Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Le Corbusier

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE ESCRITÓRIO

Clássicos da Arquitetura: Edifício da Associação de Proprietários de Moinhos / Le Corbusier

© Nicholas Iyadurai © panovscott © Motaleb Architekten © Nicholas Iyadurai + 22

Le Corbusier foi contratado pelo presidente da Associação de Proprietários de Moinhos para projetar a sede da organização em Ahmedabad, uma cidade historicamente ativa no comércio têxtil da Índia. O edifício é um manifesto físico que representa a proposta de Le Corbusier para uma arquitetura indiana moderna. Construído em 1954, é a primeira das quatro comissões concluídas em Ahmedabad.

Clássicos da Arquitetura: Maison du Bresil / Le Corbusier

© Samuel Ludwig
© Samuel Ludwig

Pensada como um microcosmo da vida e cultura brasileiras, Maison du Bresil é um exemplo significativo dos projetos residenciais de alta densidade de Le Corbusier. Inaugurada em 1959, é uma das vinte e três residências internacionais da Cité Internationale Universitaire de Paris, localizada no coração da capital francesa. Como "Casa do Brasil", o edifício funciona como residência para acadêmicos, estudantes, professores e artistas brasileiros, e como um centro para a cultura brasileira, fornecendo espaços de exposição e arquivos. Nomeadamente, o edifício tem proporcionado residência a famosos brasileiros, como o renomado jornalista Barroso Zózimo do Amaral.

© Samuel Ludwig © Samuel Ludwig © Samuel Ludwig © Samuel Ludwig + 8

Clássicos da Arquitetura: Projeto Urbano de Chandigarh / Le Corbusier

Em 15 de agosto de 1947, na véspera da independência da Índia do Reino Unido, veio uma diretiva que transformaria o subcontinente para as próximas seis décadas. A fim de salvaguardar a população muçulmana do país da maioria hindu, os líderes coloniais de partida deixaram de lado as porções noroeste e leste do território para seu uso. Muitos dos cerca de 100 milhões de muçulmanos espalhados por toda a Índia receberam pouco mais de 73 dias para se mudarem para esses territórios, as nações modernas do Paquistão e Bangladesh. À medida que as fronteiras dos novos países eram desenhadas por Sir Cyril Radcliffe (um inglês cuja ignorância da história e da cultura indianas era percebida pelo governo colonial como uma garantia de sua imparcialidade), o estado de Punjab foi dividido entre a Índia e o Paquistão, sendo que o último acabou ficando om a capital Lahore. [1] Foi na esteira dessa perda que o Punjab precisaria de uma nova capital do Estado: uma que não só servisse às exigências logísticas do estado, mas fizesse uma declaração inequívoca para o mundo inteiro de que uma nova Índia -modernizada, próspera e independente-tinha chegado.

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 59

Clássicos da Arquitetura: Igreja em Firminy / Le Corbusier

© Richard Weil © Richard Weil © Richard Weil © Richard Weil + 34

Firminy, França
  • Arquitetos: Le Corbusier
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 1963

Clássicos da Arquitetura: Proposta para um Hospital em Veneza / Le Corbusier

Le Corbusier deixou uma marca indelével na arquitetura modernista quando declarou que "une maison est une máquina-à-habiter" ("a casa é uma máquina para viver"). Sua crença de que a arquitetura deveria ser tão eficiente quanto uma máquina resultou em propostas como o Plano Voisin, que transformava os boulevares de Paris em uma série de arranha-céus cruciformes saindo de uma grade de rodovias e parques abertos. [1] Nem todos os conceitos de Le Corbusier, no entanto, foram voltados para transformações urbanas tão radicais. Sua proposta de 1965 para um hospital em Veneza, Itália, foi notável em sua tentativa de buscar harmonia estética com o seu entorno único: uma tentativa de não erradicar a história, mas traduzi-la.

Model. Image © Fondation Le Corbusier (FLC/ADAGP) Plan Plan Situation Plan + 7

Clássicos da Arquitetura: Ville Radieuse / Le Corbusier

via land8.com
via land8.com

Ville Radieuse (Cidade Radiante) foi um plano urbano não construído de Le Corbusier, apresentado pela primeira vez em 1924 e publicado no livro homônimo em 1933. Projetado para conter meios eficientes de transporte, bem como uma abundância de espaços verdes e luz solar, a cidade do futuro de Le Corbusier não só almejava oferecer uma vida melhor aos residentes, mas contribuir para criar uma sociedade melhor. Embora radical, rigorosa e quase totalitária na sua ordem, simetria e padronização, os princípios propostos por Le Corbusier tiveram extensa influência sobre o planejamento urbano moderno, levando ao desenvolvimento de novas tipologias de habitação de alta densidade.

via land8.com via land8.com © FLC/Adagp, Paris, 2007 via land8.com + 14

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão Suíço / Le Corbusier

Em 1930, Le Corbusier foi encarregado de projetar um alojamento para os estudantes suíços na Cité Internationale Universitaire de Paris, que tradicionalmente eram alojados em estúdios de má qualidade na região do Quartier Latin. O pavilhão suíço deveria fornecer 50 leitos, cozinhas e sanitários comuns em cada andar, escritórios e habitação para o diretor, e uma área comum para servir como sala de jantar ou hall.
No início, o arquiteto e Pierre Jeanneret, seu parceiro na época, recusaram-se a assumir o projeto devido a tensões com a Suíça após a manipulação da proposta dos arquitetos para a concurso da Liga das Nações. Por fim, no entanto, acabaram por aceitar o projeto e trabalhar com um orçamento muito limitado, e o projeto tornou-se o somatório dos princípios modernos de Le Corbusier, forçando-o a concentrar-se na habitação antes de tudo.

© Samuel Ludwig © Samuel Ludwig © Samuel Ludwig © Samuel Ludwig + 10

Clássicos da Arquitetura: Unite d' Habitation / Le Corbusier

© Flickr User: Vincent Desjardins © Flickr user : Guzman Lozano © Flickr User: Vincent Desjardins © Flickr User: dom dada + 28

Marselha, França
  • Arquitetos: Le Corbusier
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 1952

Clássicos da Arquitetura: Palácio da Assembléia / Le Corbusier

© Nicholas Iyadurai © Nicholas Iyadurai © Nicholas Iyadurai © Nicholas Iyadurai + 12

O concreto aparente conforma a materialidade do edifício, que ergue-se monumental no entorno aberto e vasto de Chandigarh. A estrutura reticulada ortogonal e homogênea marcam as laterais da obra: brises horizontais e verticais dispostos diagonalmente. Na coberta, cúpulas e volumes de desenhos inusitados geram a forma do edifício, que não é senão uma base para o jogo de objetos sobre ela.

Clássicos da Arquitetura: Secretariado de Chandigarh / Le Corbusier

Clássicos da Arquitetura: Casa Curutchet / Le Corbusier

Clássicos da Arquitetura: Capela de Ronchamp / Le Corbusier

Clássicos da Arquitetura: Villa Roche / Le Corbusier

© Steve Cadman © Flickr user: soft machine © Jaques © Rory Hyde + 16

  • Arquitetos: Le Corbusier
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 1925