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Fernando Guerra | FG+SG

Fernando Guerra foi pioneiro na forma de fotografar e comunicar a arquitectura. Há quinze anos abriu o estúdio FG+SG em colaboração com seu irmão e juntos são responsáveis por grande parte da difusão da arquitectura contemporânea portuguesa, nos últimos quinze anos.

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Campo de Ourique 70 / Fragmentos de Arquitectura

09:00 - 12 Junho, 2018
Campo de Ourique 70 / Fragmentos de Arquitectura, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 17

Casa Plana / Studio MK27 + Marcio Kogan + Lair Reis

05:00 - 7 Junho, 2018
Casa Plana / Studio MK27 + Marcio Kogan + Lair Reis, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 57

  • Arquitetos

  • Localização

    Porto Feliz, Brasil
  • Autor

    Marcio Kogan
  • Co-Autora

    Lair Reis
  • Equipe De Projeto

    Carlos Costa, Carolina Castroviejo, Laura Guedes, Mariana Simas, Oswaldo Pessano, Pedro Ribeiro, Raquel Reznicek, Renato Périgo, Ricardo Ariza Miyabara, Suzana Glogowski, Tamara Lichtenstein, Thauan Miquelin
  • Área

    1000.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

Pump Nações Gym / NOZ Arquitectura

09:00 - 25 Maio, 2018
Pump Nações Gym / NOZ Arquitectura, © Fernando Guerra |  FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra |  FG+SG © Fernando Guerra |  FG+SG © Fernando Guerra |  FG+SG © Fernando Guerra |  FG+SG + 12

Guia de expografia: o que levar em conta ao montar uma exposição

12:00 - 23 Maio, 2018
Guia de expografia: o que levar em conta ao montar uma exposição, Cavaletes de Vidro. Image © FLAGRANTE
Cavaletes de Vidro. Image © FLAGRANTE

Você já se questionou como é pensado o projeto de uma exposição? Ou como ele articula-se na montagem do conteúdo exposto?

Historicamente, o que hoje conhecemos como Museu iniciou-se como um lugar para a reunião de peças e objetos organizados por tipologia, como nos é revelado ao observamos imagens dos chamados gabinetes de curiosidades ou quarto das maravilhas, onde se organizava uma multiplicidade de objetos e espécies raras (animal, vegetal e mineral) trazidas das grandes explorações ocorridas no século XVI e XVII.

Séculos mais tarde, tais coleções começaram a ganhar força e antigos palácios transformaram suas circulações em extensas e contínuas galerias, onde apenas seus hóspedes e moradores tinham acesso. Posteriormente, no século XIX, o surgimento de pavilhões dedicados essencialmente à exposição de artefatos trouxe proximidade à ideia mais próxima do que hoje são os museus. Costumamos publicar diversos projetos de museus. Mas além da arquitetura destes, você já observou como a expografia atua de modo importante? Listamos a seguir alguns dos conceitos-chave dos projetos expográficos.

12 Exemplos de como incorporar uma piscina no interior de uma casa

10:00 - 21 Maio, 2018
12 Exemplos de como incorporar uma piscina no interior de uma casa, © Mariela Apollonio
© Mariela Apollonio

© Benjamin Benschneider © Pieters Kers & Patrick Voigt © Nathan Rader © Fernando Guerra – FG+SG + 13

Esta semana, apresentamos uma seleção de fotografias de casas com piscinas em seus interiores. São 12 projetos que apresentam diferentes ideias e soluções de como incorporar a água no espaço cotidiano de uma residência, resolvendo os problemas de carga, umidade e infiltrações. Veja, a seguir, imagens feitas por fotógrafos como Mariela Apollonio, Kent Soh e Marcello Mariana.

micasa vol.C / Studio MK27

05:00 - 18 Maio, 2018
Cortesia de Studio MK27
Cortesia de Studio MK27

Cortesia de Studio MK27 Cortesia de Studio MK27 Cortesia de Studio MK27 Cortesia de Studio MK27 + 56

