The Sphere, a maior estrutura esférica do mundo é inaugurada em Las Vegas

The Sphere, no Venetian Resort (anteriormente conhecida como MSG Sphere), abriu suas portas ao público na noite de sexta-feira passada em Las Vegas, com uma série de shows que tiveram como atração principal a banda de rock irlandesa U2. Anunciado pela primeira vez em 2018, foi projetado pelo renomado escritório de arquitetura Populous, especializado em estádios. Com 34 metros de altura e 157 de largura, o projeto custou US$ 2,3 bilhões e é considerado a maior estrutura esférica do mundo. Localizado a leste da Las Vegas Strip e conectado ao complexo do Venetian Resort, este projeto foi concebido para ser palco de diversos eventos, incluindo shows de música, exibições de cinema — a fachada externa é revestida com uma tela LED de alta resolução — e até mesmo algumas competições esportivas.

The Sphere, a maior estrutura esférica do mundo é inaugurada em Las Vegas - Imagem 2 de 5The Sphere, a maior estrutura esférica do mundo é inaugurada em Las Vegas - Imagem 3 de 5The Sphere, a maior estrutura esférica do mundo é inaugurada em Las Vegas - Imagem 4 de 5The Sphere, a maior estrutura esférica do mundo é inaugurada em Las Vegas - Imagem 5 de 5The Sphere, a maior estrutura esférica do mundo é inaugurada em Las Vegas - Mais Imagens

The Sphere, a maior estrutura esférica do mundo é inaugurada em Las Vegas - Imagem 2 de 5
Las Vegas, Nevada, EUA - 20/11/2022: Extremidade do meio para o sul da Strip da nova MSG Sphere em Venetian. Imagem © RYO Alexandre via Shutterstock

Toda a superfície em forma de esfera funciona como uma gigantesca tela, equipada com 1,2 milhões de LEDs que podem ser programados para mostrar imagens dinâmicas e animações, transformando o edifício em um ponto de destaque em Las Vegas, uma cidade já conhecida por suas atrações chamativas, como as fontes dançantes do Bellagio ou a réplica em escala reduzida da Torre Eiffel. A MSG Sphere será iluminada dia e noite, com as exibições adaptadas de acordo com a estação do ano e eventos especiais. A primeira vez que a Esfera se iluminou por completo foi no dia 4 de julho, quando as palavras "Olá Mundo" apareceram, seguidas de um espetáculo de fogos de artifício animados.

No interior, a The Sphere pode acomodar até 20.000 pessoas em pé, além de assentos para 18.600 espectadores, proporcionando experiências imersivas tanto em cinema quanto em performances ao vivo. Os artistas no palco são apoiados por uma tela de LED com resolução 16K que envolve a audiência. Com mais de 54.000 metros quadrados de display de LED, essa é considerada a maior tela de LED do mundo. Ela cria um espetáculo de luz imersivo com animações realistas capazes de eliminar a sensação de limitação espacial. Em 29 de setembro de 2023, o U2 inaugurou o local como o primeiro artista em uma residência intitulada U2:UV Achtung Baby Live at The Sphere, e a MSG planeja realizar de quatro a seis residências por ano na The Sphere.

De acordo com os produtores da The Sphere, mais de 160.000 alto-falantes estão distribuídos pela arena para garantir que cada espectador desfrute de um som nítido, graças a um sistema integrado Holoplot. Além disso, o local conta com tecnologia tátil incorporada a 10.000 dos assentos da arena, que produz vibrações para tornar a experiência do concerto mais tangível, amplificando as sensações de graves e tambores. Máquinas 4D também contribuem para a experiência imersiva, recriando sensações de vento, variações de temperatura e efeitos de aroma.

The Sphere, a maior estrutura esférica do mundo é inaugurada em Las Vegas - Imagem 3 de 5
Jack o Lantern brilha na MSG Sphere em Las Vegas antes do Helloween.. Imagem © Paparacy via Shutterstock

A arena é projetada para hospedar principalmente shows, mas também pode sediar eventos esportivos, como boxe, MMA ou esports. A propriedade inclui 304 vagas de estacionamento, com estacionamentos adicionais disponíveis nas proximidades. O local está conectado ao Venetian e ao Sands Expo and Convention Center por meio de uma passarela de pedestres de aproximadamente 300 metros.

Outro projeto há muito esperado, o Centro de Artes Performáticas Perelman em Nova York, também foi inaugurado recentemente ao público, revelando sua fachada discreta, mas impactante, feita de mármore translúcido com veios arranjados em padrões complexos pelo escritório de arquitetura REX, liderado por Joshua Ramus. No início deste ano, o novo prédio do Museu Moderno de Istambul foi inaugurado, projetado por Renzo Piano Building Workshop.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "The Sphere, a maior estrutura esférica do mundo é inaugurada em Las Vegas" [The Sphere at the Venetian Resort Opens to the Public in Las Vegas] 05 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007674/the-sphere-a-maior-estrutura-esferica-do-mundo-e-inaugurada-em-las-vegas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.