Localizada na interseção do eixo de pedestre da Festival Street, no coração de Magok, em Seul, a proposta vencedora da competição para a Praça Central de Magok, do escritório Wooridongin Architects, se entrelaça com o ambiente urbano circundante. A praça é um importante ponto nodal onde se cruzam as linhas 5 e 9 do metrô e o trem Incheon Airport. Sua localização próxima à vegetação e ecossistemas do Rio Han fazem dela um espaço aberto contínuo. Mais imagens e a descrição dos arquitetos a seguir.
Foi proposta uma ponte de pedestres numa tentativa de estender a as conexões entre as áreas norte e sul. Ao instalar a ponte, buscava-se não apenas ligar dois pontos (o Parque Jungang e a área verde), mas caracterizar um marco na paisagem urbana próximo à Festival Street. O caminho de pedestres da área oeste - de comércio e negócios - se conecta com a Festival Street, configurando uma ligação da área verde para a praça rebaixada.
A pele exterior da Ponte de Pedestres é composta por painéis fotovoltaicos, vidro, painéis com vegetação e LEDs. A energia coletada pelos painéis solares é usada pela iluminação de LEDs, que por sua vez é controlada pelo movimento dos transeuntes na ponte. Sensores de movimento e captadores instalados no trajeto até o metrô e na praça transformam a energia cinética dos pedestres em eletricidade, que pode ser armazenada e utilizada quando convir.
Estes sistemas interativos promovem a comunicação entre as pessoas e dão mais vitalidade para a praça. A porção rebaixada da mesma apresenta uma grande variedade de instalações que abrigam diversas atividade. Os terraços e a circulação vertical que leva ao térreo acrescentam mais camadas ao espaço, proporcionando maior complexidade visual. Instalações comerciais, que requerem maior acessibilidade, se localizam no terraço (térreo); a conexão do metrô e do terminal de trens se situa no segundo subsolo. O conjunto configura, portanto, um shopping center subterrâneo com uma praça de exposições.
Uma abertura leva luz natural ao subsolo, proporcionando também ventilação passiva. Alguns elementos, como as instalações para a coleta de águas pluviais, de energia solar e geotérmica, tornam o projeto menos agressivo ao meio ambiente. Assim, espera-se ver a praça rebaixada de Magok servindo a diversas atividades urbanas, como um organismo vivo entrelaçado com seu ambiente urbano.
Arquitetos
Localização
Magok-dong Kangseo-gu,Seul, Coréia do SulArquiteto responsável
YoonKyung Rho & Sangbeom HanEquipe
Jeayong Choi, Seok-kyung Hong, Hyojung Yoon, Hannah Jeong, Aeree RhoEstrutura
RC + SRCCliente
SH CorporationPrograma principal
Praça subterrânea, equipamentos comerciais, exposiçãoRevestimentps (Exterior/Interior)
Concreto aparente, Granito, Painéis de alumínioÁrea total
20.865,1㎡Área do Terreno
12.797㎡Vagas de estacionamento
228Status
Proposta vencedora da competiçãoAno do projeto
2012Fotografias
Cortesia de Wooridongin Architects