Le Berlier, de Moreau Kusunoki, é inaugurada em Paris

Em Paris, no décimo terceiro arrondissement, o escritório de arquitetura Moreau Kusunoki concluiu o Le Berlier, uma torre de madeira de 50 metros de altura que inclui unidades residenciais e uma série de outros serviços. Localizado na confluência de diversos fluxos urbanos, redes e escalas, o projeto busca equilibrar inovação, monumentalidade e conforto doméstico. O novo complexo residencial conta com uma fachada em grelha feita de madeira carbonizada e pré-temperada.

Le Berlier, de Moreau Kusunoki, é inaugurada em Paris - Imagem 2 de 24Le Berlier, de Moreau Kusunoki, é inaugurada em Paris - Imagem 3 de 24Le Berlier, de Moreau Kusunoki, é inaugurada em Paris - Imagem 4 de 24Le Berlier, de Moreau Kusunoki, é inaugurada em Paris - Imagem 5 de 24Le Berlier, de Moreau Kusunoki, é inaugurada em Paris - Mais Imagens+ 19

Le Berlier, de Moreau Kusunoki, é inaugurada em Paris - Imagem 2 de 24
Le Berlier / Moreau Kusunoki. Imagem © Maris Mezulis
Le Berlier, de Moreau Kusunoki, é inaugurada em Paris - Imagem 4 de 24
Le Berlier / Moreau Kusunoki. Imagem © Maris Mezulis

Segundo os arquitetos, a concepção do conjunto é baseada na ideia de uma "parede habitada" que atua como uma estrutura de transição entre o ambiente urbano densamente construído e os espaços privativos no interior. A grade da fachada cria uma textura rítmica que contribui para a imagem serena do complexo. As proporções são influenciadas pelo sistema estrutural, destacando a verticalidade da composição. Essa escolha estética visa harmonizar a torre com as proporções e alturas dos edifícios ao seu redor, resultando em uma imagem urbana coesa.

Le Berlier, de Moreau Kusunoki, é inaugurada em Paris - Imagem 16 de 24
Le Berlier / Moreau Kusunoki. Imagem © Maris Mezulis

No térreo, a base transparente do Le Berlier promove conexões com o ambiente da rua, estabelecendo um contraste com a parte superior da parede habitada, que é mais reservada. Os espaços públicos resultantes, que incluem áreas compartilhadas, uma galeria de arte e um restaurante, tornam o edifício aberto à cidade. No total, o projeto abrange uma área de mais de 7.300 metros quadrados e oferece 77 unidades residenciais, cada uma com seu próprio espaço exterior privativo, além de diversas comodidades nos andares inferiores.

A escolha dos materiais para o edifício foi feita com o objetivo de transmitir a sensação acolhedora e serena da função residencial, ao mesmo tempo em que as proporções alongadas foram projetadas para integrá-lo ao contexto urbano. A fachada é destacada pela utilização de madeira carbonizada e intemperada. As decisões de design também se refletem na disposição das unidades residenciais, com cada unidade abrindo para um espaço exterior privado. Os arquitetos afirmam que essa abordagem fortalece a conexão entre o interior e o exterior, entre a natureza e a cidade, entre o espaço privado e público, possibilitando que o bairro se desenvolva de acordo com as necessidades de seus moradores.

Le Berlier, de Moreau Kusunoki, é inaugurada em Paris - Imagem 6 de 24
Le Berlier / Moreau Kusunoki. Imagem © Maris Mezulis
Le Berlier, de Moreau Kusunoki, é inaugurada em Paris - Imagem 5 de 24
Le Berlier / Moreau Kusunoki. Imagem © Maris Mezulis

O Moreau Kusunoki, com escritórios na França e na Austrália, foi encarregado de projetar o Powerhouse Parramata, que será o maior museu de Sydney. Desenvolvido em colaboração com o escritório local Genton, tem previsão de conclusão para o início de 2025. Moreau Kusunoki também é o arquiteto por trás do Pavilhão do Instituto Sciences Po, um novo campus urbano que faz parte do projeto “Cœur 2022” das escolas no centro de Paris.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Le Berlier, de Moreau Kusunoki, é inaugurada em Paris" [Le Berlier, the 50-Meter-Tall Timber Tower Designed by Moreau Kusunoki, Opens in Paris, France] 25 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008412/le-berlier-de-moreau-kusunoki-e-inaugurada-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.