SPBR Arquitetos projeta edifício residencial a partir do conceito "quilômetro zero" em Curitiba

O conceito “Quilômetro Zero” tem ganhado popularidade na arquitetura contemporânea, promovendo abordagens ambientalmente conscientes para reduzir as emissões de carbono. Um exemplo aplicado desde conceito é o projeto blōma, do escritório SPBR arquitetos, liderado por Angelo Bucci. Primeiro projeto da firma paulistana em Curitiba, o edifício residencial foi concebido visando a valorização dos recursos e mão de obra locais.

"O conceito de quilômetro zero assume um papel relevante na arquitetura contemporânea, especialmente na construção civil, pelo compromisso na redução das emissões de carbono através da minimização dos deslocamentos”, diz Angelo Bucci, arquiteto responsável pelo projeto. Segundo ele, a sustentabilidade e as questões relativas ao meio ambiente tornaram-se essenciais para a atividade da arquitetura:

SPBR Arquitetos projeta edifício residencial a partir do conceito "quilômetro zero" em Curitiba - Imagem 2 de 6
Projeto blōma de SPBR Arquitetos em Curitiba. Imagem de divulgação

Os conceitos da construção sustentável e as questões ambientais são o pano de fundo em frente ao qual se desenrolam todas as nossas ações em arquitetura. Poderia dizer, vale para todos como condição atual, inescapável. Pensar sobre os conceitos da arquitetura sustentável na prática profissional dentro dos limites do contexto sociocultural em que atuamos, mais que um compromisso, é motivação da nossa prática. 


Artigo Relacionado

Materiais a 0 km e a ideia de preservar o meio ambiente e as culturas locais

O arquiteto destaca a importância do uso de recursos locais, afirmando que “é interessante notar que a construção moldada in loco está, em boa medida, por definição comprometida com a redução de deslocamento”. Além disso, grande parte do projeto é desenvolvido com a participação ativa da mão de obra local, valorizando assim a cultura construtiva e estabelecendo laços mais estreitos com a cidade.

SPBR Arquitetos projeta edifício residencial a partir do conceito "quilômetro zero" em Curitiba - Imagem 4 de 6
Projeto blōma de SPBR Arquitetos em Curitiba. Imagem de divulgação

“O projeto inclui uma alta qualificação de autonomia técnica e de formação de mão de obra para a execução de uma obra com estas características. No meu modo de ver, o mais valioso do valor local são as pessoas e uma cultura construtiva com traço local", comenta o arquiteto.

Queríamos desenhar um edifício que pudesse ser completamente executado pela mão de obra local. Associo este empenho, ao usar mão de obra local, à mesma percepção que me faz crer necessário associar os critérios de sustentabilidade à questão da desigualdade social.

"Quilômetro zero” é uma ideia mais próxima de um parâmetro, quantificável, do que um conceito, abstrato. É fundamental que seja mensurável, de outro modo não poderia ser normatizado. Reduzir a zero a emissão de carbono pelo transporte de material seria a meta impossível, mas demonstra claramente que a medida objetiva é a massa de carbono liberado à atmosfera, o que se quer evitar.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "SPBR Arquitetos projeta edifício residencial a partir do conceito "quilômetro zero" em Curitiba" 19 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005242/spbr-arquitetos-projeta-edificio-residencial-a-partir-do-conceito-quilometro-zero-em-curitiba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.