Superfícies com veios em destaque: uma afirmação de design ousada na decoração de interiores

Seja através de pequenas amostras de materiais ou por uma colagem digital, um moodboard é uma ferramenta de projeto valiosa para arquitetos e designers, como um painel de inspiração com cores e elementos que guiarão as escolhas. A ideia é que ele seja utilizado para que os profissionais tenham inspirações para comporem seus projetos, seus panos de fundo, texturas predominantes e detalhes de destaque. Para tal, as superfícies desempenham um papel fundamental na definição de um espaço, dando o tom do espaço, tal qual uma música, onde todos os outros elementos podem combinar ou não na harmonia da paleta escolhida.

Dentre elas, superfícies que evidenciam um padrão de veios em materiais naturais como mármores e granitos carregam consigo uma sensação de sofisticação e elegância atemporal. A imponência dos veios, seja em tons sutis ou marcantes, confere uma sensação de sobriedade e luxo, agregando profundidade visual e refinamento ao ambiente. Estes padrões únicos e naturais possuem a capacidade de elevar instantaneamente a estética de qualquer espaço, transmitindo uma sensação de opulência e distinção que perduram ao longo do tempo. 

Superfícies com veios em destaque: uma afirmação de design ousada na decoração de interiores - Imagem 7 de 12
Eclectic Pearl . Image Cortesia de Cosentino

Feito de cristais naturais de quartzo que são misturados com resinas de poliéster e pigmentos, o Silestone é um material fabricado que apresenta desempenho incomparável e pode se assemelhar muito com granitos e mármores, com um pouco de brilho extra. A Cosentino, fabricante do produto, é conhecida por suas superfícies híbridas, criadas a partir de minerais premium e materiais reciclados. Le Chic, por exemplo, é uma coleção inspirada no fascínio atemporal da pedra natural com um toque de sofisticação parisiense e vitoriana. Os seis designs da coleção, cada um com características e estéticas distintas, buscam redefinir o conceito de superfície de padrão mineral. Abaixo, exploramos cada um dos designs e os moodboards que proporcionam:

Bohemian Flame: Esse design incorpora o movimento dos fluxos dourados de lava, criando veias sinuosas com incrustações metálicas em tons de cobre. Evoca o brilho de chamas de vela e incentiva a auto-expressão e a criatividade. Bronze, vegetação e cerâmicas claras combinam bem com esta textura.

Superfícies com veios em destaque: uma afirmação de design ousada na decoração de interiores - Imagem 2 de 12
Bohemian Flame . Image Cortesia de Cosentino

Eclectic Pearl: Fluxos fluidos de tons delicados, lembrando jóias incrustadas de diamante. Com detalhes metálicos, combina a elegância clássica com um charme moderno, mostrando sofisticação atemporal. Madeira clara e dourado funcionam bem em conjunto com essa superfície.

Superfícies com veios em destaque: uma afirmação de design ousada na decoração de interiores - Imagem 4 de 12
Eclectic Pearl . Image Cortesia de Cosentino

Victorian Silver: Efeitos suaves e sutis de marmoreio e gradiente dão a este design uma profundidade elegante. A fusão de tons de fundo frios com veias prateadas e cinza escuro o torna um ajuste perfeito para paletas de cores quentes e frias. Esta textura trabalha bem com tons pastéis, bem como metais dourados.

Superfícies com veios em destaque: uma afirmação de design ousada na decoração de interiores - Imagem 12 de 12
Victorian Silver . Image Cortesia de Cosentino

Parisien Bleu: Com um profundo tom azulado e veias em tons de ocre, Parisien Bleu evoca a essência das famosas pedras romanas imperiais. Captura a forte personalidade e caráter da cidade de Paris, simbolizando um charme atemporal. Por tratar-se de um padrão mais marcante, a escolha do restante dos elementos pode ser mais sutil e minimalista. 

Superfícies com veios em destaque: uma afirmação de design ousada na decoração de interiores - Imagem 6 de 12
Parisien Blue . Image Cortesia de Cosentino

Romantic Ash: Apresentando grandes veios e grãos em vários tamanhos, este design expõe profundidade e beleza que lembram um céu noturno estrelado. O toque do azul intensifica seu fascínio e profundidade visual. Trabalha bem com objetos decorativos de destaque, bem como cores mais vibrantes.

Superfícies com veios em destaque: uma afirmação de design ousada na decoração de interiores - Imagem 8 de 12
Romantic Ash. Image Cortesia de Cosentino

Versailles Ivory: Com um brilho dourado e a sutil marmoreio de duas tons criam uma atmosfera de opulência, ecoando a grandeza do palácio de Versalhes, este design evoca calor e luxo. Para ornar com ele, buscar materiais mais nobres, como o cobre, madeiras claras e o branco.

Superfícies com veios em destaque: uma afirmação de design ousada na decoração de interiores - Imagem 10 de 12
Versailles Ivory . Image Cortesia de Cosentino

Os intrincados padrões de veias e intertravamentos são possíveis pelo sistema inovador de moldagem da Cosentino, resultando em texturas que respiram a vida em partículas e minerais de vários tamanhos. Além disso, a sustentabilidade está presente através da tecnologia Hybriq+®, com as superfícies fabricadas usando materiais reciclados e uma quantidade reduzida de sílica enquanto utilizam 100% de energia renovável e 99% de água reutilizada.

Para que o produto atinja uma grande vida útil, é importante que o processo de instalação seja meticuloso, com cálculos precisos para recortes, juntas e lacunas, garantindo um ajuste impecável. Desde uma inspeção cuidadosa antes da instalação até verificações finais de vedação e qualidade, cada etapa deve ser meticulosamente executada para garantir os padrões mais altos, seja garantindo estruturas de suporte, evitando obstruções ou protegendo sumidouros com adesivos especializados. A beleza e a funcionalidade duradouras do Silestone exigem um toque profissional, garantindo uma bancada que simboliza a perfeição e a higiene. A manutenção dessas superfícies é fácil por conta de sua alta durabilidade e tecnologia. Para os contratempos diários, sabão neutro e um pano de microfibra, seguido de secagem, é suficiente. Já manchas teimosas como limão, ferrugem ou descolorações persistentes de vinho ou alimentos requerem tratamentos específicos. Q-Action, projetado para higiene da cozinha, ajuda na manutenção diária, deixando as bancadas brilhando.

Superfícies com veios em destaque: uma afirmação de design ousada na decoração de interiores - Imagem 11 de 12
Versailles Ivory . Image Cortesia de Cosentino

A linha Le Chic da Silestone se destaca como uma personificação de elegância, sofisticação e inovação em soluções de superfície, oferecendo uma paleta versátil para cozinhas e banheiros. Sua gama diversificada de designs atende a várias preferências de gostos, oferecendo uma opção elegante e sofisticada para quem procura um toque de luxo atemporal em seus interiores.

Para quem busca incorporar essas superfícies e criar seu próprio estilo por meio de um moodboard, a Cosentino disponibiliza uma ferramenta online para desenvover os seus próprios.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Superfícies com veios em destaque: uma afirmação de design ousada na decoração de interiores" 30 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010053/pt-veined-patterned-surfacing-a-bold-design-statement-in-interior-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.