Avenues São Paulo promove Festival de educação e urbanismo gratuito com projetos de estudantes das redes privada e pública de ensino

No dia 02 de dezembro, sábado, São Paulo vai ser palco do Urban-Based Education Festival (URBE), um festival de educação e urbanismo aberto a estudantes, educadores e famílias para debater o futuro das cidades. Essa será a primeira edição do evento, que traz como tema “Visões de uma cidade melhor”, e contará com uma ampla programação entre as 11h e às 15h, no Campus da Avenues São Paulo, no Morumbi.

Durante o festival, o público vai poder conhecer projetos criados por estudantes de 13 instituições de ensino básico públicas e privadas de todo o país, da Educação Infantil ao Ensino Médio. São projetos que, por considerarem a cidade uma extensão da escola, promovem impactos econômicos, sociais ou ambientais positivos na comunidade.

“É uma oportunidade para educadores se inspirarem e estudantes se engajarem”, afirma Sylvia Guimarães, Director of Community Engagement da Avenues São Paulo. “Haverá uma riqueza muito grande de visões, metodologias e perspectivas sobre como fazer das escolas espaços de atuação cidadã, no sentido literal da palavra”, acrescenta Sylvia.

Além de conferir a exposição, os visitantes poderão participar de painéis com especialistas em educação, arquitetura e urbanismo. As conversas contarão com a presença de nomes como Mauro Calliari, doutor em urbanismo pela FAU-USP e colunista da Folha de São Paulo, Ester Carro, arquiteta e presidente do Instituto Fazendinhando, e Tomas Alvim, coordenador-geral do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

“A escola é um eixo fundamental no desenvolvimento da percepção da cidade”, diz Tomas Alvim. “A descoberta do território, os encontros e as possibilidades de transformação devem ser trabalhadas com as crianças e os jovens com o intuito de desenvolver cidadãos mais conscientes do seu papel no futuro das cidades”, afirma Alvim.

Também serão realizados workshops para pessoas de todas as idades, com diferentes propostas. Em um deles, os estudantes vão poder compartilhar suas visões e debater com especialistas sobre como tornar nossas cidades mais sustentáveis, inclusivas e agradáveis. Em outro workshop, voltado para crianças, os participantes vão poder entrar em contato com temas da arquitetura e urbanismo por meio do brincar, no espaço de jogos e livros.

“Um evento como o URBE engaja o público, e principalmente a geração jovem, a olhar de maneira diferente para a cidade, discutindo questões urbanas como planejamento, sustentabilidade e estrutura”, diz Natália Alonso, gestora de projetos da BEĨ Educação. “Essas iniciativas são fundamentais para sensibilizar e inspirar mudanças positivas, promovendo uma comunidade mais informada e engajada com os assuntos que impactam diretamente suas vidas na cidade, afirma Natália.

O evento é cocriado pela Avenues São Paulo, Laboratório de Cidades Arq.Futuro e BEĨ Educação.

Intersecção entre educação e urbanismo
Para Sylvia Guimarães, um dos aspectos da educação é promover atuação em sociedade. Por isso, ela explica que a aprendizagem deve contemplar a vivência dos alunos nos territórios, para além das fronteiras das instituições onde estudam. “A escola é um espaço que a nossa sociedade destinou para formarmos cidadãos, ou seja, aqueles que pertencem à cidade”, afirma Sylvia. “Nesse sentido, a cidade tem muito a contribuir com a escola e a escola tem muito a contribuir com a cidade”, acrescenta a educadora.

A interligação entre urbanismo e educação é crucial para o desenvolvimento urbano, principalmente no que concerne à sustentabilidade, como aponta Natália Alonso. “Através da educação, as comunidades compreendem a importância do planejamento urbano inteligente, promovendo uma participação mais ativa na criação e no aprimoramento das cidades”, afirma Natália. “Ao capacitar os cidadãos com conhecimento sobre uso eficiente do espaço, preservação ambiental e desenvolvimento equitativo, essa sinergia entre educação e urbanismo não apenas impulsiona inovação, mas também melhora a qualidade de vida nas cidades, garantindo espaços urbanos mais acessíveis, inclusivos e agradáveis para todos os seus habitantes”, conclui a gestora.

Programação completa
● 11h00-15h00 - Exposição de projetos

● 11h00-15h00 - Espaço "Pistache Editorial" e "CoCriança" com jogos e livros sobre arquitetura e urbanismo

● 11h10-11h25 - Abertura e apresentação musical do Advanced Music Program da Avenues

● 11h30-12h30 - Painel "Cidade para crianças: cidade para todos" com Marília De Santis, Paola Ricci, Roni Hirsch, Tiago Brito e aluna da Avenues São Paulo e mediação de Tomas Alvim

● 11h30-12h15 - Workshop com grupo "Urban Sketchers"

● 13h00-13h30 - Painel "Urban Lab: visões de uma cidade melhor" com os especialistas Rodrigo Mindlin Loeb, Mauro Calliari e os professores da Avenues Cristiano Cairoli e Pedro Ramos

● 13h30-14h15 - Workshop "OZOBOT (robô) - Programando a Cidade"

● 13h30-14h15 - Workshop "Aprendizagem além dos muros da escola: caminhada até a pracinha"

● 14h00-15h00 - Painel "Escolas transformadoras: a cidade como sala de aula" com Ester Carro, Mauro Calliari, Cadu Vilela, Rodrigo Mindlin Loeb, Yasmin Silva Ferreira, estudante da EE Ovídio de Albuquerque (Maceió - AL) e mediação de Tomas Alvim

O evento é gratuito e aberto ao público. Haverá food trucks e o café da escola estará aberto com diversas opções de alimentos e bebidas. Para participar do festival, basta se inscrever no link: link.avenues.org/sp-urbe-dec2

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Avenues São Paulo promove Festival de educação e urbanismo gratuito com projetos de estudantes das redes privada e pública de ensino" 22 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010095/avenues-sao-paulo-promove-festival-de-educacao-e-urbanismo-gratuito-com-projetos-de-estudantes-das-redes-privada-e-publica-de-ensino> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.