Estádio Olímpico de Londres 2012 / Populous

Estádio Olímpico de Londres 2012 / Populous

© Morley von Sternberg

Londres será a primeira cidade a acolher os Jogos Olímpicos pela terceira vez, e o comitê organizador tem a intenção de mostrar novamente a capacidade que a cidade possui para organizar grandes eventos, de maneira eficiente e espetacular. Também há levado em conta o legado que será deixado na cidade a partir das olimpíadas, desafiando o conceito de permanência de cada edifício desenhado.

© Morley von Sternberg

Para alcançar um equilíbrio entre as necessidades imediatas do estádio e sua permanência em longo prazo, Populous teve a oportunidade que entrega a temporalidade do edifício. Foram desenvolvidas formas simples e legíveis, minimizando seu peso físico, tempo de fabricação e a energia gasta em cada componente, unidos por conexões desmontáveis.

Isto não somente permite a superposição de usos – esportivos e para os espetáculos de abertura e fechamento -, mas também promove as possibilidades de transformação, para que depois dos jogos sua capacidade passe de 80.000 a 25.000 assentos.

© Morley von Sternberg

O Estádio Olímpico de Londres está situado numa ilha com forma de diamante entre os dois existentes cursos de água, locados dentro da secção sul do novo Parque Olímpico. O desenho faz um uso completo da situação de ilha do terreno, proporcionando um completo circuito baseado numa esplanada que rodeia o estádio, conectada por pontes com o parque principal.

© Morley von Sternberg
© Morley von Sternberg

Esta esplanada funciona como um espaço público de serviços e restaurantes, distribuído ao longo da fronteira natural com a orla da água. Durante as três horas de um evento de atletismo, os espectadores possuem a liberdade de se mover de seu assento até lá para olhar outras atividades e competições adjacentes.

© Morley von Sternberg

Os critérios de sustentabilidade se concentram em reduzir, reutilizar e reciclar, através de um desenho flexível e eficaz. A estrutura do estádio é leve e elegante, expressando com claridade a articulação baseada em diagonais de aço tubular.

© Morley von Sternberg

Apoiada nesta estrutura está a fachada. A cor preta dela e os assentos brancos proporcionam um entorno neutro para as cores que se alternam dos espectadores. A pista de atletismo também é ressaltada numa cor chamativa, que reflete a vitalidade de Londres no ano de 2012.

Planta
© Morley von Sternberg

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Populous
  • Ano: 2011
  • Área construída: 20000 m²
  • Endereço: Queen Elizabeth Olympic Park, Lower Ley Valley Londres Inglaterra
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Concreto
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Queen Elizabeth Olympic Park, Lower Ley Valley, Londres, Inglaterra
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Populous
  2. Fotografias: Morley von Sternberg, ODA
  1. Cliente: The Olympic Delivery Authority
  2. Capacidade: 80.000 pessoas

Sobre este escritório
Cita: Vitor Delaqua. "Estádio Olímpico de Londres 2012 / Populous" 26 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-56068/estadio-olimpico-de-londres-2012-populous> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.