Jean Nouvel divulga projeto para a Cidade Matarazzo em São Paulo

Jean Nouvel divulga projeto para a Cidade Matarazzo em São Paulo

O escritório francês Ateliers Jean Nouvel acaba de divulgar seu mais recente projeto: uma torre de vinte e quatro pavimentos localizada próximo à Avenida Paulista, em São Paulo. O arranha-céu, intitulado Torre Rosewood, faz parte do complexo Cidade Matarazzo, idealizado pelo Grupo Allard, e abrigará um hotel e também unidades residenciais.

A proposta de Nouvel, adjacente ao antigo hospital e maternidade Matarazzo - tombados desde 1986 - prevê a "continuidade vertical" da paisagem local, caracterizada por uma vegetação exuberante em meio às edificações históricas. Assim, a torre de mais de cem metros de altura se desenvolve em diferentes níveis, formando terraços e jardins elevados que recebem árvores de pequeno e médio porte.

Cortesia de Grupo Allard

O complexo hoteleiro e residencial contará com 151 quartos de hóspede e 122 suítes residenciais, dois restaurantes, um bar e um "caviar lounge". Além disso, o programa também conta com três piscinas, um SPA e uma área fitness.

Vista para a fachada nordeste. Image Cortesia de Grupo Allard

“O parque do Matarazzo é uma sobrevivência. Diria até mais do que uma sobrevivência, é um oásis. É o lugar de uma urbanização calma. É o lugar de árvores incríveis: fícus, talaumas. E este hospital no meio é uma espécie de pequena cidade, muito bem organizada com seus pátios. Ao redor disso, uma cidade tumultuada. O que é interessante é trabalhar a partir da memória do lugar”, comenta Jean Nouvel.

Entrada pela rua Itapeva. Image Cortesia de Grupo Allard

O escritório Triptyque ficará a cargo do projeto executivo da torre, além de assinar também o projeto de recuperação e reuso das edificações pré-existentes, que hoje se encontram em mal estado e que serão ocupadas por programas comerciais.

Cortesia de Grupo Allard

A estrutura de Nouvel tem conclusão prevista para o final de 2018.

Fonte: Grupo Allard

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Jean Nouvel divulga projeto para a Cidade Matarazzo em São Paulo" 08 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785210/jean-nouvel-divulga-projeto-de-torre-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.