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Autor

    Marcio Kogan
  • Co-Autor

    Marcio Tanaka
  • Equipe de Projeto

    Carlos Costa, Diana Radomysler, Laura Guedes, Mariana Ruzante, Mariana Simas, Oswaldo Pessano, Raquel Reznicek, Renata Furlanetto, Samanta Cafardo, Tamara Lichtenstein
  • Área

    230.0 m2
  • Ano do projeto

    2018

Dpot / Isay Weinfeld

05:00 - 17 Maio, 2018
Dpot / Isay Weinfeld, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 479 - Jardim América, São Paulo - SP, Brasil
  • Coordenadora

    Elena Faria Scarabotolo
  • Equipe

    Cristiano Kato, Elisa Canjani, Katherina Ortner, Sara Leitão, Sebastian Murr, Sophia Lin
  • Área

    770.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

Bauman Corporate / Studio Arthur Casas

05:00 - 14 Maio, 2018
Bauman Corporate / Studio Arthur Casas, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Alameda Jaú, São Paulo - SP, Brasil
  • Arquiteto Responsável

    Arthur de Mattos Casas
  • Gerentes de projeto

    Gabriel Ranieri, Regiane Khristian, Beto Cabariti
  • Coordenadora

    Ana Beatriz
  • Área

    9444.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

A arquitetura religiosa ainda é relevante nos dias de hoje?

10:00 - 11 Maio, 2018
A arquitetura religiosa ainda é relevante nos dias de hoje?, Salisbury Cathedral. Imagem© <a href='https://www.flickr.com/photos/cathedraljack/37235357646'>Flickr user JackPeasePhotography</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/'>CC BY 2.0</a>
Salisbury Cathedral. Imagem© Flickr user JackPeasePhotography licensed under CC BY 2.0

Algumas das mais importantes obras de arquitetura ao longo da história da humanidade se devem à religiosidade e espiritualidade do ser humano. Ao longo das últimas décadas, um crescente número de pessoas têm se importado cada vez menos com as práticas religiosas no sentido mais tradicional, isso não significa que a maioria delas seja completamente cética, mas o fato é que muitos destes monumentos arquitetônicos têm lentamente começado a perder parte de seu significado. Aquilo que Louis Kahn chamou de “imensurável” e Le Corbusier se referia como “inefável” estaria deixando de ser relevante para as pessoas?

A proposta do Vaticano para a Bienal de Veneza de 2018 - primeira participação do país no mais importante evento de arquitetura do mundo - é apresentada como “uma espécie de peregrinação não apenas religiosa, mas também cética”. Com isso, está cada vez mais evidente que o papel dos espaços “religiosos” está se transformando pouco à pouco, de espaços iconográficos para ambientes mais ambíguos que procuram refletir a "espiritualidade" de uma maneira mais ampla.

E o que isso significa? Ainda há espaço para a espiritualidade na arquitetura? É possível criar espaços religiosos abertos para pessoas de diferentes crenças e até mesmo para aquelas mais céticas? E o que faz com que um espaço seja dotado de "espiritualidade"?

Casa RPFV / NoArq

09:00 - 10 Maio, 2018
Casa RPFV / NoArq, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 56

  • Arquitetos

  • Localização

    Santo Tirso, Portugal
  • Arquiteto Responsável

    José Carlos Nunes de Oliveira
  • Área

    643.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

Carnaxide 8 / Humberto Conde Arquitectos

09:00 - 7 Maio, 2018
Carnaxide 8 / Humberto Conde Arquitectos, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 23

Museu Damião de Góis e as Vitimas da Inquisição / spaceworkers

09:00 - 2 Maio, 2018
Museu Damião de Góis e as Vitimas da Inquisição / spaceworkers, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 64

  • Arquitetos

  • Localização

    Alenquer, 2580, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis

    Henrique Marques, Rui Dinis
  • Equipe

    João Ortigão, Marco Santos, Tiago Maciel
  • Área

    175.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

15 Pontes para pedestres e seus detalhes construtivos

10:00 - 24 Abril, 2018
Cortesía de RO&AD Architecten
Cortesía de RO&AD Architecten

Cortesía de DVVD Engineers Architects Designers Cortesía de Mark Thomas Architects Cortesía de VAUMM Cortesía de cepezed + 32

É cada vez mais importante e coerente a criação de estruturas urbanas voltadas aos pedestres - arquiteturas que ajudam a melhorar a qualidade de vida nas cidades, conectando espaços e encurtando distâncias. Seu uso favorece não apenas os próprios pedestres, mas também milhares de ciclistas urbanos que optaram pelas duas rodas por questões de saúde e tempo. A seguir, compilamos imagens e detalhes construtivos de 15 pontes e passarelas peatonais, de diferentes materiais, formas e sistemas estruturais. 

