Álvaro Siza restaura entorno do Convento do Carmo em Lisboa

Atingido por um incêndio em 1988, o bairro do Chiado, em Lisboa, teve boa parte de seus edifício danificada ou parcialmente destruída pelas chamas e passa, há mais de uma década, por um intenso projeto de restauração e recuperação liderada por ninguém menos que Álvaro Siza.

Dentre as estratégias empregadas pelo Pritzker português, apresentadas originalmente em 1989, está a reorganização dos percursos peatonais e a criação de passarelas elevadas que visam facilitar o acesso e o fluxo dos moradores e visitantes. Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, Siza concluiu recentemente a ligação entre um dos pátios do Convento do Carmo (Pátio B) ao Largo do Carmo e aos Terraços do Carmo através de um percurso para pedestres.

Álvaro Siza restaura entorno do Convento do Carmo em Lisboa - Mais Imagens+ 3

via Câmara Municipal de Lisboa

De acordo com a Câmara, "com a intervenção vence-se o desnível topográfico existente entre a plataforma do 'Pátio B' e o portal Sul do Convento do Carmo, articulando os espaços de forma integrada, aliando a valorização patrimonial deste local à criação de um espaço público de lazer nos Terraços do Carmo como prolongamento natural do percurso peatonal."

via Câmara Municipal de Lisboa

Por sua escala e delicada inserção urbana, o plano de recuperação vem sendo implementado de forma gradual e vê como "necessário concluir um percurso de lógica urbana e refazer o que antes existiu, promovendo a revitalização de espaços abandonados no coração da cidade."

via Câmara Municipal de Lisboa

Fonte: Câmara Municipal de Lisboa

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Álvaro Siza restaura entorno do Convento do Carmo em Lisboa" 08 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783358/alvaro-siza-restaura-entorno-do-convento-do-carmoem-lisboa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.