Prêmio Pritzker 2014: Novas fotos da Catedral de Papelão de Shigeru Ban na Nova Zelândia

A Catedral de Papelão de Shigeru Ban está oficialmente aberta ao público apenas dois anos após o terremoto de 6.3 pontos de magnitude atingir a cidade de Christchurch na Nova Zelândia. Com vida útil prevista em 50 anos, a catedral temporária servirá como substituta à icônica catedral Anglicana construída em 1864 - um dos edifícios mais valorizados de Christchurch - até que uma estrutura permanente seja construída.

© Bridgit Anderson
© Bridgit Anderson

A obra de papelão, construída como uma simples estrutura em forma de "A" com 98 tubos de mesmo tamanho e 8 containers de aço, promete ser uma das construções mais seguras contra terremotos de Christchurch. Além de garantir integridade estrutural ao edifício, cada tubo de papelão é recoberto por poliuretano à prova d'água e retardantes contra incêndio. Externamente os tubos são protegidos por uma cobertura translúcida de policarbonato.

Shigeru Ban, que vem trabalhando com tubos reciclados como material construtivo desde 1986, declarou que "a força do edifício não tem nada a ver com a força do material." E acrescentou: "mesmo edifícios de concreto podem ser facilmente destruídos por terremotos, mas edifícios de papel não."

© Bridgit Anderson

No dia 11 de agosto aconteceu a primeira missa de domingo na Catedral, que proporciona uma bela área iluminada para 700 fieis. Ao chegarem, os visitantes são recebidos por um vitral colorido gravado com imagens da fachada da catedral original.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Prêmio Pritzker 2014: Novas fotos da Catedral de Papelão de Shigeru Ban na Nova Zelândia" [Newly Released Photos of Shigeru Ban's Cardboard Cathedral in New Zealand] 25 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-144107/premio-pritzker-2014-novas-fotos-da-catedral-de-papelao-de-shigeru-ban-na-nova-zelandia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.