Maputo Cinema Festival - 2ª sessão experimental

Em Moçambique, a situação do cinema é caótica, isto deve-se principalmente ao fato dos núcleos de arte do país estarem a ser transformados em igrejas e instituições privadas, esquecendo que a arte desempenha o mesmo papel que as igrejas, no sentido de incentivar os jovens à criatividade e criar oportunidades para pessoas necessitadas.

O cinema é uma das áreas afetadas. Infelizmente em Maputo, capital do país, existem apenas sete salas de cinema em funcionamento que não servem às classes menos favorecidas, tampouco abrem oportunidades à nova geração de produtores de cinema locais, dando vez às produções "hollywoodianas".

As implicações disto já são notáveis, pois nossos produtores começam a optar pela produção de filmes com características "hollywodianas" como melhor estratégia de venda e aceitação nas salas existentes, ignorando fatores implicantes e diminuindo a possibilidade de desenvolver e explorar o campo.

Maputo Cinema Festival

O MCF será um evento anual de exibição cinematográfica e interdisciplinar. Seu principal objetivo é criar um ponto de encontro entre o cinema e outras artes que contribuem para o desenvolvimento da da sétima arte. Sua principal ferramenta é a arquitetura e o seu espaço de intervenção é a urbe, adequando e explorando espaços com potencial de adaptação para salas de cinema temporárias.

Esta ideia vem como incentivo na colaboração para a reciclagem de espaços dentro da urbe que são ignorados e/ou estão destruídos, oferecendo uma forma de recuperar a vida destes lugares. No cinema, nosso sonho é ver as salas lotadas ao serviço das massas e poder ter mais filmes de novos criativos e principalmente novas opiniões de como a 7ª arte deve desenvolver.

O projeto está a decorrer da seguinte forma: a primeira edição foi dividida em 2 partes, onde na primeira estão acontecendo sessões experimentais em andamento cujo objetivo é angariar os seguintes recursos:

  • Formar uma equipe multidisciplinar para desenvolver o projeto e adquirir experiência;
  • Buscar financiamento;
  • Conseguir uma audiência fiel.

Para isso serão realizadas duas sessões experimentais até ao final de 2016 em diferentes pontos da cidade, sendo que a primeira já foi realizada e os resultados foram bastante positivos.

A nova sessão já foi marcada e o espaço de intervenção já foi escolhido. A segunda parte desta primeira edição será em 2017 com o arranque oficial do festival, cujas datas ainda estão por ser marcadas e oficializadas.

Acesse as informações relacionadas com o evento aqui.

  • Título

    Maputo Cinema Festival - 2ª sessão experimental
  • Tipo

    Festival / Bienal
  • Organizadores

    Estúdio 5
  • De

    16 de Dezembro de 2016 05:00 PM
  • Até

    18 de Dezembro de 2016 10:00 PM
  • Onde

    Ruínas em frente ao Ministério do Interior
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Maputo Cinema Festival - 2ª sessão experimental" 30 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800542/maputo-cinema-festival-2a-sessao-experimental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.