50 modelos de encaixes em madeira disponíveis para download

"50 Digital Wood Joints" by Ladycartoonist, licença CC BY-NC-SA 3.0

Se você ficou interessado nestas animações de juntas e encaixes da marcenaria tradicional japonesa, aqui está uma chance de você mesmo experimentar alguns encaixes complexos.

No espírito do livre acesso à informação, o professor Jochen Gros e o designer Friedrich Sulzer lideraram um projeto de pesquisa no C...Lab da Escola da Design Offenbach, na Alemanha, onde desenvolveram 50 diferentes técnicas de encaixe em madeira passíveis de serem fabricados digitalmente através de ferramentas como CNC e cortadoras a laser. 

Agora estes arquivos foram disponibilizados gratuitamente para download em diferentes formatos digitais (incluindo versões para AutoCad). A equipe também disponibilizou um guia em PFD para cada encaixe, facilitando a compreensão dos desenhos e explicando como montar as peças. 

Guia com os encaixes. Via Flexible Stream

Nesta página, Gros explica porque arquitetos e designers são tão fascinados pelas técnicas de encaixe:

Sempre que nos deparamos com eles, somos tomados por admiração: admiração pelas habilidades do artesão, como criador, mas também admiração pelo equilíbrio entre função e beleza, que transforma o mobiliário ou templo em uma obra de arte.

Com o surgimento da industrialização, os encaixes tradicionais de marcenaria foram cada vez mais esquecidos. A produção deve ser, acima de tudo, eficiente, portanto, não há mais lugar para as juntas tradicionais de marcenaria. Ou será que há?

Ao passo que maquinas controlados por computador se aproximam cada vez mais das marcenarias, o modo como as peças de madeira são unidas em uma construção deve ser reconsiderado.

Guia com os encaixes. Via Flexible Stream

Ao tornar os arquivos acessíveis ao público, a equipe busca inspirar designers, arquitetos e entusiastas a utilizarem esses encaixes em seus próprios projetos, e incentivam os usuários a enviarem fotos mostrando suas criações e ideias de como tornar os encaixes ainda melhores.

Acesse o link para download ou entre em contato com a equipe, aqui.

Na página Intstructables, a usuária Ladycartoonist ficou tão inspirada pelo trabalho de Gros que criou um belo poster com imagens dos encaixes. Ele está sob licença Creative Commons e pode ser baixado aqui.

Via Flexible Stream.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "50 modelos de encaixes em madeira disponíveis para download" [50 Downloadable Digital Joints For Woodworking] 22 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797785/50-modelos-de-encaixes-em-madeira-disponiveis-para-download> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.