Porque os holandeses respeitam seus ciclistas? A resposta evidente é por sua cultura, mas por que eles têm essa cultura tão civilizada, diferente de outras sociedades?
Uma das razões é porque a sociedade holandesa encarrega-se de educar, desde muito cedo, as crianças a respeito desse tema. Para eles não é só uma questão de ir ao parque com seus pais ou sair para pedalar pela vizinhança. Exige-se das crianças holandesas que aprendam e sigam as regras da via, já aos 12 anos espera-se que sejam capazes de andar de bicicleta por conta própria para a escola, às vezes, por muitos quilômetros.
O programa baseia-se em criar dinâmicas de respeito e tolerância entre automóveis e bicicletas. Os condutores do futuro tem pleno conhecimento de como se sentem os ciclistas, e assim são geradas as bases para uma relação estável e harmoniosa.
Esta ênfase na educação precoce das regras de trânsito não se limita em entregar aos ciclistas bons costumes e boa infraestrutura, também significa que todos na sociedade entendam o que é ser um ciclista. O que se traduz em todas as pessoas que conduzem automóveis já terem experenciado a bicicleta. E por fim, os condutores olham aos ciclistas e pensam: “Podia ser eu”.
Por: Natalia Barrientos Barría