Restauro da Biblioteca Viipuri, de Alvar Aalto, vence o Modernism Prize 2014

O 2014 World Monuments Fund/Knoll Modernism Prize foi concedido ao Comitê Finlandês pelo restauro da Biblioteca Viipuri  de Alvar Aalto em Vyborg, Rússia. "Projetada por Aalto e construída entre 1927 e 1935, na cidade de Viipuri (até então na Finlândia)", informava o comunicado de imprensa do WMF, "a biblioteca reflete a emergência da distinta combinação de formas e materiais orgânicos com os princípios de clara expressão funcionalista, que se tornou a marca da arquitetura de Aalto."

Uma citação de Barry Bergdoll e mais imagens, a seguir.

Restauro da Biblioteca Viipuri, de Alvar Aalto, vence o Modernism Prize 2014 - Mais Imagens+ 10

Saguão da escada principal, 2014. Imagem © The Finnish Committee for the Restoration of Viipuri Library and Petri Neuvonen
Saguão, 2014. Imagem © The Finnish Committee for the Restoration of Viipuri Library and Petri Neuvonen

“Um ícone da arquitetura do século XX - com sua distinta cobertura com claraboias, forro ondulado de madeira no auditório e escadas envolvidas por vidro - a biblioteca em Viipuri é um dos edifícios mais importantes de Aalto dos anos em que explorava o novo vocabulário modernista; de fato, fotografias do edifício logo o tornaram famoso em todo o mundo", comentou o presidente do júri, Barry Bergdoll.

“O restauro promoveu uma impressionante campanha internacional que garantiu a sobrevivência e o renascimento da obra prima de Aalto, restaurando-a à sua função original de uma vibrante biblioteca municipal."

Viipuri Library, c. 1935. Cortesia de The Finnish Committee for the Restoration of Viipuri Library

O restauro levou duas décadas e foi uma colaboração entre os governos nacionais e regionais da Rússia e da Finlândia.

O Comitê Finlandês receberá o prêmio bienal no MoMA, em Nova Iorque, no dia 1 de dezembro. O evento será seguido de uma palestra pública gratuita com os vencedores do prêmio. 

Via WMF.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Restauro da Biblioteca Viipuri, de Alvar Aalto, vence o Modernism Prize 2014" [Alvar Aalto's Restored Viipuri Library Wins 2014 Modernism Prize] 13 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757070/restauro-da-biblioteca-viipuri-de-alvar-aalto-vence-o-2014-modernism-prize> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.