Casa Carrara / Mário Martins Atelier

09:00 - 23 Abril, 2018
Casa Carrara / Mário Martins Atelier, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 27

Restaurante 560 / João Tiago Aguiar Arquitectos

09:00 - 19 Abril, 2018
Restaurante 560 / João Tiago Aguiar Arquitectos, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG
  • Arquitetos

    joão tiago aguiar - acarquitectos
  • Localização

    Lisboa, Portugal
  • Arquiteto Principal

    João Tiago Aguiar
  • Equipe de Projeto

    Renata Vieira, Ana Caracol
  • Engenharias

    espaço energia
  • Ano do projeto

    2006
  • Fotografias

Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa (Parte 2)

12:00 - 12 Abril, 2018
Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa (Parte 2), Os universalistas: viagem dos professores da Escola de Belas Artes do Porto à Grécia, 1976. Da esquerda para a direita: Alexandre Alves Costa, Sérgio Fernandez, José Grade, Alcino Soutinho, Fernando Távora e Álvaro Siza. Image © Arquivo de Sérgio Fernandes
Os universalistas: viagem dos professores da Escola de Belas Artes do Porto à Grécia, 1976. Da esquerda para a direita: Alexandre Alves Costa, Sérgio Fernandez, José Grade, Alcino Soutinho, Fernando Távora e Álvaro Siza. Image © Arquivo de Sérgio Fernandes

Um ponto de vista

Este texto foi escrito para a edição francesa do catálogo da exposição Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa, evento que a Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris organizou nessa cidade, no âmbito do seu 50º aniversário, em co-produção com a Cité de l’architecture et du patrimoine. O evento é agora apresentado, em 2018, em Portugal, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.

Para facilitar a leitura, dividimos o texto em duas partes. A primeira parte foi publicada ontem.

Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa (Parte 1)

12:00 - 11 Abril, 2018
Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa (Parte 1), Os universalistas: viagem dos professores da Escola de Belas Artes do Porto à Grécia, 1976. Da esquerda para a direita: Alexandre Alves Costa, Sérgio Fernandez, José Grade, Alcino Soutinho, Fernando Távora e Álvaro Siza. Image © Arquivo de Sérgio Fernandes
Os universalistas: viagem dos professores da Escola de Belas Artes do Porto à Grécia, 1976. Da esquerda para a direita: Alexandre Alves Costa, Sérgio Fernandez, José Grade, Alcino Soutinho, Fernando Távora e Álvaro Siza. Image © Arquivo de Sérgio Fernandes

O universal é o local sem paredes
Miguel Torga - Poeta, dramaturgo e ensaísta português (1907-1995)

Um ponto de vista

Este texto foi escrito para a edição francesa do catálogo da exposição Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa, evento que a Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris organizou nessa cidade, no âmbito do seu 50º aniversário, em co-produção com a Cité de l’architecture et du patrimoine. O evento é agora apresentado, em 2018, em Portugal, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.

Capela de Santo Ovídio, de Álvaro Siza, pelas lentes de Fernando Guerra

12:01 - 10 Abril, 2018
Capela de Santo Ovídio, de Álvaro Siza, pelas lentes de Fernando Guerra, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Um volume puro, alvo, levemente iluminado, em meio a um jardim. Trata-se de uma capela privada na Quinta de Santo Ovídio, em Lousada, construída entre os anos de 1989 e 2001, projetada por Álvaro Siza Vieira. A proposta parte de um percurso, em que se avista o volume branco prismático desde longe, passa-se por baixo do volume em balanço e chega-se, através de alguns degraus, à praça de entrada, em que todos os planos são construídos em pedra. Siza diferencia a fachada principal, em pedra, das outras três, em concreto pintado em branco, conferindo-lhe importância e uma poética construção de planos.