] Holdsworth, May. The Forbidden City. Hong Kong: Oxford University Press, 1998. p5.
[5] Wood, Frances. The Forbidden City. London: British Museum Press, 2005. p11-14.
[6] Holdsworth, p18-19.
[7] Li, Dray-Novey, and Kong, p43.
[8] Li, Dray-Novey, and Kong, p43-44.
[9] Cowan, Henry J., and Trevor Howells. A Guide to the World's Greatest Buildings: Masterpieces of Architecture & Engineering. San Francisco, 2000: Fog City Press. p93.
[10] Holdsworth, p23.
[11] Holdsworth, p23-24.
[12] Barmé, Geremie. The Forbidden City. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2008. p40.
[13] Holdsworth, p20.
[14] Dorn, p16.
[15] Barmé, p47-55.
[16] “Imperial Palaces of the Ming and Qing Dynasties in Beijing and Shenyang.”

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  720000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1421

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Endereço:4 Jingshan Front St. Dongcheng, Pequim, China

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Sobre este escritório
Cita: Fiederer, Luke. "Clássicos da Arquitetura: Cidade Proibida / Kuai Xiang" [AD Classics: Forbidden City / Kuai Xiang] 02 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876925/classicos-da-arquitetura-cidade-proibida-kuai-xiang> ISSN 0719-8906

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