Cinema e Arquitetura: "O Grande Hotel Budapeste"

O majestoso e perfeitamente simétrico Grande Hotel Budapeste se eleva por sobre seu entorno montanhoso com um forte caráter vintage, marcando o tradicional estilo de Wes Anderson, seu diretor. O filme, estreado recentemente nos Estados Unidos, se desenvolve no ano de 1930, na cidade fictícia de Zubrowka, um lugar que Anderson chama "nossa própria versão inventada da Europa do Leste" e se centra na história de um dos concierges do hotel, no contexto social do período entre guerras.

Uma grande maquete de 1,5 metros de altura permitiu a realização de muitas das cenas do filme , dando a possibilidade de seu diretor em fazer tomadas mais amplas do edifício e da pitoresca paisagem que o rodeia. A maquete esteve sob responsabilidade do designer de produção Adam Stockhausen, recentemente indicado ao prêmio Oscar 2014.

Mais detalhes e o trailer do filme, na continuação.

© Fox Searchlight Pictures

A Maquete

"Sempre gostei das miniaturas" comenta Anderson. Ele sente que o público tende a reconhecer os efeitos realizados por computador, por isso prefere o uso de maquetes. "A marca da artificialidade que gosto de usar é uma que está fora de moda", agregou.

© Fox Searchlight Pictures

Para ter uma ideia do tipo de hotel que buscavam, o designer de produção desenvolveu uma pesquisa exaustiva com o Anderson. Esta incluiu a recopilação de imagens da época e dos principais lugares de férias na Europa. Também analisaram arquivos dos hotéis e estudaram a arquitetura de seus edifícios, como o Grandhotel Pupp em Karlovy Vary, República Checa.

© Fox Searchlight Pictures

Os realizadores trabalharam com sua equipe para construir diferentes miniaturas relacionadas ao hotel, que foram construídas no estúdio Babelsberg, em Potsdam, enquanto o filme estava sendo rodado em Görlitz, Alemanha. Entre elas, o edifício de hotel e sua imponente colina rochosa, modelo de 1,5 metros de altura e quase um metro de profundidade.

Construcción de la Maqueta. Image © Fox Searchlight Pictures

FICHA TÉCNICA

Diretor: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson, Hugo Guinness
Produção: Wes Anderson, Jeremy Dawson, Steven M. Rales, Scott Rudin
Ano: 2014
Duração: 100 min.
País: Reino Unido, Alemanha
Música: Alexandre Desplat

Planimetrias do Hotel

SINOPSE

O Grande Hotel Budapeste conta a história de Gustave H., o concierge de um lendário hotel na Europa e sua amizade com uma jovem funcionária que se converte em sua protegida de confiança. A história fala do roubo e a recuperação de uma importante e valiosa pintura renascentista, a batalha pela enorme fortuna de uma família e os levantamentos lentos e repentinos que transformaram a Europa durante a primeira metade do século XX. Tudo marcado  por uma vistoza e um pouco exagerada estética em referente aos anos 30, entre as duas guerras mundiais.

Referências: Arqfilmfest,The New York Times

* Mais informações no seguinte link.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Cinema e Arquitetura: "O Grande Hotel Budapeste"" [Cine y Arquitectura: "The Grand Budapest Hotel"] 21 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-184958/cinema-e-arquitetura-the-grand-budapest-hotel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.