Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Joaquim Guedes

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE ESCRITÓRIO

Clássicos da Arquitetura: Caraíba / Joaquim Guedes

© Acervo Joaquim Guedes © Acervo Joaquim Guedes © Acervo Joaquim Guedes © Acervo Joaquim Guedes + 43

Por Rogério Quintanilha

A cidade está organizada a partir de um sistema de seis pequenas praças setoriais localizadas junto a pré-escolas ou parques infantis, e seis praças centrais distribuídas em uma malha ortogonal que define quadras retangulares de duzentos e setenta e seis metros por sessenta metros.

Clássicos da Arquitetura: Fórum de Itapira / Joaquim Guedes

Os dois volumes paralelos distam seis metros entre si. Estão separados por um jardim central descoberto e unidos em uma de suas extremidades por uma escada fechada. Suas paredes externas são feitas de tijolo maciço e apenas pintadas de branco. Os elementos estruturais e algumas superfícies diferenciadas deixam à vista o concreto armado e as marcas de suas fôrmas.

Clássicos da Arquitetura: Residência Cunha Lima / Joaquim Guedes

© Acervo Joaquim Guedes. Fotografia: José Moscardi © Acervo Joaquim Guedes. Fotografia: José Moscardi © Acervo Joaquim Guedes. Fotografia: José Moscardi © Acervo Joaquim Guedes. Fotografia: José Moscardi + 35

Quatro pilares quadrados definem a estrutura do edifício em concreto armado aparente. Seus lados medem trinta centímetros. Estão dispostos de tal modo que formam com suas faces externas um retângulo cujos lados medem quatro metros, e quatro metros e dez centímetros. Este é o centro do edifício. A partir dele, quatro vigas ortogonais apoiadas em cada par de pilares, cuja largura e altura livre também medem trinta centímetros, avançam aos quatro lados, ampliando o perímetro do edifício. Sob estas regras se desenvolvem as três lajes que definem os quatro pavimentos do edifício.

Clássicos da Arquitetura: Igreja da Vila Madalena / Joaquim Guedes

© Babi Carvalho © Babi Carvalho Altar atual. Image © Babi Carvalho © Babi Carvalho + 28

 Por Ruth Verde Zein

A Igreja da Vila Madalena organiza-se desde um espaço interno praticamente livre de quarenta por vinte metros, com acesso pela porção média da dimensão maior, disposta faceando a rua, mas bem recuada desta. Cria-se assim um amplo adro que aproveita a porção mais plana do lote, organizado em patamares devido à inclinação da rua lindeira, isolando a construção na porção posterior do terreno; que, devido à sua grande declividade, vai obrigar a apoiar o volume da igreja sobre colunas, de maneira a apresentar o nível de acesso em continuidade à praça.

Clássicos da Arquitetura: Residência Waldo Perseu Pereira / Joaquim Guedes

© José Moscardi © José Moscardi © José Moscardi © José Moscardi + 35

Este é o último Clássico da Arquitetura de 2013. O ano termina, então, com uma obra de Joaquim Guedes: a Residência Waldo Perseu Pereira, sobre a qual não escreverei por dois motivos:

Clássicos da Arquitetura: Residência Fabrizio Beer / Joaquim Guedes

© Hugo Segawa, via Arquigrafia Cortesia de Grampo Design Cortesia de Grampo Design © Hugo Segawa, via Arquigrafia + 21

A materialidade do edifício é o tijolo. Ele prevalece sobre todos os outros materiais e configura em grande medida o caráter da casa. A estrutura é em concreto armado. Ele marca a retícula estrutural do edifício e sobressai em elementos de destaque: externamente, as marquises horizontais; e internamente, a escada principal.