O estúdio Levitate projetou uma sutil passarela feita madeira de carvalho para o antigo Castelo Sandsfoot do século XVI, na Inglaterra, que se encontrava em estado de ruína. Os objetivos do projeto eram dois: conservar a pedra de arenito e permitir o acesso do público ao castelo, já que desde 1930 este se encontrava fechado para visitação. A nova passarela promove a apropriação do local.
Mais detalhes a segui.
O Castelo Sandsfoot foi construído por Henrique VIII entre 1539 e 1541 para servir, juntamente com o castelo de Portland, como proteção das águas e dos Caminhos de Portland contra ameaças estrangeiras. Localizado na borda de um penhasco, o castelo vem sofrendo com erosão marítima desde que fora construído. A maior parte de suas rochas de arenito foi furtada para a construção de edificações locais. O castelo foi fechado ao público em 1930, sendo designado como inseguro para visitação.
O projeto foi financiado pelo HLF e pelo Conselho de Weymouth & Portland, e consistiu no tratamento de conservação das pedras do castelo e na inserção de uma nova passarela, abrindo o castelo mais uma vez ao público. O trabalho foi concluído dentro do cronograma e do orçamento e teve suas portas abertas em meados de 2012, a tempo para as atividades que aconteceram na cidade como parte dos Jogos Olímpicos de Londres.
Abordando os problemas históricos da erosão e do roubo das pedras, o trabalho de conservação das rochas foi realizado com argamassa de cal e com pequenos reforços e apoios, visando conservar o castelo tal qual se encontra hoje em dia.
A nova passarela permite o acesso do público ao castelo e promove a apropriação do local. Ela foi projetada para ser um elemento leve, elegantemente apoiado nas ruínas, no nível do primeiro pavimento. A intervenção toca o tecido do castelo no menor número possível de lugares.
Ao inclinar-se para fora através de uma entrada que se volta ao mar, abre-se uma vista para o porto de Portland e para o castelo construído para protegê-lo. O guarda-corpo contínuo de madeira proporciona um lugar cômodo para os visitantes se apoiarem.
O aço galvanizado foi escolhido por ser um material resistente e econômico, tanto para a estrutura da passarela como para formar os elementos que impedem a entrada ao interior dos muros do castelo. Este material é complementado pelo assoalho e guarda-corpo de carvalho. A paleta simples complementa as muralhas ásperas do castelo de modo funcional, porém agradavelmente tátil.
O estúdio Levitate também desenvolveu os painéis de comunicação que contam as história do castelo.
Arquitetos: Levitate
Localização: Weymouth, Dorset, Inglaterra
Cliente: The Friends of Sandsfoot Castle e Weymouth & Portland Borough Council
Engenharia estrutural: Paul Carpenter AssociatesContratista:
Conservación Histórica de Sally Strachey (conservação do castelo) e Bridmet (passarela e guarda-corpo)
Valor: £165,000
Data de conclusão: Junio 2012
Prêmios: prá-selecionados para 2013 Galvanizers Awards e 2014 AJ Small projects Award