i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Eucaliptus / Andre Eisenlohr

Casa Eucaliptus / Andre Eisenlohr

Casa Eucaliptus / Andre Eisenlohr
Casa Eucaliptus / Andre Eisenlohr, © Andre Eisenlohr
© Andre Eisenlohr

Localizada em um terreno em declíve acentuado, esta residência implanta-se paralelamente às cirvas de nível, dentro de uma área de reserva florestal em Campos do Jordão, São Paulo, e possui 50m2.

© Andre Eisenlohr

A vista para o vale está voltada para face sul e é totalmente aproveitada por grandes paineis de vidro que dão acesso ao deck. Na face norte a visão da rua fica protegida, com janelas baixas que permitem apenas a entradada luz solar para que o calor seja armazenado durante o dia de forma passiva, evitando o super aquecimento dos ambientes sem comprometer a privacidade do casal.

© Andre Eisenlohr

Com a proposta de uma construção sustentável e ecologicamente correta, o projeto incorpora materiais e técnicas construtivas que minimizam ao máximo o impacto ambiental da obra. Foram usadas estratégias projetuais pertinentes, como o aproveitamento de energia solar passiva nas aberturas,isolamento térmico entre as paredes (lã de rocha reciclada) e placas solares para o aquecimento da água (com sistema de gás integrado como apoio).

Planta baixa

Concebida para um casal, sua planta se organiza de forma simples, em apenas um pavimento, onde o banheiro divide o dormitório do casal da sala de estar, que está integrada com a cozinha.

Estrutura

Foram usadas tábuas de pínus de reflorestamento tratado em autoclave no revestimento externo e placas de OSB como revestimento interno, inclusive no banheiro (impermeabilizado com uma membrana acrílica “Elastflex” que aceita a aplicação de qualquer revestimento, no caso, pastilhas de vidro). Na estrutura, foram usados pilares de eucalipto tratado, vigas de jatobá e garapeira, além de assoalho e deck de muiracatiara, provenientes de áreas de manejo sustentável. A cobertura é composta por telhas Onduline, com excelentes qualidades térmicas para região.

© Andre Eisenlohr

Para o contraventamento estrutural foram utilizados cabos de aço 3/8″ verticamente (face sul e face norte) e horizontalmente (logo abaixo do vigamento do piso, dando ao mesmo tempo segurança e flexibilidade para esta estrutura simples e leve. Esta opção de usar cabos de aço foi feita pois a casa está dentro de um parque de aventuras, onde cabos são usados para atividades de arvorismo e sempre são substituídos, nos dando a oportunidade de reutiliza-los.

© Andre Eisenlohr

As vigas principais da cobertura usam o sistema conhecido como “viga vagão” para conseguir vencer o vão de aproximadamente 7m sem a necessidade de um pilar central, deixando o espaço livre e garantindo que as vigas não sofram deformações. O sistema permite inclusive uma regulagem sempre que necessário, já que o tensionamento é feito por cabos de aço 5/16” com esticadores nas extremidades.

© Andre Eisenlohr

A inclinação dos pilares, que promove a sensação de amplitude no espaço interno, é possível devido aos conectores metálicos que os ligam às sapatas, isolando assim os pilares da umidade proveniente do solo.

© Andre Eisenlohr

95% da sobra de material foi utilizada, permitindo a composição da parede da cozinha (pedaços de cedrinho restantes do madeiramento da cobertura), bancada da cozinha e armário (antiga placa indicativa da fazenda onde se localiza a casa e restos de deck), bancada do banheiro (estruturados com sobra de caibros dos montantes das paredes) e acabamentos de pínus (sobra do revestimento externo) para o reservatório de água quente e fechamento da hidromassagem.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Andre Eisenlohr
  • Ano: 2008
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Campos do Jordão, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Colaborador Arquiteto: Cyssa Martins

Informação Complementar:

  1. Consultoria de Engenharia Estrutural: João Carlos R. Neto
  2. Contratista: Luciano Silva dos Santos
  3. Cliente: Rancho Santo Antonio

Cita: Igor Fracalossi. "Casa Eucaliptus / Andre Eisenlohr" 26 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/24762/casa-eucaliptus-andre-eisenlohr>
Ler comentários

0 Comentários

···

Comentários estão fechados

Ler comentários